Rogerio Morgado

Notícia com humor

Boca Aberta Faz parte da nova geração de de grandes humoristas que fazem stand up comedy. Toda segunda-feira tratará com humor acido todas noticias da semana, ou não.

16/05/2011 9:08

Piadoca

Radialista

Se você não entende o que é piada e o que não é, melhor procurar aqui do lado a coluna da Sônia Sampaio que com certeza trará algo mais leve e bacana que está acontecendo em Las Vegas ou quem está aniversariando.

Pois bem, se você continuou é porque não é alguém que não compreende o que é piada. O humor só tem um limite, a graça. Uma vez entrevistei o Ronald Golias e ele disse isso: “não existe tipos de humor, existe o que faz rir e o que não faz, e o que não faz, não é humor.”. O que vi semana passada foi algo desanimador. Rafinha Bastos, um humorista, deu entrevista para a revista “Rolling Stone” na qual mostra não ter problemas em fazer piadas sobre aborto, estupro e deficiência de um modo geral. Ao colocar na matéria os trechos do seu show, algum grupo feminista diz que ele faz apologia ao crime, não, ele fez uma piada.

Marcelo Adnet, mais um humorista, fez um quadro na MTV com seus colegas que era apenas um trocadilho de “Casa dos Artistas” com “Casa dos Autistas”, foi acusado de achincalhar os deficientes. Não, ele fez piada.

Danilo Gentili, outro humorista fez uma piada sobre o movimento que tinha como objetivo impedir a construção da estação de metro no bairro de Higienópolis, em São Paulo, onde há grande concentração de judeus e foi acusado de ser anti semita. Não, ele fez uma piada. O fato é que ninguém mais pode fazer piada com mais nada que alguém se ofende. Gordos se ofendem, judeus se ofendem, gays se ofendem, daqui a pouco a galinha vai se ofender pela piada do pintinho que explodiu porque não tinha c…

Piada no dos outros é refresco

Para piorar, nossos amigos que se dizem “jornalistas” criam um sensacionalismo barato com piada. Manchetes do tipo: “Fulano cria polêmica”, “Beltrano fala mal”, até quando não vão entender que humorista faz piada, apenas piada? Não existe piada boazinha. Há anos o Chico Anysio usa o negro, o gay, o judeu como base para piadas ou para seus personagens. Agora que estamos com uma renovação de humoristas tudo se modifica, você tem que tomar cuidadinho para não ofender ninguém que se sente inferiorizado. Mais uma vez eu digo. São piadas. O público tem um direito, sim, de não rir. Nunca de censurar. Isso, pelo que me lembro, não acontece na música. Será que alguém já pensou que o Chico Buarque faz apologia a violência quando canta “Geni”? É uma música apenas ou o Chico quando termina o show sai com a mão cheia de pedras procurando a primeira Geni?

Piada é feita para rir não para discutir.

PUNCHLINE

*Não farei piada com medo de ser acusado de alguma coisa!

*Segunda que vem tudo volta ao normal, assim espero.

*Obrigado pela preferência!

*Pode mandar email – rogerio@rogeriomorgado.com.br

Colaborou nessa edição: a vontade de fazer piada sem ninguém confundir com agressão.

Comentários (51)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. vanessa disse:16/05/11 11:48

    Profundo…mas fazer o que ne? Existem pessoas que nao sabem diferenciar trabalho de ofença e sempre acaba nisso: **Fulano falou mal de Beltrano **,mas nao liga nao, a vida e assim mesmo,basta falar **ABC** para alguem entender : **DEFG**!!!!
    Continue com o seu trabalho pois voce vai longe e como diz a frase: ***Se alguem te apedrejar pelas costas nao ligue,isso e sinal de que voce esta na frente…***
    Bom trabalho e fica com DEUS !!!!!! Abracos…

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:16/05/11 15:14

      Obrigado!! Tamo ae!!

      Responder
  2. Leo Pellosi disse:16/05/11 15:30

    Muuuito bom!! Acho que muita gente ta precisando ler e compreender esse texto. Aoooo berlândia!

