Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

13/09/2012 9:45

Ambev vai construir fábrica de cerveja de R$ 550 mi em Uberlândia

Jornalista

Anastasia anunciará hoje em Uberlândia a instalação da unidade de fabricação de cerveja da Ambev

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, vai anunciar hoje a instalação de uma fábrica de cerveja da Ambev em Uberlândia. Serão produzidas cervejas das marcas Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia entre outras que a Ambev detém. O investimento da empresa na cidade é calculado em aproximadamente R$ 550 milhões. De acordo com o protocolo de intenções que será assinado hoje pelo governador mineiro e por diretores da Ambev, a unidade vai gerar 200 empregos diretos e 100 indiretos, totalizando 300 postos de trabalho.

As obras vão começar ainda neste ano e o início da produção está previsto para ocorrer em janeiro de 2014. A conclusão do empreendimento será em 2018. Inicialmente, haverá a produção somente de cerveja, mas há a perspectiva de a unidade também fabricar refrigerantes da empresa.

A capacidade instalada da unidade uberlandense da Ambev será de 800 milhões de litros, por ano, quando a fábrica atingir o ápice da produção em 2018. Com uma média mensal de 66 milhões de litros, a fábrica teria condições de envasilhar 110 milhões de garrafas de cerveja por mês.

A planta industrial será instalada em uma área a cerca de 25 km da região central uberlandense, nas imediações da BR-452, ao lado da antiga fábrica da Coalbra. A área tem aproximadamente 150 hectares. A Ambev já opera em Uberlândia desde 2010, quando inaugurou um centro de distribuição direta no Anel Rodoviário Airton Senna, no bairro Luizote de Freitas, zona oeste.

O município de Uberlândia e o governo mineiro negociam há cerca de um ano e meio com a direção da Ambev para atrair a fábrica de cerveja da empresa para a cidade. Havia a concorrência de outras cidades de Minas, de São Paulo e do Paraná.

Água será retirada do rio Araguari

A Ambev vai retirar a água para a produção de cerveja, na fábrica que será construída em Uberlândia, diretamente do leito do rio Araguari, na altura da represa de Miranda. Haverá um sistema de bombeamento com dutos instalados pela empresa.

Segundo uma informação apurada pela reportagem do CORREIO de Uberlândia, a quantidade de água que será utilizada pela empresa, quando a obra estiver concluída e a produção for iniciada, corresponderá ao consumo de uma população de 200 mil habitantes, ou praticamente um terço do número de habitantes de Uberlândia atualmente – que é de 619.536 habitantes.

Serão cedidos 500 litros de água por segundo para a empresa. O município de Uberlândia possui outorga de 6 mil litros por segundo e haverá a cessão de aproximadamente 8% da outorga da Prefeitura de Uberlândia para a Ambev investir na cidade.

Fábrica de adubos inicia operação

Durante a vinda do governador de Minas, Antonio Anastasia, a Uberlândia, também será oficializado o início das operações de uma fábrica de fertilizantes na cidade. A empresa começará sua produção hoje. A indústria, pertencente à empresa de biotecnologia Geociclo, terá capacidade de produção inicial de 25 mil toneladas de adubo por ano, valor que será quadruplicado até 2014 – quando a indústria espera faturar R$ 80 milhões – e foi responsável pela geração de 52 novos empregos neste primeiro momento, podendo chegar a 72 quando a expansão da unidade for concluída em 2014.

Para viabilizar os trabalhos, a Geociclo investiu cerca de R$ 48 milhões, valor correspondente à soma dos custos com a construção da fábrica, localizada na BR-365, a 28 km do perímetro urbano de Uberlândia, e com a pesquisa para a elaboração do fertilizante a ser produzido, que mistura matéria orgânica e mineral.

Segundo o presidente da Geociclo, Ernane Judice, o fertilizante produzido pela nova fábrica vai utilizar resíduos orgânicos provenientes do agronegócio da região.

