Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Brasil e Mundo

Verão começa neste sábado às 15h11 e termina no dia 20 de março de 2014

O verão no Hemisfério Sul começa hoje (21) pontualmente às 15h11, pelo horário de Brasília. A estação vai até 20 de março de 2014. Segundo o site de meteorologia Climatempo, as características meteorológicas do verão já são observadas sobre o Brasil há quase um mês. A maior parte do país está sob influência de ar úmido e quente, o que facilita a formação de nuvens carregadas provocando fortes pancadas de chuva, com raios e até ventania e granizo.

Verão começa neste sábado às 15h11 e termina no dia 20 de março de 2014

Estação também é caracterizada por dias mais longos do que as noites (Foto: Agência Brasil)

A estação também é caracterizada por dias mais longos do que as noites, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPtec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Isso acontece porque a superfície terrestre fica exposta à luz solar por um período maior do que nas demais estações do ano.

De acordo com o Climatempo, na semana passada, uma forte frente fria avançou sobre o Centro-Sul do Brasil e ajudou a formar a Zona de Convergência do Atlântico Sul, um sistema meteorológico típico do verão. As áreas de instabilidade da zona estão há mais de uma semana paradas sobre o país e são responsáveis pelas chuvas sobre o Espírito Santo, o norte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e áreas do Nordeste.

Ainda de acordo com o Climatempo, a situação é de alerta para chuva forte em todos os estados do Sudeste, do Centro-Oeste e em quase todo o Norte. Apenas Roraima tem predomínio de sol. No Nordeste, pode chover forte na Bahia. O Sul tem calor intenso, sol e poucas pancadas de chuva.

Comentários

Uma resposta para “Verão começa neste sábado às 15h11 e termina no dia 20 de março de 2014”

Deixe uma resposta


três + 9 =

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.