Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Agente faz denúncias de irregularidades no Ceseu

A afirmação é do agente socioeducativo Edilson Luiz da Costa, 33 anos, que está afastado do trabalho por problemas de saúde

O garoto de 13 anos que está recluso no Centro Socioeducativo de Uberlândia (Ceseu) desde segunda-feira, quando matou um amigo no bairro Jardim Brasília, zona norte da cidade, pode estar correndo riscos ao conviver com outros menores que já têm “mentalidade criminosa”.

A preocupação é do agente socioeducativo Edilson Luiz da Costa Júnior. “Ele não é bandido, e lá tem traficantes e homicidas. ”Segundo ele, a unidade enfrenta problemas administrativos, de superlotação e não segue orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Costa Júnior, concursado desde 2007 e está afastado temporariamente por causa de estresse, afirma que o Ceseu foi construído para comportar 80 menores infratores, mas tem uma média de 130 apreendidos. “Temos cerca de 40 alojamentos, cada um com três camas de concreto. Alguns adolescentes dormem no chão”, afirmou. Ainda segundo ele, os menores infratores não são separados por grau de periculosidade e por porte físico, conforme a orientação do Sinase. “Quando chega algum novato, colocam-no onde tem vaga.”

A prática em discordância com o preconizado, de acordo com o agente, propicia o registro quase diário de violência sexual entre os adolescentes. E somente quando o caso é grave, ainda de acordo com Costa Júnior, é que ocorre o registro na Polícia Militar (PM). Essa política seria adotada para não levantar a situação alarmente.

O agente afirma que o Ceseu não consegue cumprir seu papel de ressocialização. “Os cursos profissionalizantes são de fachada. Não têm continuidade. Quando ocorrem, são de atividades que não interessam aos menores como, por exemplo, de confecção de bijuterias”, disse.

Adolescentes seriam encaminhados a unidades externas

Edilson Luiz da Costa Júnior, agente do Centro Socioeducativo de Uberlândia (Ceseu), afirma que falta médico na unidade, já que o último que exercia a função foi afastado depois que denúncias de prevaricação foram feitas ao Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo Costa Júnior, os adolescentes são encaminhados às Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) ou ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) quando precisam de apoio clínico.

Em nota, a da Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS), responsável pelo Ceseu, afirmou que atualmente um médico atende às demandas rotineiras do centro e que, quando há casos de maior complexidade, os menores são atendidos externamente.

Outra questão apontada por Costa Silva é o que ele chama de “insalubridade”. Segundo ele, há duas funcionárias de limpeza para a unidade, que tem cerca de 20 mil m².

Estado diz que não há registro de violência

O diretor do Centro Socioeducativo de Uberlândia (Ceseu), Marcelo Gonçalves de Souza, ao ser informado dos apontamentos feitos pelo agente Edilson Luiz da Costa Júnior, afirmou que a situação da unidade não era exatamente como a denunciada.

Em nota, a assessoria da Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS), responsável pelo Ceseu, informou que a atual lotação do Centro Socioeducativo é 109 adolescentes infratores e que o critério para acomodação dos menores é o porte físico. Também foi informado que, em 2011, nenhum caso de violência entre os internos foi registrado.

Quanto aos cursos profissionalizantes, a assessoria afirmou que 80% dos adolescentes do centro que participaram das iniciativas receberam certificado de conclusão.

Comentários

38 respostas para “Agente faz denúncias de irregularidades no Ceseu”

  1. Segundo a definição homicida é alguém que mata outra pessoa. Ao que sei esse adolescente matou outro, então ele também é homicida. Já tive essa idade e sabia muito bem o que era certo ou errado. Se ele estivesse trabalhando não teria tempo de sobra para confusão, mas nesse país menor de 14 não pode trabalhar.

  2. É incrível como as autoridades são omissas, e denuncias como esta seja descartada sem almenos fazerem uma visita e questionamentos as próprias crianças que lá estão. Depois vem essas leis que são elaboradas por pessoas que não convivem com a realidade e aprovam até visita intima para crianças internadas.

  3. E mamam nas tetas do governo.Fazem mal feito com dinheiro do povo depois a culpa é de quem?Lula e Dilma.Se fizessem trabalho sério não teria este monte de jovens amontoados feito ninhada de bicho.Ressocializa como?