Governador participa de evento

A empresa Geociclo, responsável pela abertura da fábrica de fertilizantes na BR-365, a 28 km de Uberlândia, vai assinar um protocolo de intenção de investimento com o governo de Minas Gerais. A solenidade será realizada nesta manhã na Prefeitura de Uberlândia e contará com a presença do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, do prefeito Odelmo Leão, do senador Aécio Neves, da secretária do Desenvolvimento de Estado de Minas Gerais, Dorothea Werneck, e do presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), José Frederico Álvares.

Segundo o presidente da Geociclo, Ernane Judice, o evento é um ato simbólico, já que boa parte dos investimentos para a viabilização da fábrica em Uberlândia já foram realizadas.

Comentários (65)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. LINDINHA disse:13/09/12 10:00

    A CARA DELE JÁ É DE CACHACEIRO. KKKKKKKK.

    Responder
    • Krong disse:13/09/12 12:19

      Vocês quis dizer cervejeiro.
      Cachaceiro é um que tem 9 dedos e foi seu presidnte !!

      Responder
      • LELIS disse:13/09/12 14:50

        ESTE Q VC SE REFERE FOI O MELHOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS, E NUMCA NINGUÉM VIU ELE EMBRIAGADO E NEM DIRIGINDO INREGULAR. VC DEVE DE SER OS Q APOIA OS EMBRIAGADOS NO TRÂNSITO.

        Responder
        • Anonima disse:14/09/12 10:19

          Quando era presidente, vc já viu ele dirigir algum carro pra dizer que ele nunca dirigiu embriagado? Ele até hoje tem motorista particular, por isso nunca dirigiu inregular. Muito mal dirigiu Brasilia, que nunca sabia de nada o que acontecia debaixo do nariz dele.

          Responder
    • ANDRÉ BH disse:13/09/12 12:31

      Somente agora, a AMBEV chega a Roçalândia…

      Ela já possuiu fábricas em Sete Lagoas, a maior da América Latina, em Juatuba e em Contagem, na Região Metropolina de Belo Horizonte.

      Responder
      • giu disse:13/09/12 13:24

        mas é de “roçalandia” que sai o brewgill que abastece essas fabricas para fazer tua cerveja….

        Responder
        • Diogo disse:13/09/12 15:18

          Olha a propaganda …ill!!!

          Responder
      • Rosinha da Roça disse:13/09/12 13:39

        Então BH…ai ai cotovelo ..que dor!!!! kkkkkkkkkkkkkk É isso aí “Roçalândia” com tudo.

        Responder
      • Krong disse:13/09/12 13:43

        Meu caro, qual foi primeiro celular do Brasil ? Antes de você imaginar o que podia fazer nos já o operávamos…

        Responder
      • GILSÃO, MÃO DE PILÃO disse:13/09/12 14:06

        Que inveja você tem de Uberlândia! Só porque não somos subservientes a vocês da “Capital”? Se pudesse escolher, eu não queria uma fábrica desta não, para quê? Consumir água equivalente a uma cidade de 200 mil habitantes? Obrigado, mas não. Mande para BH.
        Aqui colega, Anastasia e Aécio não têm moral não. Perderam para Governador e Senador nas últimas eleições. Os “coronéis” de plantão aqui no momento é que são “colegas” dos dois. A população aqui não se engana não.

        Ps.: Não sou Petista.

        Responder
      • ahhh disse:13/09/12 14:35

        KKKKKKK

        Cara…eu qria saber oq alguem de Uberlandia fez pra vc ter tanta raiva daqui.

        Uberlandia, Londrina, Ribeirao Preto, todas sao cidade magnificas do nosso interior Brasileiro, mas todas tem essa cultura de interior q vc nao gosta.

        Responder
      • Flavio disse:13/09/12 14:41

        Volta entao para BH o que voce esta fazendo na segunda maior cidade Minas.

        Responder
      • Hudson disse:13/09/12 15:42

        U qui qui tem si Roçaete Lagoas, Roçontagem i Roçajuatuba já tem fábica di cerveja ? Daqui pra frenti nóis vai tê tamém, sô ! Nóis já tem fábica di guaraná, i daqui uns tempo, vai tê di cerveja pras festa ficá cum fartura. Si bem qui divia vim pra nóis as fábica di cachaça mineira-roceira da Roçanorte di nossa Roças Gerais. Nóis qué cachaça tamém !

