Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

31/05/2011 15:29

Cadastramento Escolar 2012 começa na 2ª feira

Cadastramento será entre os dias 6 e 10 de junho

Pais e responsáveis interessados em garantir vaga em uma escola pública próxima à residência para seus filhos devem ficar atentos a partir da próxima semana. Entre os dias 6 e 10 de junho será realizado o Cadastramento Escolar 2012. O levantamento é feito pelo Estado, em parceria com os municípios, e permite o planejamento das vagas para atender aos alunos que vão ingressar no Ensino Fundamental da rede pública no próximo ano.

Devem se cadastrar crianças com seis anos ou que irão completar até 31 de março de 2012 (inclusive na Educação Especial), alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindo de escolas particulares e os interessados em retornar aos estudos em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

Os pais ou responsáveis devem levar originais e cópias da certidão de nascimento da criança e uma conta de luz recente. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e interior do Estado, o cadastramento deve ser feito nos postos definidos pelas comissões municipais de cadastramento. Além da certidão de nascimento, deve ser apresentado original e cópia de comprovante de residência (conta de luz ou água). Os interessados em retornar aos estudos ou alunos de escolas particulares que desejam se transferir para a rede pública também devem apresentar o comprovante de escolaridade (original e cópia). Para informações sobre a localização dos postos de cadastramento, os interessados devem procurar as secretarias municipais de educação.

De acordo com a superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Vera Vidigal, é importante ficar atento ao período da inscrição. “O cadastro é uma garantia de vaga na escola pública mais próxima de sua casa. Aquele candidato que não fizer o cadastramento, não fica sem uma vaga, mas será encaminhado, após a matrícula dos cadastrados, a uma escola que apresente vaga remanescente”, disse a superintendente. Os alunos já matriculados no Ensino Fundamental na rede pública têm vaga garantida e, por isso, não precisam se inscrever.

Educação especial

A Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, orienta que a inscrição para o cadastro escolar de candidatos com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento deve ser feita no mesmo período. No momento da inscrição, deve ser informado no formulário do cadastro escolar o tipo de deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento do candidato. Nesse caso, deverá ser feita a mesma classificação do Censo Escolar 2011.

A indicação da escola para a matrícula do aluno com necessidade especial deverá ser feita pela Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula observando critérios como: escola pública comum da rede regular de ensino mais próxima da residência do candidato e em melhores condições de acesso; melhores condições de acessibilidade, conforme necessidade especial apresentada; existência de professores capacitados em educação inclusiva e/ou na área de deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento a serem atendidos; existência de Atendimento Educacional Especializado – sala de recursos para o atendimento complementar, conforme necessidade do aluno.

Comentários (17)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. cynthia freitas disse:28/09/11 11:15

    oi bom dia!meu filho faz 6 anos em setembro de 2012,e preiso fazer o cadastramento??obrigada..

    Responder
  2. gustavo rodolfo wilson da silva disse:18/10/11 21:02

    meu soblinho quer estucar no adelina de castro em duque de caxias

    Responder
  3. carlos eduardo de souza alves disse:25/10/11 15:20

    eu quero vaga escola

    Responder
  4. jessyca paula guimaraes disse:26/10/11 16:55

    preciso fazer cadastramento para minha filha ela faz 3anos o ano q vem quero uma vaga para ela obrigada

    Responder
  5. rosangela santos disse:03/11/11 11:15

    preciso fazer cadastramento da minha filha pois este é o ultimo ano na escola estadual coronel carneiro e quero ver a possibilidade da vaga no colegio universidade da criança pois ele faz acompanhamento com neurologista e esta escola foi indicada por varias pessoas ,obrigado

    Responder
  6. LUZIANDRO disse:07/11/11 11:44

    OI POR FAVOR QUERO MATICULAR A MINHA FILHA ELA TEM 11 ANOS MOS NAO ESTAMOS COM SIGUIMOS VAGAS POR FAVOR

    Responder
  7. cleber disse:14/11/11 19:01

    quando serao enviadas as cartas com o local de matricula dos alunos?

    Responder
    • guilherme claudio da silva rocha disse:24/04/12 12:51

      eu tenho 14 anos estou 6ano ensino medio estou muito a fim de estuda?obrigado.

      Responder
  8. ewerthon disse:30/11/11 13:22

    escola santa bernadete

    Responder
  9. bianca disse:01/12/11 21:53

    minha filha está querendo uma vaga pro Costa borges..

    Responder
  10. simone disse:14/12/11 8:29

    a carta do correio ainda não chegou, como eu faço para saber qual escola meu filho foi cadastrado?

    Responder
  11. cristiane leitao de miranda disse:04/01/12 21:18

    quero uma meu finlho presisa de uma vaga no irene garrido obigado pofarvou 5 ano

    Responder
  12. olarcio rufino noqueira disse:17/01/12 9:39

    meu filho tem 13ano que estudar na escola rene janete

    Responder
  13. sandra paixao da silva almeida disse:21/01/12 11:22

    oi minha filha caiu numa escola muito longe ja fiz o cadastrmento para ver se ela fica perto de casa porque se nao ela vai ficar sem estudar emuito longe de casa a escola que ela caiu nao tem condicoes dela ir a escola e cheia de mato e fica um monte de noia fumando droga

    Responder
  14. marceli pedro desouza disse:27/01/12 12:23

    eu queria saber que indempemdente da data da matricula se eu for para outro estado eu tenho dreito arealizar mina matricula mesmo se ja passou a data de fazer a mtricula

    Responder
  15. guilherme claudio da silva rocha disse:24/04/12 12:48

    eu quero muito estuda.

    Responder
  16. Ana Claudia disse:06/11/12 15:30

    Eu tenho uma filha que vai completar 06 anos no dia 16/04/2013. Por isso eu gostaria de matricula-la na escola Otavio Batista Coelho Filho, pois o meu filho ja estuda lá e então ficaria mais facil pra mim deixar os dois juntos. obrigada.

    Responder