menu
publicidade
publicidade

Startup Digital

Um blog sobre startups, inovação e negócios. Crônicas, entrevistas e muita informação, sempre com bom humor

Ecossistemas de Inovação

Ecossistema

Ecossistemas de Inovação 

Alguns posts atrás comentei sobre a importância da conexão entre as pessoas para o surgimento das ideias e a consolidação da inovação. O encontro de visões de mundo diferentes, vivências e experiências distintas, conhecimentos múltiplos entre as pessoas, faz com que se percebam os problemas reais e as contradições do mundo, forças impulsionadoras das grandes ideias e das inovações em potencial.

Outro ponto importante dos ecossistemas, além dessa troca de experiências, é a formação dos times que poderão dar origem às startups e futuras empresas de sucesso no mercado. Ambientes favoráveis à inovação, sejam eles presenciais ou online, são alicerce importante para o encontro entre sócios, colaboradores e parceiros.

Esses ambientes que constituem o ecossistema de inovação podem ser formais ou mesmo informais, podendo ter um alcance de um grupo de whatsapp até uma política pública de um país inteiro, ir de um coworking até um parque tecnológico, pode ser formado por eventos, incubadoras de negócios, aceleradoras e universidades.

Alguns conceitos interessantes desses ambientes dos ecossistemas de inovação e startups:

Incubadoras (de Negócios, Empresas ou Projetos, inclusive sociais)

Uma incubadora é um projeto ou uma empresa que tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou ONG’s, apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas. Funciona bem aqui a metáfora da incubadora neonatal, que oferece um ambiente de maior proteção e acompanhamento para os bebês em seus primeiros anos. Na Incubadora, os projetos de startups e empresas recebem assessoria, consultoria, orientação, e eventualmente fomento e um espaço adequado para melhor desenvolvimento em seus primeiros passos, tendo um ponto de partida um pouco mais seguro, com uma bagagem empreendedora maior.

A maioria das incubadoras no Brasil são de base tecnológica e estão localizadas nas universidades. Dois exemplos próximos e importantes na região são o CIAEM – Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras na UFU em Uberlândia-MG, e a UNITECNE, incubadora de projetos e empresas da UNIUBE em Uberaba-MG.

Aceleradoras (de Startups)

Aceleradoras são muitas vezes consideradas um tipo moderno e avançado de incubadoras de empresas, com uma metodologia mais complexa e estruturada, e focada em startups já mais consolidadas, com alguma tração no mercado, ou seja, que já tenham se provado em relação aos seus segmentos de clientes e sua proposta de valor, inclusive com algum faturamento.

A aceleradora oferece apoio financeiro, consultoria, treinamento, networking com possíveis mentores, parceiros e investidores, e participação em eventos durante um período específico, que pode ser de três a doze meses. Em troca, as aceleradoras recebem participação acionária na empresa. O modelo de negócio das startups que participam de aceleradoras é baseado na geração de capital de risco, e apresentam grande potencial de escalabilidade.

Além do investimento e do treinamento, um dos principais valores para o empreendedor que é escolhido para participar de um programa de aceleração é a oportunidade de estar inserido num ambiente com outras startups, empresários e investidores, facilitando assim a criação de um networking, e eventualmente criando novas oportunidades e parcerias para a sua startup.

Hoje, temos mais de 25 aceleradoras espelhadas pelo Brasil.

Parque Tecnológico

Um parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, startups, laboratórios, instituições de ensino, incubadoras, aceleradoras, e centros de pesquisa que criam um ambiente favorável à inovação. À medida que passam a compartilhar do mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores, geram benefícios econômicos em comum e para a comunidade, amplificando os benefícios do ecossistema de inovação.

Em Uberlândia temos um projeto de Parque Tecnológico em desenvolvimento já há alguns anos, mas este se encontra sem previsão de sair do papel na prefeitura da cidade. O Parque Tecnológico mais próximo fica em Uberaba, com um projeto para promover a integração dos players atuantes na inovação da cidade.

Grupos e Associações

Em Uberlândia e Uberaba, temos alguns grupos e associações que promovem a inovação. Faço parte deles e venho acompanhando o crescimento do ecossistema com um sorriso no rosto, percebendo o crescimento desse movimento que atinge cada vez mais profissionais, formando e apoiando empreendedores e inovadores.

i9 Uberlândia – Associação das Empresas e Startups de Inovação e TI (Tecnologia da Informação) de Uberlândia. Tem como missão promover o ecossistema de inovação de Uberlândia e região, promovendo eventos, networking, treinamentos, negócios, missões de inovação, e oferecendo um espaço de coworking para startups.
https://www.facebook.com/I9Uberlandia/

Minas Startup – Grupo que reúne diversas Startups da região, promovendo encontros, eventos e networking.
https://www.facebook.com/MinasStartup/

Uberlândia Coworking e Muda Coworking – Escritórios compartilhados e colaborativos que estão sempre promovendo eventos, palestras e workshops bacanas com temas como inovação, negócios e design thinking.
https://www.facebook.com/uberlandia.co/
https://www.facebook.com/mudacoworking/

Zebu Valley – Grupo de Startups de Uberaba. Promovem eventos (Startup Weekend Uberaba, Startup Talks, TI Talks, dentre outros), mapeiam as startups, além de promover o ecossistema de inovação na cidade.
https://www.facebook.com/ZebuValley-1618272688411587/

Outros grupos e associações que ajudam a promover a inovação na região são a ACIUB (Uberlândia), ACIUB Jovem (Empreendedores de Uberlândia), Liga Empreendedora (Jovens Empreendedores e Inovadores de Uberlândia), SEDE (Projetos Sociais em Uberlândia), #Multiplicadora (Uberlândia), UTEC (Uberaba), Incubadora de Empresas de Patos de Minas-MG, Sun Valley (Araxá-MG) e Incubadora de Patrocínio-MG. Vale destacar também uma instituição fundamental na promoção e no fomento da inovação que é o SEBRAE, em especial o SEBRAE-MG (www.sebraemg.com.br), grande parceiro dos projetos de inovação e das Startups na região, promovendo eventos, treinamentos, workshops, fomentando as empresas e o ecossistema local.

Em ecossistemas de inovação, as ideias se encontram e as inovações afloram.

 

Comentários

One Response to “Ecossistemas de Inovação”

  1. Análise importante que amplia nossas considerações sobre a força do empreendedorismo. Creio que os argumentos comprovam que caminhos são muitos e merecem ser compartilhados. Muito obrigado Gabriel por manter antenado o papo sobre a importância das startups e de seus idealizadores. Bacana demais a entrevista com o professor Márcio Andrade, parabéns. Abraço.

Deixe uma resposta

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.