        Responder
      • bonezudo disse:14/09/12 9:45

        Na minha opinião essa fábrica deveria mesmo era ter ido para BH, pois já é uma cidade cheia de favelas e poluição, então Bh seria o local ideal para mais uma fábrica poluidora…

        Responder
  2. LELIS disse:13/09/12 10:30

    OQ ESTE aecio VEZ PARA A CIDADE? OU ESTAR FAZENDO? DEIXAR DE POLITICA BARATA, VAI TRABALHAR SENADOR CARIOCA.

    Responder
    • Krong disse:13/09/12 12:25

      o Que Aecio fez ??
      Uma das principais ações da atual administração municipal que fez com que Uberlândia voltasse a ocupar o terceiro lugar na declaração do VAF e consequentemente no repasse do ICMS do Estado, foi o empenho do prefeito junto ao Governador Aécio Neves para conseguir o retorno do ICMS da Souza Cruz para Uberlândia. Com o decreto assinado por Aécio Neves, mudou a forma de apuração e distribuição da parcela de receita proveniente da arrecadação do ICMS pertencentes ao Município. O valor integral gerado pela empresa passou a ser computado no cálculo do VAF de Uberlândia, diferentemente do que ocorria antes.

      No final de 2008, o Município de Contagem foi à Justiça para tentar reaver parte da verba destinada a Uberlândia, mas o Prefeito Odelmo Leão reagiu e foi à luta para manter a recuperação do ICMS da Souza Cruz. Na última semana, a Primeira Vara de Feitos Tributários de Minas Gerais decidiu que o decreto do Governo de Minas, adequando para Uberlândia o VAF da Souza Cruz permanece. A Primeira Vara recusou o Mandado de Segurança impetrado pelo município de Contagem contra a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, relativo ao VAF da Souza Cruz. O parecer do Ministério Público Estadual também foi contrário ao Mandado de Segurança. Os dois órgãos entenderam que não havia o direito líquido e certo de Contagem. A ação de defesa foi feita pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais e pela Prefeitura de Uberlândia.

      O prefeito Odelmo Leão explica que, por critérios políticos, o cálculo do VAF no passado teria prejudicado Uberlândia: “A Constituição Federal é clara e determina que cabe ao Estado fazer a regência do ICMS. A fábrica é aqui, as questões sociais dos trabalhadores são aqui, a escola que temos de oferecer aos filhos estão aqui, assim como a saúde e a segurança públicas. Estamos lutando pelo que é nosso. Iremos até as últimas conseqüências, inclusive estamos pensando em entrar com uma ação, pedindo toda a reversão do ICMS indevido que foi repassado ao município de Contagem durante mais de 15 anos”, afirma.

      Sobre a decisão da justiça, o prefeito diz que foi feito o que é justo e significa que a determinação do Governo de Minas Gerais, via Secretaria de Fazenda, do ano de 2006, está em pleno vigor e o município de Uberlândia não corre o risco, até o presente momento, de ter retirado dos cofres públicos a parcela do VAF da Souza Cruz. “Este valor, dentro da apuração do VAF, vai ficar em Uberlândia”, disse.

      Responder
      • LELIS disse:13/09/12 14:54

        CARO FUNCIONÁRIO DO PSDB, ESTE TESTO VC SALVO ELE COLO AQUI. O AECIO NÃO FEZ NADA NESTE SENTIDO FOI A JUSTIÇA, O PROCESSO ESTAVA DESDE A ÉPOCA DO ZAIRE OU FEROLLA NÃO RECORDO BEM. ACORDA.

        Responder
        • Cristiano João Naves disse:13/09/12 19:17

          Você deve ser militante do Newton Cardoso !!!

          Responder
      • Diogo disse:13/09/12 15:22

        Patético seu “ctrl+c” , “ctrl+v” mostra que você esta totalmente por fora, nem vale a pena discutir.