    Responder
  3. Liliana Martins disse:16/05/11 15:42

    Rogério,
    Me permita discordar radicalmente de você.o “fazer o fazer piada” não licencia o humorista a ser cruel,nefasto ou incentivar preconceito.Acredito que os humoristas não estão acima do bem e do mal e que o mesmo direito que apregoam ter de falar o que bem querem lhes traduz a responsabilidade de arcar com as consequencias disto.
    Acgo que Danilo Gentili foi extremamente infeliz e ele mesmo asssume isto quando não apenas pede desculpas como busca desesperadamente divulgar toda e qualquer linha que justifique sua infeliz atitude.A liberdade de expressão não pode e não deve ser confundida com desrespeito e impunidade.

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:17/05/11 1:03

      Me diga onde houve incentivo ao preconceito? O danilo disse: odeiem os judeu? Nao…citou um fato historico com uma realidade que essa sim eh preconceituosa de nao quererem metro em higienopolis…
      ele somente pediu desculpas pq vc ja deve imaginar!!
      enfim…ele nao desrespeitou…citou algo ki esta nos livros e tracou um paralelo pra fazer a piada…nao incentivou preconceito alguem…diferente das atitudes dos moradores desse bairro…

      Responder
  4. Maira disse:16/05/11 15:43

    Concordo com você piada é piada num tem essa… Odeio censura e sensacionalismo barato!

    Responder
  5. Patricia Cunha disse:16/05/11 15:44

    Parabéns Rogério, colocou em síntese, toda a frescura que vem me incomodando muito ultimamente. Piada é apenas… Piada.

    Responder
  6. Darlan Lima disse:16/05/11 15:45

    Tudo não passa de hipocrisia.
    Os humoristas podem falar mal de politico que todo mundo aplaude e morre de rir, mas quando ele faz uma piada que te leva a pensar vira sacrilegio, uma ofensa pessoal.
    Opior e que esses falsos moralistas fazem as mesmas piadas pros amiguinhos e tá tudo bem. tenha vergonha povo brasileiro, alias cresça !

    Responder
  7. Danilo disse:16/05/11 15:53

    Caro Rogério Morgado, Sr. que faz parte da nova geração de de grandes humoristas que fazem stand up comedy:

    Sua posição pareceu bem confusa… citou “tomar cuidadinho…” fala sério rapaz! a Galera tá querendo fazer piada com autista, estupro, o caralho a quatro! Quanto mais sem limite, acham que mais legal é…

    Imagine que vc tenha uma irmã autista e ela é estuprada… bem, deixa pra lá… Não desejo isso pra ninguém (Ser sua irmã, eu digo). Hehe brincadeira viu?

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:17/05/11 1:00

      Nao quero pensar no que acontece no mundo senao paro de fazer texto!

      Responder
      • Cristiana disse:19/05/11 12:46

        Então realmente acho melhor vc parar de fazer estes textos, pois vc perde grandes oportunidades de ficar calado.

        Responder
        • Rogerio Morgado disse:23/05/11 17:11

          baseada em que vc diz isso?

          Responder
        • FRANCY MIKAELLY disse:21/06/11 17:51

          Cristiana, se você não tem motivos para rir, ou não tem alguém que conte piadas perto de você, não fique tentando fazer todos se calarem a sua volta. Ninguém é obrigado a se calar ou mudar suas atitudes para agradar ninguém. Aprenda com a vida a ser feliz e a rir do que se tem de rir. E se o Rogério escreve e faz sucesso, não fique com inveja, ele simplismente usa o dom que Deus deu pra ele. Se você não concorda, exponha sim sua opinião, mas sem prejudicar a vida ou o trabalho dos que estão a sua volta. Tenha uma ótima tarde.

          Responder
  8. Nádia Belo disse:16/05/11 15:53

    Esse negócio de discutir o que é e o que n é piada, etc já me cansou. Algumas piadas que o Danilo e qualquer outro comediante faz realmente não me fazem sequer sorrir, mas isso não me limita a rir de outras. As pessoas podem fazer piada com o que quiserem, sabendo que há consequências (uma gargalhada, uma vaia, um riso, um processo). Para cada ação há uma reação. Engraçado é que tem gente que é ruivo e rir de piadas de loiras, mas qnd fazem piadas com ruivos ai se doem. Enfim, esse assunto realmente me cansa. Boa tarde.

