Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Carteira de Trabalho demora até 15 dias para ficar pronta em Uberlândia

O cidadão que precisar da carteira de trabalho e tiver que recorrer à Unidade de Atendimento Integrado Estadual (UAI Estadual) de Uberlândia terá que enfrentar uma espera de até 15 dias para conseguir o documento. Uma demora que esbarra na falta de organização e burocracia, segundo pessoas que foram à instituição em busca da prestação desse serviço. Na UAI Estadual de Uberlândia são disponibilizadas, diariamente, 140 senhas para a retirada da carteira de trabalho, um serviço procurado por, em média, 120 pessoas por dia. O atendimento para expedição do documento é feito por 11 atendentes que revezam também com outros serviços, como a emissão da carteira de identidade.

Na UAI Estadual de Uberlândia são disponibilizadas, diariamente, 140 senhas para a retirada da carteira de trabalho

De acordo com a gerente da UAI Estadual em Uberlândia, Franciele Sousa, para que o atendimento seja feito, todo cidadão necessita primeiro ir até a unidade e marcar uma data para confecção da carteira de trabalho. Isso acontece, segundo ela, por causa da alta demanda. “Nós atendemos no mesmo dia em que a pessoa nos procura, mas quando excede a quantidade de senhas, marcamos para o dia seguinte”, afirmou Franciele Sousa.

Não foi o que aconteceu com o casal de namorados Gabriela Macedo e Gustavo Medeiros. Ambos estudantes tiveram que esperar uma semana pelo retorno agendado pela UAI. “Nós viemos aqui em um dia e nos agendaram para voltar depois de uma semana”, disse Gustavo. Além disso, no primeiro dia do agendamento, os dois esperaram por duas horas e meia até terem seus horários marcados. “Como estudamos, decidimos procurar a UAI com antecedência na esperança de não perdermos muitas aulas pela manhã”, afirmou Gabriela Macedo. O casal foi atendido às 10 h.

Fora do ar

Enquanto a reportagem do CORREIO de Uberlândia permaneceu no local, o site de agendamento para retirada da carteira de trabalho saiu do ar, segundo funcionários da própria UAI. Por esse motivo, nenhum agendamento foi realizado depois das 8h40, o que deixou a assistente comercial Renata Resende frustrada com o serviço. “Já perdi tempo aqui outras vezes porque não consigo marcar o agendamento, sem falar na falta de informação que a gente fica”, disse.

Demora não é novidade

Reportagens do CORREIO de Uberlândia já demonstraram, em outras ocasiões, a demora no atendimento prestado pela UAI Estadual. A mais recente, publicada no dia 11 de janeiro deste ano, informava que apesar de o atendimento começar às 8h, a fila no local se formava às 6h e registrou a espera de até cinco horas da aposentada Onilda Rosa da Silva.

Expedição do documento é facilitada

A Unidade de Atendimento Integrado Estadual de Uberlândia informou, por meio da gerente, Franciele Sousa, que existem funcionários exclusivos para entregar às pessoas, ainda na fila, informativos sobre os documentos necessários para cada serviço, inclusive para carteira de trabalho. Disse ainda que os usuários são informados por mensagem de celular quando as carteiras estão prontas. Atualmente existem 1,6 mil carteiras de trabalho guardadas no local à espera das pessoas que solicitaram o serviço, mas não retornaram para buscar o documento. Franciele afirmou que os agendamentos também podem ser feitos pelo site do Governo de Minas Gerais e qualquer dúvida pode ser esclarecida por meio do telefone, (34) 3256-4300.

Prefeitura presta o mesmo serviço

O serviço de emissão de carteira de trabalho também é oferecido pela Prefeitura de Uberlândia há aproximadamente cinco anos. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, os dados pessoais são captados e encaminhados ao Ministério do Trabalho, que em um prazo de 15 dias entrega a carteira pronta ao solicitante. Os atendimentos são feitos das 11h às 17h. Mensalmente, em média, são atendidas 200 pessoas, com exceção de janeiro que, por causa das férias, tem procura maior – neste ano, no referido mês, foram quase 300 atendimentos realizados. Na secretaria existem mais de 250 carteiras de trabalho à espera das pessoas que solicitaram o serviço, mas não retornaram.

Comentários

Uma resposta para “Carteira de Trabalho demora até 15 dias para ficar pronta em Uberlândia”

Deixe uma resposta


6 + = treze

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.