        Responder
        • Cristiano João Naves disse:13/09/12 19:18

          Cara é isso que usa nas faculdades hoje em dia !!

          Responder
        • KRONG disse:13/09/12 19:23

          Pelo menos não é a cartilha do PT.

          Responder
  3. Felix Brito disse:13/09/12 10:31

    Parabens ao povo de Uberlandia e ao prefeito Odelmo por mais essa conquista.

    Responder
  4. Udia disse:13/09/12 11:08

    Joga água benta na cidade, Anastasia e Aécio estão vindo…

    Responder
  5. LELIS disse:13/09/12 11:08

    Me sentia um lixo”, diz ex-vendedor obrigado pela Ambev a participar de eventos com prostitutas…..
    Rafael Moro Martins
    Do UOL, em Curitiba

    Responder
    • Timbete disse:13/09/12 14:47

      ME CHAMA QUE EU VOU DE BOA!!

      Responder
      • marciomin disse:14/09/12 9:50

        Eu também gosto! kkk!

        Responder
  6. LELIS disse:13/09/12 11:10

    SE TEM UM SR HUMANO QUE EU TENHO NOJO É ESTE aecio. NUNCA TRABALHO NA VIDA, SEMPRE VIVEU CUSTA DO POVO.

    Responder
    • Flavio disse:13/09/12 14:44

      E o LULA mensaleiro fazia o que antes de ser presidente? Vivia as custas de quem?

      Responder
      • LELIS disse:13/09/12 14:58

        DO INSS DEVIDO AO CORTE DE UM DOS MEMBROS, SEGURADO POR LEI DA ÉPOCA, NÃO SÓ ELE COMO MILHARES DE BRASILEIROS. SE VC ACHA FACIL SER UM PRESIDENTE DE SINDICATO ATUANTE E RESPEITADO TENTA CANDIDATAR EM SUA CATEGORIA PROFISSIONAL. MUITOS FICA NA RETAGUARDA ESPERANDO A VITORIA FIM. LULA O MELHOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPO. aecio fhc lix…..dos lix……….OS NÚMEROS NÃO MENTE. HÁ MEU NOME É VERDADEIRO NÃO SÓ COVARDE.

        Responder
  7. LELIS disse:13/09/12 11:39

    REPORTERES DE UDI, POR FAVOR PARA DE PUCHA O SACO DESTES POLITICOS DE MINAS E FAZ A SEGUINTE PERGUNTA? PORQUE O GOVERNO DE MINAS É CONTRA A REDUÇÃO DE ENERGIA? QUE FOI ANUCIADO PELO GOVERNO FEDERAL.

    Responder
  8. Edilvo Mota disse:13/09/12 12:58

    Parabéns ao governo Odelmo Leão, pelo cuidado com a infraestrutura da cidade que permite acolher investimentos desta envergadura.

    Responder
    • LELIS disse:13/09/12 15:02

      CARO LEITOR, VC DEVE DE ESTAR MUITO ENGANADO UMA EMPRESA OLHA PRIMEIRO A CONJUTURA ECONÔMICA DO BRASIL,MUNDO…DEPOIS OLHA O ESTADO E POR ULTIMO A CIDADE. QUE INFRA O odelmo fez? AS RODOVIAS DUPLICADAS? AS RUAS DA CIDADE RECAMPIADA? A REPRESA DE MIRANDA FOI ELE QUE FEZ? ACORDA.

      Responder
    • Diogo disse:13/09/12 15:21

      Parabéns para político, que coisa mais estupida, ainda mais este fanfarrão.

      Responder
  9. fs disse:13/09/12 14:34

    Por falar em Roçalândia, qual estado não queria uma. Tem fabricas, tem prefeito atuante, o governador reconhece a cidade. Acho que estão sentando no rabo, ou melhor na estrela. Estão usando a tática da desvalorização das atitudes de quem está fazendo.