    Responder
  9. salete silva disse:16/05/11 15:57

    É da pra concordar.Mas é normal algumas pessoas não gostarem,e é de direito ter livre expressão.Então no final das contas ninguem se entende.E o resultado são guerras publicas que não levam a nada.Ai gente to no twitter:jasmimjasmim.

    Responder
  10. Aurélio disse:16/05/11 15:59

    Cara numa boa tem gente que simplesmente não entendem que piada foi feita pra isso mesmo pra rir, afinal temos que rir com todos porque tipo se fôssemos pra rir com você e não de você não teria graça, cada dia um é alvo de uma piada e isso é o que faz a piada ter graça, isso ai tá levando muitos humoristas a fazerem piadas com eles mesmos e mesmo assim ainda tem gente que acha ruim ‘-’ vai entender… Teu trabalho é otimo Rogério, so muito fã do teu trabalho o/ abraços

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:17/05/11 0:59

      valeu cara!!

      Responder
  11. maria disse:16/05/11 16:07

    obviamente você nunca parou pra prestar atenção na letra de geni.

    a ética está acima da moral. a ética é o que faz uma pessoa não invadir os limites de outra pessoa sem precisar acreditar no inferno.

    esses humoristas foram muito além dos limites do bom senso e da moral e ultrapassaram os limites da ética. não tiveram inteligência suficiente e, ao invés de produzir humor crítico, produziram humor ignorante.

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:17/05/11 0:59

      creio que nao entendeu sobre o que falei do chico! pena…
      mas onde esta a cartilha de etica do humor?
      o limite no humor eh…NAO TEMOS RISOS…
      nao existe humor inteligente ou humor burro…existe o engraçado ou sem graça…
      o zorra pra mim nao tem graca…mas arranca risos ha anos…
      isso eh questao de querer ser politicamente correto com muita hipocrisia….

      abs

      rogerio

      Responder
  12. Edvânia Pinho disse:16/05/11 16:38

    Gostei do seu texto, Rogério. Que preguiça dessa gente chata sem nenhuma graça!!!

    Responder
  13. Leila Von disse:16/05/11 18:07

    Concordo com o autor e endosso o coro, piada tem um único objetivo, fazer rir. A revista Veja dessa semana em “Panorama – Veja Essa”, trouxe o seguinte comentário para as declarações do Danilo e Rafinha respectivamente: “suposto humorista, em uma lamentável declaração antissemita no Twitter. Ele tentava fazer piada c/ a falsa polêmica q moradores ricos do bairro paulistano teriam vetado o metrô.” e “colega de Gentili e igualmente sem graça, dizendo q mulheres feias vítimas de estupro deveriam ficas satisfeitas”. E finalizam com a seguinte indagação: “eles realmente acham q isso é humor?”. E aí eu como leitora, mulher, pobre, feia e gorda + ainda c/ bom senso, respondo: sim, é humor, ri pra caralho. Agressão mesmo, é o IRRF recolher 27% do meu salário. Isso sim não tem graça nenhuma. Mídia, sociedade, autoridades, fica a dica, deixem os meninos trabalharem eles só querem nos divertir!

    Responder
  14. Juquinha disse:16/05/11 19:27

    Muito bom!! “O bom humor está acima da inteligência” (não sei o autor).

    Responder
  15. neide disse:16/05/11 19:28

    Nunca vi Bruno Motta nem Mauricio Ricardo ofender, incitar preconceito ou racismo e mesmo assim são excelentes humoristas.

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:17/05/11 0:56

      me diga uma ofensa…e os mesmos vc nunca viu ofender pq eles fazem piada so!

      Responder
  16. Alessandra jordão disse:16/05/11 22:09

    Bando de hipocrtitas se não tudo bem ninguém é obrigado a gostar de humor mais não precisa fazer todo espetáculo pra se aparecer.

