Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Blogs

A auxiliar administrativo ou a auxiliar administrativa?

CONCORDÂNCIA NO FEMININO

Com relação à concordância do adjetivo no caso de Auxiliar administrativo ou Auxiliar administrativa, esclarecemos a seguir.
Trata-se da flexão do adjetivo que acompanha os substantivos comuns-de-dois ou comuns de dois gêneros. “Administrativo” é um adjetivo variável em gênero e número. Consequentemente, deve concordar com o substantivo feminino que se refere a uma mulher: a gerente administrativa, a auxiliar administrativa. Dizer *a gerente administrativo seria tão anômalo quanto *a juíza adjunto ou *a diretora-secretário.

Outros bons exemplos de cargos femininos:
a secretária executiva
a secretária adjunta
a presidente adjunta
a chefe auxiliar
a assessora especial
a consultora geral
a juíza substituta
a gerente financeira
a auxiliar técnica
a técnica administrativa
a diretora-secretária
a diretora-presidente
a ministra-chefe.
Enfim, se uma mulher ocupa o cargo de prefeito ou de técnico judiciário, por exemplo, ela se torna prefeita, ou técnica judiciária, e assim por diante.

(Este tema foi sugerido pelo internauta Lucas Silva)

Até a próxima!

Fonte: www.linguabrasil.com.br

Sobre a autora:

Maria Tereza de Queiroz Piacentini – Diretora do Instituto Euclides da Cunha e autora dos livros ‘Só Vírgula’, ‘Só Palavras Compostas’ e ‘Língua Brasil – Crase, pronomes & curiosidades’

Comentários

6 respostas para “A auxiliar administrativo ou a auxiliar administrativa?”

  1. Olá meninas,gostaria de saber se é correto se dirigir a presidente do brasil como A PRESIDENTA.Pois recentemete a nossa representante Dilma disse que gostaria de ser chamada desta forma.Entao qual é a forma correta:a presidente ou a presidenta?Obrigada, aguardo resposta.

  2. E tipo, quando for escrever só o cargo que esta pessoa feminina ocupa, sem o artigo feminino “a”.
    Devo escrever:
    Assistente Administrativo (referindo ao emprego de uma mulher, ou seja, essa palavra tanto faz pra homem quanto para mulher?)
    Ou
    Assistente Administrativa (referindo ao emprego de uma mulher).

  3. Oi Néia, mesmo com a ausência do artigo “a” a concordância de ‘assistente administrativo’ acontece levando em consideração a pessoa que tem este cargo. Sendo assim, se uma mulher tem este ofício, ela é uma ‘assistente administrativa’.
    Sugiro a leitura do texto do professor Cláudio Moreno sobre a questão do uso de feminino.
    Espero que seja útil.
    http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2012/05/12/o-feminino-nos-diplomas/

    Abraço.

Deixe uma resposta


+ dois = 3

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.