    Responder
    • LELIS disse:13/09/12 17:44

      FS É O QUE? NOME? REALMENTE QUANDO O BRASIL COLOCO A ESTRELA NA PRESIDENCIA O BRASIL BRILHOR BEM MAIS, MUITOOOOOOOOMAIS. UDI VAI BEM PRQ O BRASIL VAI BEM. LULA O MELHOR DE TODOS OS TEMPO.

      Responder
      • Anonima disse:14/09/12 10:29

        Nossa se tirar uma foto do Lula, vai sair vc pendurado no saco dele. Vai procurar um serviço, uma coisa útil pra vc fazer e para de ficar puxando saco. Vc tá rídiculo com esses seus blábláblá…

        Responder
      • Então, tá... disse:16/09/12 23:34

        Lelis, o assassino da gramática… kkkkkkk

        Responder
  10. Hudson disse:13/09/12 15:51

    Nóis é importanti pra Roça Horizonti. U governadô deu-se u trabai di vim até nóis. Nóis é importanti pra conomia di Roças Gerais. André Beagá é mió ocê sinformar das realidadi conômica. Nóis é a “noiva cobiçada” pras fábica: elas qué nossa corrutela Roçalândia.

    Responder
  11. Sergio disse:13/09/12 21:14

    Onde está a central de distribuição das lojas americanas e a empresa carol, que o sr prefeito Odelmo anunciou meses atraz?????
    Pergunta!
    Tera o mesmo fim esse novo anuncio?????

    Responder
  12. Cidadão disse:13/09/12 21:36

    Eita período eleitoral…até Santo desconfia de tanto agrado, promessa, intensão, etc e tal. Detalhe logo DROGA, digo logo CERVEJA. Viva UBERLÂNDIA A 2ª cidade do MG

    Responder
  13. sOLANGE disse:13/09/12 22:13

    uBERLÂNDIA PODERIA TER MUITO MAIS EMPRESAS INVESTINDO AQUI SE O GOVERNO ESTADUAL FACILITASSE, NO ENTANTO A TRIBUAÇÃO POR AQUI É UMA DAS MAIS ALTAS DO BRASIL , NO MOMENTO ESTÃO DANDO UMA TREGUINHA COM O GOVERNADOR E TUDO SÓ POR CAUSA DO ANO ELEITORAL1 PURO INTERESSE POLITICO1

    Responder
  14. Walter disse:13/09/12 23:30

    Grande abraço a todos que trabalharam para isto.

    Responder
  15. Douglas disse:13/09/12 23:53

    Vc´s podem ter certeza que a turma dos CORENEIS vão começar a nunciar isso e aquilo agora!!! Muito estranho isso tudo logo em plena eleição…o povo de UberlÂndia não é bobo não….vejam o resultado dia 05 de outubro!!!

    Responder
  16. João disse:14/09/12 8:35

    O pessoal de Indianópolis agora vai ter aonde trabalhar.Favor melhorar o sistema de transporte da Balsa e o acesso até a BR-452

    Responder
  17. Heitor disse:14/09/12 9:03

    Isso é revoltante!!! Uma empresa que consome tanta água assim que daria para abastecer uma cidade de 200 mil pessoas, e que gera apenas 200 empregos.. isso que é uma empresa Parasita! consome recursos visando apenas o lucro.

    Responder
  18. belohorizontino disse:14/09/12 10:02

    Ho coleguinhas de uberlandia -MG, vao trabalhando ai, secam seus rios, poluam sua atmosfera, contaminam sua terra e por final, mande seu imposto aqui para BH. Nao adianta chorar amigos, quem manda e a CAPITAL.

    Responder
  19. Anonima disse:14/09/12 10:35

    O povi precisa mais de água do que de cerveja. É muita água pra esse povo bebum.

    Responder
  20. cleyton disse:14/09/12 10:45

    lula o melhor presidente que o brasil ja teve?? kkkkkk…esses petistas

    Responder
    • lelis disse:14/09/12 17:19

      KKKKK PARA OS TUCANOS QUE SÃO ESTUDADOS E O ANALFABETO DEU UM EXEMPLO COMO E ADMINISTRAR PARA TODOS. COMO O BRASIL ERA VISTO LÁ FORA? QUANTO IMPORTAMOS E EXPORTAMOS NA ERA FHC? ……………………………………………………………………………………………..LULA OMELHOR DE TODOS OS TEMPO.