    Responder
  17. bacterium disse:16/05/11 22:58

    Os limites do humor está no preconceito do ouvinte/leitor. Quantos desses comprariam o livrinho de piadas só para processar o autor por causa delas?

    O que vejo hoje em dia é isso aí: críticas acéfalas aos humoristas; todo mundo achando que tudo hoje em dia é bullying; provas que os alunos levam para a casa para não levaram bomba no final do ano…

    Realmente, não precisamos de novos humoristas e sim de um público mais estudado no sentido de saber pensar, não que simplesmente fizeram o 3º grau e acham que podem mais.

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:17/05/11 0:55

      eu posso dizer!

      A regina case é feia! isso pode ser uma opiniao…ela pode virar piada se todos riem…enfim

      eh isso

      abs

      obrigado

      Responder
  18. Katia disse:16/05/11 23:00

    Rir é o melhor remédio galera!
    http://nutrikatia.blogspot.com

    Responder
  19. Henri disse:16/05/11 23:00

    Existem limites.. adoro humor.. de qualquer forma.. mas existe limites.. Com relacao ao DAnilo ele pisou feio na bola, e acho um absurdo esse apoio. Pra vc ter uma ideia vamos mudar um pouco a situacao.. Posso fazer uma piada sobre a menina Isabela?? Vc acharia legal umapessoa publica fazer piada disso?? E se a mae dela visse?? Acharia errado ela reclamar?? POis bem.. acredito que nao.. Eh a mesma coisa.. em proporcoes muito maiores. MEus avos sobreviventes… que viram a familai toda morrer.. se sentiriam igual a mae da Isabela..

    Obrigado

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:17/05/11 0:54

      Ele apenas citou um fato historico e colocou na situaão ridicula do lance do metro…nao creio que tenha tido nada que possam acusa-lo de anti semita! Enfim.
      Só acho que piada no dos outros é refresco pra muita gente. E que eu duvido que vc nao ria de algum tipo de piada classificada “preconceituosa” ou seja. TODAS…nao existe piada bondosa!

      Abs.

      Responder
  20. Priscila Schiavenin disse:16/05/11 23:21

    Como pode né,as pessoas se sentirem ofendidas por um humorista,sendo que na verdade a única coisa que ele fez foi cumprir seu ofício.Contou um piada.Se foi de mal ou bom gosto,não importa,foi apenas uma piada.Ninguém é obrigado a rir,não gostou tudo bem,mas é desnecessário chamar os humoristas,de energumenos,racistas.Sinceramente não sei o que eles,o Danilo Gentili por exemplo,pediu desculpas,mas continuam ofendendo ele.O que as pessoas querem,que ele seja preso,por causa de uma piada.Rídiculo,idéia limitada de liberdade de expressão.

    Responder
  21. Lívia Carvalho disse:16/05/11 23:32

    Que viagem, meu amigo. Só seria censura se fosse algum tipo de autoridade proibindo a liberdade de expressão. Quando é O PÚBLICO que pede UM POUCO DE NOÇÃO da parte dos humoristas, não é censura, e sim um pedido para que o humor evolua com a sociedade!

    Não, o humor de hoje não pode ser mais igual ao humor de 10/20 anos atrás, porque o Brasil evoluiu, e o humor tem que evoluir junto!

    Segunda viagem: Chico Buarque faz, sim, uma grande crítica ao preconceito contra putas com Geni! As pessoas não respeitam a música porque “é só uma música”, e sim porque ela não ofende as prostitutas, e sim critica a hipocrisia de quem ofende prostitutas!

    O humor, principalmente do genial Danilo Gentili (sério, gosto muito dele, apesar da escorregada), é muitas vezes usado pra criticar, sim! Não é “só uma piada”! É usado pra criticar muitas coisas: política, sociedade etc. Então, se põe o dedo na cara dos outros, o humor não pode se isolar numa redoma de absoluta liberdade: TEM QUE TER NOÇÃO! Pra ter o respeito quando for criticar coisa séria também…

    O humorista que não sabe fazer piada se ofender não deveria nem se considerar humorista, e sim só mais um fanfarrão de quinta série…

