Brasil e Mundo

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

22/11/2012 9:21

Salário mínimo previsto para 2013 é aumentado em R$ 4

O valor do salário mínimo previsto para entrar em vigor a partir de janeiro de 2013 será R$ 674,95, um ganho de R$ 4 em relação à expectativa anunciada anteriormente de R$ 670,95. O reajuste se deve à atualização dos parâmetros macroeconômicos enviados hoje (21) pelo Executivo para o Congresso.

Os cálculos do governo elevaram de 5% para 5,63% a previsão de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para 2012, um dos índices usados para o cálculo do reajuste do valor do mínimo.

O novo índice será usado na proposta orçamentária para 2013 em análise na Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Pelos cálculos do Ministério do Planejamento, a elevação de 0,63 ponto percentual do INPC terá impacto de R$ 1,243 bilhão nos gastos com benefícios previdenciários e assistenciais vinculados ao salário mínimo, como aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seguro-desemprego e abono salarial.

A atualização manteve o crescimento real do produto interno bruto (PIB), para 2013, em 4,5%, mas rebaixou de 3% para 2% o crescimento deste ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece que o Executivo envie a atualização dos parâmetros da economia. Os números são usados na avaliação da despesa e da receita para o próximo Orçamento.

Comentários (15)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. Nanda disse:22/11/12 10:54

    O salario minimo é reajustado pra mais R$4,00 e a inflaçao continua subindo e sunbindo e subindo…

    Responder
    • Marcos disse:23/11/12 7:45

      Vergonha de ser brasileiro e as pessoas não saberem interpretar um texto. Não são 4 reais sobre o salário atual, mas sobre o salário PREVISTO. O salário iria subir para 670,95 reais e vai subir para 674,95. Como atualmente são 622 reais, vai ter um aumento de 52,95 reais previstos.

      Responder
  2. Wagner Satel disse:22/11/12 18:55

    Enquanto isto, vereadores, secretários, deputados, senadores e todos que ocupam cargos públicos reajustam seus vencimentos e enojam toda a sociedade com uma disparidade tão grande feito esta. Isto é o nosso Brasil.
    Políticos são muito bem remunerados. Trabalhadores, professores, policiais, enfim, a classe em geral recebem apenas as migalhas. Acorda Zé Mané.

    Responder
  3. Apenas eu disse:22/11/12 21:29

    vergonha ,VERGONHA, vergonha , enquanto isso câmara vota salário de 15.000,00 ou seja reajuste de cerca de 5.000,00(CINCO MIL) cheio de digitos depois da virgula . odeio greve mais se isto acontecer o POVO tem que ir pras ruas e mostrar que o povo tem poder

    Responder
  4. ninha disse:23/11/12 1:05

    agooooooooora sim! ano que vem vou conseguir pagar todas as minhas contas e nao entrar mais em dividas, graças a Deus!! esse aumento vai ajudar muito!! #sóquenão

    Responder
  5. diguim disse:23/11/12 7:38

    Precisam melhorar o enunciado da reportagem, os R$ 4,00 é sobre o mínimo atual ou sobre o já estabelecido R$ 620,00. Quem lê apenas o enunciado fica assustado.

    Responder
  6. Artur disse:23/11/12 8:31

    kkkk 4 conto, nem coca da para comprar mais.

    Responder
  7. PM Braço Grosso disse:23/11/12 13:49

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Brasilllllllllllllllllllllllllllllllllllll.Vai que e sua Tafarel.

    Responder
  8. sinceridade disse:23/11/12 16:32

    Desde os tempos de Avilan(novela QUE REI SOU EU) que o brasil é esse axincalhe com o povo, só no dia que o mesmo invadir as camaras, assembleias e o planalto é que a coisa mudará, como foi na emblematica novela.

    Responder
  9. Marcos disse:23/11/12 23:15

    @Apenas eu, ninguém é obrigado a ganhar apenas um salário mínimo. O proprio nome diz, esse é o mínimo, mas voce pode ganhar 2, 5, 10 salários. Depende de voce e da iniciativa privada, não estamos em um país comunista.

    Responder
    • ÂNGELO AMÉRICO ZANON disse:03/12/12 10:44

      PELO VISTO VC DEVE FAZER PARTE DO PARTIDO DOS PTRALHAS E DEVE ESTAR MAMANDO GORDO EM ALGUMA TETA, PARA PODER DEFENDER TANTO ASSIM ESTE “EXCELENTE SALÁRIO MÍNIMO”, OU EU ESTOU ENGANADO?!

      Responder
  10. Wm disse:23/11/12 23:31

    BRASIL! Infelizmente esse é o país que nós vivemos, cheios de políticos corruptos e ladroes, juros absurdos!!!!!!! cada vez mais aumentam! Bem vindo ao BRASIL!

    Responder
  11. Curintia disse:24/11/12 9:24

    e noisss..

    Responder