      Responder
  21. Internauta JC disse:14/09/12 11:48

    Ah, vão se ferrar vocês de BH. Vocês falam como se tudo fosse dado, como se fosse um favor. Se tem investimentos aqui é porque conquistamos, a cidade corre atrás, lógico que tem também o olho do mercado, se bem que o tanto de imposto e dinheiro que rola aqui vocês nem falam né.

    Acho besteira esse negócio de BH x Triângulo, Uberlândia x Uberaba, só os idiotas levam isso a sério e irrita, porque fica semeando discórdia por nada. É que nem ter preconceitos por pessoas do Nordeste, ridículo, tanto aqui como lá tem pessoas preguiçosas ou idiotas, me irrita esses bairrismos toscos.

    Uberlândia não é desse tamanho à toa meu amigo. BH e região metropolitana é maior e tem mais dinheiro, verdade, mas tenta criar uma cidade grande no meio do mato, do cerrado, da “roça” como vocês dizem. Tirando capitais e cidades de região metropolitana, Uberlândia é 3ª mais populosa do Brasil, atrás apenas de Campinas e Ribeirão Preto, esta última aliás por menos de 200 habitantes, não venha desmerecer o fruto de pessoas que lutaram pelo progresso dessa cidade desde o começo do século XX.

    Toda cidade grande é fruto de migração e diferentes povos, que lutam e trabalham, quem merecer e não lamentar, consegue. Então mais união e progresso, pra todo o Triângulo, Minas e Brasil. Chega dessa chatice.

    Responder
  22. cult disse:14/09/12 13:54

    R$ 550 mi?

    CADE A REVISÃO DO TEXTO? Não seria R$550 MIL?

    Responder
    • Internauta JC disse:14/09/12 18:26

      Errado esta você, leia direito. É 550 milhões mesmo, ou você acha que é tão barato assim fazer um empreendimento grande desse.

      Responder
  23. Bobo da Corte disse:14/09/12 14:27

    Aí eu bebo para caraí

    Responder
  24. Lurana Glória Guimarães disse:15/10/12 14:14

    Quero ver é achar essa mão de obra que vai precisar….

    Responder
  25. JOSE REINALDO disse:10/01/13 17:37

    Preciso CNPJ da Obra

    Responder
  26. alan disse:31/01/13 23:14

    AI a agua sobe 25% e quem vai paga a conta dessas industrias ?acorda povo burro

    Responder
  27. Charles Rodrigues disse:27/09/13 9:33

    “De que adianta dar emprego para 300 pessoas e colaborar para a degradação/destruição das familias de toda uma nação…”

    Responder
  28. Márcio Justino do Amaral disse:08/10/13 18:48

    Técnico em Meio Ambiente.

    Responder
  29. CLADIMILSON CUSTODIO MONTEIRO disse:25/10/13 18:27

    Onde encaminhar currículo para técnico em meio ambiente?

    Responder
  30. CLADIMILSON CUSTODIO MONTEIRO disse:25/10/13 18:31

    Onde encaminhar currículo para técnico em meio ambiente?
    qual o critério das vagas oferecidas

    Responder
  31. alex disse:23/11/13 20:26

    ambev-uberlandia

    Responder
  32. flabio disse:13/01/14 19:19

    queria trabalhar na ambev cervejaria. de uberlandia

    Responder
  33. ercilia melo da costa disse:25/01/14 14:46

    por ser uma empresa nova e esta dando oportunidades de trabalho para varias pessoas…..parabens e que tudo possa dar certo se deus quiser……

    Responder
  34. douglas henrique medeiros dos santos disse:05/04/14 13:51

    tenho cratera categoria A D caso tenha entenrece em contrata para motorista estou a disposição

    Responder
  35. hueucllys disse:11/04/14 19:33

    como manda curriculos pra vcs.

    Responder