    Responder
    • Lívia Carvalho disse:16/05/11 23:34

      correção: o humorista que não sabe fazer piada *sem ofender…

      Responder
    • Rogerio Morgado disse:17/05/11 0:51

      A censura pode vir de um grupo que quer fazer vc se calar…se retratar e voltar atras no que disse…e foi o que aconteceu…
      No caso do Chico, vc entende bem o que ele quis dizer…ja pessoas com cabecinha acharia que ele quer apenas incitar a violencia…creio que nao entendeu mto o que EU quis dizer…
      enfim…tamo ae!!

      rogerio

      Responder
      • Lívia Carvalho disse:17/05/11 13:14

        não é isso que se lê do texto… mas ok. De resto, não concordo com nada, inclusive com a parte de classificar a crítica da sociedade como “censura”.

        Responder
        • Rogerio Morgado disse:17/05/11 14:40

          Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. — nao é apenas ligado ao governo ou coisa do tipo. CEnsura lembra a epoca da ditadura, mas quando tentam te calar por algum motivo isso é censura. abs

          Responder
  22. Henri disse:17/05/11 0:58

    Nao acho que o Gentilli seja anti semita, odeie Israel etc. Mas qdo vc eh jornalista, trabalha num programa de TV, tem milhares de seguidores.. pessoas que leem oq escreve.. vc tem uma resposabilidade gigante. Se nao tem competencia de saber oq falar no momento certo.. CAI FORA e va ser engenherio.. . Isso que ele falou. so aflora coisas ruins nas pessoas. Grandes cargos exigem grandes resposabilidades.. Ele falhou…

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:17/05/11 1:05

      eu so tenho uma responsabilidade…de fazer rir!
      Nao creio que ele fez algo que faca as pessoas odiar judeu ou qualquer outro alvo de piada!

      Responder
  23. BlogFaloAgora disse:17/05/11 1:16

    O Paloci compra um imóvel de 6 milhões, isso, sim, é uma piada, afinal ele é humorista….opa errei, ele é político e sua profissão é stand-UP, opa errei de novo, sua profissão é zelar do nosso dinheiro……isso sim é uma piada…..sem graça…. é claro…abraços

    Responder
  24. Liz disse:17/05/11 8:03

    Você disse no início: “não existe tipos de humor, existe o que faz rir e o que não faz, e o que não faz, não é humor.”.
    Danilo Gentili e Rafinha Bastos não me fazem rir, não tem a menor graça, logo não fazem humor, só são sem graça, ignorantes, agressivos e tolos.

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:17/05/11 14:35

      Sorte que onde eles vao lotam teatros! E nao uma vez so!
      Isso eh gosto!

      valeu pelo comentario

      Responder
  25. Juliana disse:17/05/11 12:38

    O seu email de contato é contato@rogeriomorgado.com.br?

    Eu tenho uma opinião grande, gostaria que lesse e me respondesse, me dissesse se acha que to errada e talz…. mas não quero publicá-la aqui e vc vai entender qnd ler o email… :)

    Bjsss

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:17/05/11 14:35

      lido e respondido…valeu ju.

      Responder
  26. Lívia Carvalho disse:17/05/11 13:00

    Vejo dois principais argumentos das pessoas que defendem o humor a qualquer custo:

    - ai que saco essa discussão, saí da escola faz tempo, por que ficam querendo me fazer pensar? To cansada, vou fazer minha unha…

    - ai que saco essas pessoas que ficam querendo que eu não possa fazer piada com o sofrimento dos outros…. FODA-SE os outros, eu só não gostaria SE fosse comigo… não entenderam essa parte? De resto, dar risada está acima de qualquer coisa e o mundo é que se exploda…

    Realmente, se estes representarem a maioria, o humor brasileiro vai se consolidar como o mais escroto, infantil e burro do mundo.

    Responder
  27. Rafael Araújo disse:17/05/11 14:41

    Excelente texto Rogério, o que tá acontecendo no Brasil é decepcionante. Sou fascinado em comédia stand up, e até penso em fazer também… mas pelo que estou vendo tem muita gente hipócrita. Belo texto, cara. Parabéns!

