menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Brasil pode fazer lançamento inédito de foguete em 2012

Brasil deve lançar foguete Cyclone-4 em 2012

Tudo indica que em 2012, o Brasil, pela primeira vez, irá colocar no espaço, a partir do seu próprio solo, um foguete com um satélite a bordo. O Cyclone-4, foguete de fabricação ucraniana, deve ser lançado a partir da base de Alcântara (MA). O feito inédito é uma parceria que começou em 2003 e consiste em, o Brasil entrar com a base, e a Ucrânia, com a tecnologia do foguete.

Se o lançamento acontecer e for bem-sucedido, isso pode aumentar o status do Brasil e da Ucrânia no cenário espacial global. A grande preocupação é a capacidade limitada de carga do foguete. Para a órbita geoestacionária, em que o satélite fica a 36 mil km de altitude e parado a um ponto na superfície da Terra, o Cyclone-4 só leva carga de 1,6 mil quilos, que é considerado pouco para muitos satélites de comunicação.

Comentários

Deixe uma resposta

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.