  4. o menor vai ser torturado violentado tudo com a aprovação do judiciario isto porque e filho de pobre ,filho de rico nunca vai para um lugar deste

  5. Lógico nesta hora a pessoa q denuncia é mentirosa e quem nem participação tem , por que não convive diariamente com o risco por que se esconde atras de uma mesa com varios papeis a assinar é que tem a razão, essa “crianças” que aqui fora matam, roubam,traficam, qdo chegam ai se sente donos o que vcs estão criando ai dentro são futuros chefes do crime, vcs acham que eles querem é ficar fazendo bijuterias, minha nossa que sociedade é essa e que país é esse.
    Mas ainda bem que existem pessoas com carater para denunciar essa pouca vergonha.

  6. Uahahaha!!!

    Até parece que o Estado vai admitir sua ineficiência… sua incompetência…

    Quer prova mais clara do que a taxa de reinscidência?

    Precisa falar nada mais não né…

  7. A SEDS ESTÁ MENTINDO POIS NO ANO DE 2011 HOUVE ABUSO SEXUAL DENTRO DO CESEU ONDE O ADOLESCENTE QUE COMETEU O ABUSO FOI ENCAMINHADO PARA O PRESIDIO JACY DE ASSIS E QUANTO AO CRITERIO REALMENTE NÃO SEPARAÇÃO CORRETA POR PORTE FISICO E CRIME COMETIDO…….

  8. Curiosidade: o agente está afastado por problemas de estresse e mesmo assim ainda fica por dentro das situações do seu trabalho? Isso é incrível. Ou se trata de um vidente ou é um pré-candidato a vereador ou a qualquer outro cargo, pois isso não é normal. E ainda, o adolescente é infrator, por conduta própria ou mesmo por omissão dos pais, matou, roubou,…agora quer direitos? Já recebem muito pela condição em que estão. Assim como nós, deveriam saber esses adolescentes e seus pais que os deveres vem desde crianças, estudar, obedecer os pais, trabalhar,…Veja só aonde chegamos.

  9. Então o Edilson Luiz da Costa Júnior está mentindo,o Brasil não tem problemas,o meio ambiente não corre risco algum,o lula ainda é presidente e os dinossauros ainda existem!!!

  10. cícero, a primeira coisa que observei foi o motivo do afastamento do agente Edilson, estresse.. uau .. também quero , estou estressado a muito tempo e tenho que trabalhar. De longe ele observa melhor e consegue denunciar, então não volta senhor agente, fica aí mesmo. Mas as denúncias dele não são infundadas, é verdade o que ele disse, são muitas ongs neste país mais de olho na grana repassada do que no serviço a ser executado. É uma bagunça. O garoto é homicida, não há dúvida. Agora o ambiente tem que favorecer a reabilitação.

  11. Faz 6 meses fiz uma denuncia fundamentada assinada para a promotoria do idoso no bairro Tibery informando que uma idosa de mais de 76 anos doente vivendo em condições sub humanas esta sendo mal tratada pelos filhosque deixou esta senhora abandonada em uma casa a situação tão grave que a idosa atualmente deve pesar uns 30 kilos ,até hoje 6 meses depois a promotoria nada fez eu ligo na promotoria cobro solução de acordo com a lei mais nada foi feito até hoje pior que a denuncia foi protocolada totalmente fundamentada com endereço dos filhos endereço das testemunhas tudo certo com minha assinatura meu nome meus documentos ,mais nada foi feito a promotoria esta esperando esta idosa residente no bairro santa monica,morrer para depois fazer alguma coisa ou seja estatuto do idoso parao doutor promotor da vara do idoso de uberlândia foi feito para enfeitar ,espero que o jornal não faça censura deste meu comentario que as vezes com este meu comentario a promotoria da vara do idoso de uberlândia faça alguma coisa para salvar esta idosa em tempo ,meu email esta na identificação deste meu comentario que caso o jornal correia queira copia,protocolada do denuncia envio para o jornal

  12. O modelo de gestão de presídios no país está ultrapassado. Se tornou um mecanismo de sumir com o dinheiro público. Nenhum preso sai recuperado. Normalmente saem traumatizados, doutores e mestres em criminalidade. Tem que trabalhar duro desde o dia em que põe o pé nesse lugar. O suor em troca de cama, comida, estudos e proteção

  13. e lamentavel se nao tivesse uma mente voltada pro mal nao teria cometido esse crime se esta la eu nao tenho culpa os demais q comentam tambem nao so q lugar de criminoso e no xilindro eu pra falar a verdade matei um porco ate hoje e ele demorou morrer nunca mais peguei essa tarefa agora ele deu 2 facadas certeira queria mesmo matar tenho do dos pais principalmente da mae agora dos q perderam o filho q dor terrivel meus pesames eles perderam o filho mais nao tem um filho homicida

  14. Queria perguntar ao Cícero se ele não sabe que esses marginais vão ficar no maximo 3 anos e que depois vão estar nas ruas. Se la dentro aprenderem a ser mais bandidos do que já são, somos nós que vamos pagar por isso.

