Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Cantinho das abelhas é a nova atração de museu no Parque Siquierolli

Os insetos podem ser observados através de um vidro

O Parque Siquierolli, na zona norte de Uberlândia, está cheio de abelhas. O local abriga agora cinco colmeias com cerca de 4 mil insetos cada. Os ninhos, repletos de abelhas sem ferrão nativas do Cerrado, fazem parte do Cantinho das Abelhas, nova atração do Siquierolli voltada tanto para a visitação quanto para os estudos.

Os ninhos são divididos e ocupados pelas espécies jataí e mandaçaia, que possuem comportamento manso e não oferecem perigo aos visitantes. De acordo com Fernanda Helena Nogueira Ferreira, coordenadora do Museu de Biodiversidade do Cerrado do Parque Siquierolli, o Cantinho tem o intuito de levar conhecimento à comunidade, bem como estimular as pessoas a perder o medo de abelhas. “É muito comum a pessoa ver uma abelha e querer matá-la por conta do medo de ser ferroada.

Um dos nossos objetivos é mostrar, principalmente para as crianças, que existem abelhas que não ferroam. Dessa forma, a criança pode passar a gostar e preservar as abelhas”, afirmou. De acordo com ela, estes insetos têm importante papel polinizador, sendo responsáveis por cerca de 80% da polinização das flores do cerrado.

Visitações

O Cantinho das Abelhas conta com seis monitores responsáveis por explicar e mostrar como as abelhas vivem e se organizam. É possível ver no interior do ninho por meio de um vidro.

Escolas interessadas em visitar o Cantinho das Abelhas devem agendar visita com a administração do Museu da Biodiversidade. Já visitantes comuns podem checar a novidade de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

Parque tem equipamentos novos

Além do Cantinho das Abelhas, o Museu da Biodiversidade do Cerrado do Parque Siquierolli conta com outras novidades. A unidade ganhou cinco computadores, três deles sensíveis ao toque, que exibem conteúdos explicativos e de entretenimento aos visitantes. As vitrines que exibem os animais empalhados também foram reformadas, receberam vidros novos, e o interior do museu ganhou a decoração de bonecos de animais produzidos por um artista plástico local.

Saiba mais

Endereço: avenida Nossa Senhora do Carmo, 707, bairro Gramado
Funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Agendamentos de visitas ao Cantinho das Abelhas: 3212-1692 ou pelo site do Museu de Biodiversidade do Cerrado.

Comentários

4 respostas para “Cantinho das abelhas é a nova atração de museu no Parque Siquierolli”

  1. ola bom dia crio algumas especies de abelhas sem ferrao aqui no bairro Roosevelt, Uruçu Jandaira, Mandaçaia e outras especies, existe outros criadores em Uberlandia, para trocarmos conhecimento

Deixe uma resposta


6 + um =

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.