    Responder
  28. Débora disse:17/05/11 14:49

    Eu tenho uma grande amiga que mora no Japão, e ela ficou super mal por causa dos terremotos. O Rafinha Bastos, logo em seguida, fez uma piada sobre isso e foi uma das coisas que mais me fez rir nos últimos tempos. Odeio os japoneses? Odeio a minha amiga? Não ligo para o que vem acontecendo lá? CLARO QUE NÃO. Mas eu acho que o fato de se preocupar não impede ninguém de fazer piadas e rir com as mesmas. :)

    Responder
  29. Fabio disse:18/05/11 16:53

    Acho um limiar muito tênue entre a piada e a ética. Concordo que piada é somente uma piada, mas e se ela não fizer rir, como disse Ronald Golias, ela deixa de ser piada. E eu acho que é isso que os próprios humoristas não estão entendendo. Uma piada que não tem graça, não é piada, é um comentário detonando algo gratuitamente, e isso qlqr um pode fazer, mesmo sem ser humorista.

    Responder
  30. Fabio disse:18/05/11 16:56

    Acho que o stand-up deve resgatar o lado mais mágico e que mais me fascina, que é a observação de um mundo corrido e tedioso, e com observações inteligentes e inusitadas conseguir arrancar risos de pessoas que se identificam com as piadas.
    Chega de piada sem graça, alguns humoristas atualmente de cada 10, 1 é engraçada.

    Responder
  31. Priscila disse:19/05/11 15:56

    Piada é pra rir. Não gostou então se cale e seja feliz. –’ Que palhaçada.(Os incomodados que se mudem)

    Responder
  32. Lucas Guerra disse:17/06/11 10:45

    Em uma entrevista, o Dedé Santana relatou que hoje não poderia fazer certo tipo de piadas que eram feitos na época áurea dos trapalhões, como por exemplo, Uma cena onde o Mussum estava preso em uma banheira e depois de não conseguir tira-lo, resolvem transformar a situação em show para turistas com o título: “Negão entalado na banheira”.

    Concordo com ele, que não tem nada de mal na piada, e que hoje, as pessoas estão criticando o jeito de fazer humor, censurando alguns temas que nada tem de ver com maldade, racismo, incitação a violência ou coisa parecida.

    Mas ao mesmo tempo, como fã do seu trabalho, não posso deixar de dizer que algumas coisas, retorcem a função do humor e do cômico, com a intenção de trazer ao popularesco as famosas piadas de “humor negro”, que também possui sua descriminação tola, pois algumas piadas desse estilo são fantasiosas e engraçadas.

    Tomo por base, sua crítica às mulheres do Acre, e acho que você tem razão ao afirmar que, no Acre, você contou piada de outros estados e eles acharam graça. Por ai tudo bem?

    A piada de sobre o metrô de Higienópolis-SP, também tem seu sentido, ao pensar que os Skin Heads e Neo Nazistas acharam boa a piada, do mesmo jeito que eu acharia se me contassem uma piada esculhambando com eles.

    Nessa mesma esteira, te pergunto… Sr. Rafinha Bastos!! Onde está a graça quando o assunto é estupro?
    Quem se alegra com o fato de saber que uma pessoa foi estuprada?

    Mesmo no tempo dos Trapalhões, acredito que não ficaria legal esse tipo de citação, como por exemplo, a cena de uma mulher com sangramento, amarrada em uma cama e uma placa em cima dizendo: Venham Ver o Inacreditável!!! A mulher estuprada!! Feia do jeito que é só assim essa mulher conseguiu transar uma vez na vida!!

    Sei que se pararmos para pensar, não faremos piadas de mais nada nessa vida, pois sempre ficaremos com dó, piedade, medo de ser processado por injuria ou calúnia, e não acharemos graça de nada! Mas também sei que, algumas coisas podem sim, ser engraçadas sem trazer o desencanto da vida na carroceria do cômico.

    Sou seu fã, conheço seu trabalho, por isso faço a critica.

    Abraço.
    http://www.twitlonger.com/show/b5vdi4

    Responder
    • Rogerio Morgado disse:20/06/11 22:44

      Eu nao sou o Rafinha Bastos!

      Responder