  15. O agente é corajoso, denunciou e botou a fotografia .
    Nos últimos 9 anos vivemos um estado de exceção… Muita mentira e estado mínimo de investimentos em áreas sociais. Portanto, isso que o moço revela, não só deve ser verdade, como o mesmo pode até sofrer retaliações, por dizer a verdade.
    E viva o neliberalismo!!!!

  16. O que preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, sobre a medida privativa da liberdade, “Cap. IV,seção VII, art. 123:.. obedecia rigorosa separação por critérios de idade, compleição física e gravidade da infração. Parágrafo único: durante o período de internação, inclusive provisória, serão obrigatórias atividades pedagógicas. Art. 124: V – ser tratado com respeito e dignidade; X – habitar alojamento em condições adequadas de higiene e salubridade; XI – receber escolarização e profissionalização; XII – realizar atividades culturais, esportivas e de lazer; XIII – ter acesso aos meios de comunicação social; XIV – receber assistência religiosa, segundo a sua crença e desde que assim o deseje. Art.125 – é dever do Estado zelar pela integridade física e mental dos internos.” Essa é a sétima e última das medidas sócio-educativas do ECA. E as outras onde e como estão no nosso município? O Semi-liberdade? O liberdade assistida e a prestação de serviços à comunidade e o reparo ao dano? Essa situação do CESEU e o exemplo da parceria que dá certo? Pois é responsabilidade do estado e do município as medidas sócio-educativas que devem ser aplicadas ao adolescente autor de ato infracional, forma correta e não “menor infrator”.

  17. Maria de Fátima, a questão é local, o nomes dos responsáveis são Anastasia e Odelmo. Veja na Secretaria de Direitos humanos, os programas e projetos para os adolescentes e veja se tem alguem deles aqui na nossa linda e bela cidade.

  18. gostaria de ter informações sobre o adolescente que cometeu suicídio no CESEU e como anda a situação das meninas e dos que precisam de tratamento pelo uso e consumo de drogas? vcs já foram na entrada do CESEU? sabem onde e como as pessoas ficam na porta até o horário de visitas? a responsabilidade é de quem???

  19. tem razão..adolescente tem que estar em escola de boa qualidade, com professores bem preparados e remunerados, salas de aula com multi mídia, esporte, lazer, boa alimentação e saúde, moradia digna, cultura e música com letras inteligentes , convivência familiar e comunitária, quem sabe assim ele tem outras oportunidades de não se torna autor de ato infracional, pois homicida é quem mata as possibilidades de nossas crianças e adolescentes terem um futuro com dignidade e cidadania

  20. Ceseu!! Isso ai é faculdade, pois conheço adolecentes que entrarão ai por um furto hj são grandes traficantes!
    Realmente é uma vergonha como eles querem tratar os adolecentes se eles querem que os mesmos melhorem não fazem nada para isso os mesmo fica somente atoa o dia todo, mente vazia oficina do diabo.

  21. Leitora Marta sei de quem vc esta falando eu tbm por diversas vezes liguei na promotoria do idoso informando o fato mais nada foi feito resido perto da casa desta senhora mais nada podemos fazer pois não podemos entrar na casa desta senhora sem autorização da justiça,esta senhora esta gravemente doente abandonada pelos filhos esta senhora esta com mais de 75 anos o braço dela esta fino igual um cabo de vasoura onde esta as autoridades desta cidade

  22. Meu caro João Cabral;

    Não crianças que ali estão e sim homicidas, assaltantes, reponsáveis por barbáries com crimes hediondos, mais conhecidos como câncer da humanidade. Deveriam era dormir no chão e trabalhar para comer. Muitos pais de família dormem no chão e têm dias que não possuem em sua casa alimento suficiente para seus filhos ou até mesmo nada. Me desculpe meu caro, mas o tratamento que essas “crianças” levam é bem melhor que muito ser humano que anda pela ordem. E a visita intima deve ser feita sim, como você acha que chegam celulares, nas cadeis? Grande abraço. Há já ia me esquecendo, não são crianças, por que uma criança sabe fazer muitas coisas definindo o que é certo e o que é errado.

  23. Bom dia Hiara,

    Tirando uma vida, você acha que isso que ele vai passar é muito? Converse com a Sra. Fernanda mãe do garoto Rineik e veja quem vai e está sofrendo mais! Já ouviu falar de Lei de Hamurabi? Por favor leia sobre e veja do que estou falando.

