Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Características de animais do Cerrado são catalogadas

Hábitos de jaguatiricas e de outros 37 animais estão listados no livro

Os hábitos e características de 38 animais que habitam a região de Uberlândia estão retratados no livro “Rastros e Pistas: Guia de Mamíferos de Médio e Grande Porte do Triângulo Mineiro e Sudeste de Goiás”, que será lançado nesta terça-feira (25), no Center Convention, no Center Shopping. O material, que será distribuído em escolas da rede pública e em propriedades rurais, tem o intuito de ajudar a população do campo a identificar a fauna local, bem como auxiliar nos trabalhos de conservação destes animais.

O livro foi produzido pelo Programa de Conservação de Mamíferos do Cerrado (PCMC) e será lançado em parceria com o Consórcio Capim Branco de Energia (CCBE). O material, cuja tiragem é de 1,5 mil exemplares, é fruto de projetos desenvolvidos pelo PCMC, que rastreia e estuda animais do Cerrado em uma área de mais de 1 mil quilômetros quadrados que vai de Uberlândia até Caldas Novas, em Goiás.

De acordo com Frederico Gemésio Lemos, um dos pesquisadores do PCMC responsável pelo conteúdo do livro, “Rastros e Pistas” propõe auxiliar os produtores rurais a identificar quais animais circulam em sua propriedade e, dessa forma, contribuir para a preservação das espécies retratadas. “O livro é um guia de identificação. A ideia é mostrar para o produtor que, na mesma área em que ele vive, há um animal que tem as mesmas necessidades básicas que uma pessoa comum, como comer, se abrigar e se reproduzir”, afirmou.

Segundo Lemos, o principal fator que contribui para a morte dos animais do cerrado são os atropelamentos em estradas e o ataque de produtores rurais, que costumam caçar para proteger rebanhos. “A média é de quatro a cinco onças mortas a tiro por ano”, afirmou.

Trabalho divulga fauna local para crianças

Além de ajudar na identificação e preservação das espécies de mamíferos que habitam o Cerrado, o livro “Rastros e Pistas: Guia de Mamíferos de Médio e Grande Porte do Triângulo Mineiro e Sudeste de Goiás”, que será lançado hoje, no Center Convention, vai servir como divulgador da fauna local para crianças que estudam em escolas públicas.

“Não é todo mundo que conhece os bichos do nosso quintal. Em uma escola, as crianças sabem o que é uma zebra e um leão, que são africanos, mas, muitas vezes, desconhecem o lobo-guará e o cachorro-do-mato, que são brasileiros”, afirmou Frederico Gemésio Lemos, pesquisador do Programa de Conservação de Mamíferos do Cerrado (PCMC), responsável pelo livro. De acordo com ele, ainda não foram definidas quais escolas receberão os exemplares do material.

“Rastros e Pistas” contém informação de 38 mamíferos do Cerrado, que são descritos de acordo com seus hábitos alimentares e comportamentais, além dos rastros deixados no solo.

Comentários

Uma resposta para “Características de animais do Cerrado são catalogadas”

Deixe uma resposta


7 + = quinze

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.