  24. Minha cara Marcia,

    Com certeza a Sra. é uma estudiosa das leis vigentes em nosso país, mas gostaria de compartilhar com a Sra. a revolta de saber que assassinos, ladrões, meliantes que desde cedo estão na vida do crime, são mais bem tratados que qualquer cidadão que estuda, trabalha e ainda sofre com o crime cometido por esses marginais. Não sou a favor de reclusão para crimes hediondos e sim de uma pena mais branda, creio que a Sra. entendeu onde quero chegar. As leis em alguns paises são mais severas para este tipo de crime.

  25. Faz 6 meses fiz uma denuncia fundamentada assinada para a promotoria do idoso no bairro Tibery informando que uma idosa de mais de 76 anos doente vivendo em condições sub humanas esta sendo mal tratada pelos filhosque deixou esta senhora abandonada em uma casa a situação tão grave que a idosa atualmente deve pesar uns 30 kilos ,até hoje 6 meses depois a promotoria nada fez eu ligo na promotoria cobro solução de acordo com a lei mais nada foi feito até hoje pior que a denuncia foi protocolada totalmente fundamentada com endereço dos filhos endereço das testemunhas tudo certo com minha assinatura meu nome meus documentos ,mais nada foi feito a promotoria esta esperando esta idosa residente no bairro santa monica,morrer para depois fazer alguma coisa ou seja estatuto do idoso parao doutor promotor da vara do idoso de uberlândia foi feito para enfeitar ,espero que o jornal não faça censura deste meu comentario que as vezes com este meu comentario a promotoria da vara do idoso de uberlândia faça alguma coisa para salvar esta idosa em tempo ,enviamos copia da documentação da denúncia para o jornal correio para o jornalista fernando esperamos de verdade que o jornal correio faça seu papel de jornal divulgando este fato

  26. Muita coisa que o Edilson fala é verdade…quando ele jogava no time da direção era um cagueta..fofoqueiro…agora ta aí se promovendo para sua candidatura de Vereador nas desgraças do sistema….Cada UM SE VIRA COMO PODE….

  27. Este funcionario deveria sim estar ajudando no sistema socio educativo e nao denegrindo a imagem da seds, vista que o mesmo ja fez denuncia infundada dos enfermeiros da medicina e depois foi correndo pedir perdao chorando juntamente com o seu colega do sindicato (marcelo). vai trabalhar rapaz e para de ficar denegrindo o estado. VA TRABALHAR FUNCIONARIO PUBLICO

  28. Este rapaz deveria sim estar trabalhando ja que tem tempo para ficar fazendo denuncia infundadas,vista que nao é aprimeira vez e da outra entrou em conflito com os funcionariso da enfermagem do HC onde depois foi chorando pedir perdao pelo equivoco.
    pare de fazer isto e se nao tem condiçpoes de ajudar peça exoneraçao e va fazer outra coisa

  29. Caro marshal concordo com vc, sabemos que o sistema e falho, mais ao menos temos lugares para colocar estes infratores da lei, estes menores tem no ceseu a custa do estado 05 refeiçoes ate mesmo iogurte e tem o direito de se servir no refeitorio,vao ao cinema, teatro e jogos, tem oficinas, escolas , cartorios, entao o estado sim faz a sua parte mais sabnemos que muitos deles nao desejam mesmo ser inserido na sociedade, entao fazer o que culpar o estado? Jamais devemos culpar as leis pois os juizes e promotores so querem mesmo bancar estatus mais nao fazem nada. Agora este rapaz EDILSON tome vergonha na sua cara va trabalhar pare de lesar o nosso bolso jaque vc esta afastado e faz esta bagunça é por que é tbm um infrator das leis, vc deveria sim estar trabalhando pare ja basta o que vc fez na medicina denegrindo a imagem dos profissionais femeninos vc sabe do que falou e depois foi correndo com o seu colega marcelo presidente do sindicato para tentyar limpar a sujeira. marcelo se pronuncie agora. ESTADO POR FAVOR EXONERE ESTE MANIACO

  30. Vc está certo kara. Esse Edilson oq ele quer é se tornar vereador e não faz uma campanha boa. Já sai atirando por todos os lados.,Joga palavras falsas só para ganhar simpatia dos eleitores! Pode notar que cada hora ele briga por algo e fica em cima do muro e ja esquece o que falou antes. DESESPERO DE VOTOS!!!!!!! ele vai amontoando assuntos, defesas, aí esquece e parte pra outro assunto. Tá que nem bala perdida

Deixe uma resposta


9 − = zero

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.