Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Copa do Mundo faz escolas de Uberlândia modificarem calendário do ano que vem

As escolas municipais, estaduais e particulares de Uberlândia, além da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), definiram o calendário acadêmico para o ano que vem com alterações motivadas pela realização da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

No primeiro semestre letivo das escolas municipais da cidade não haverá aulas por causa do Mundial  (Foto: Cleiton Borges 1/2/13)

No primeiro semestre letivo das escolas municipais da cidade, que começará em 4 de fevereiro, não haverá aulas por causa do Mundial no dia 12 de junho, data da abertura da Copa e dia de jogo da seleção brasileira, contra a Croácia. Em 17 de junho, que também é dia de partida do Brasil, está previsto dia letivo, mas a secretária municipal de educação, Gercina Novais, vai recomendar à comissão criadora de calendários que não haja aula nesse dia. Na sequência, as escolas estarão em recesso de 19 de junho a 13 de julho. Em 14 de julho, as aulas, ainda do primeiro semestre, serão retomadas e irão até 31 do mesmo mês. Como já terá havido o recesso, o segundo semestre começará no dia seguinte (1º de agosto).

Nas escolas estaduais o primeiro semestre letivo começará no dia 3 de fevereiro e haverá recesso de 12 de junho a 13 de julho, período em que a Copa será realizada no Brasil. Em 14 de julho as aulas voltarão e irão até 31 do mesmo mês, quando terminará o semestre. Como também já terá havido o recesso, o segundo semestre terá início no dia seguinte (1º de agosto). A mudança fez com que as férias, que costumam ocorrer no meio do ano, fossem antecipadas, coincidindo com o período da Copa.

E as escolas particulares e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) adotaram o esquema de só haver recesso em dias de jogos do Brasil durante a primeira fase do Mundial (12, 17 e 23 de junho). E podem aparecer novas datas caso a seleção brasileira passe para novas fases da competição. De acordo com a presidente do Sindicado das Escolas Particulares do Triangulo Mineiro, Atila Rodrigues, dois colégios particulares de Uberlândia decidiram adotar calendário diferente, com paralisação das atividades durante o período da Copa, após se reunirem com os pais e alunos.

Escolas Municipais

  • Início do primeiro semestre no dia 4 de fevereiro, terminando em 31 de julho
  • Recesso devido à Copa do Mundo no dia 12 junho e no período de 19 de junho a 13 de julho
  • Em 17 de junho, que também é dia de partida do Brasil, está previsto dia letivo, mas a secretária municipal de educação, Gercina Novais, vai recomendar à comissão criadora de calendários que não haja aula nesse dia
  • Início do segundo semestre no dia 1º de agosto, terminando em 19 de dezembro

Escolas Estaduais

  • Início do primeiro semestre no dia 3 de fevereiro, terminando em 31 de julho
  • Recesso devido à Copa do Mundo no período de 12 de junho a 13 de julho
  • Início do segundo semestre em 1º de agosto, terminando em 22 de dezembro

 

Escolas Particulares e UFU

  • Não haverá aulas somente em dias de jogos do Brasil durante a Copa

 

Comentários

6 respostas para “Copa do Mundo faz escolas de Uberlândia modificarem calendário do ano que vem”

  1. O Município poderia aproveitar o pique da Copa do Mundo e construir escolas e quadras nas escolas municipais que ainda não tem tais recursos. Como falar de esporte competitivo se os nossos alunos não dispõem de boas condições para treinar?

  2. Tá aí uma pessoa comprometida com as causas da população no campo da assistência e educação. Principalmente a mais carente.

    Nessa eu votaria. Porque nos outros… nem pensar.

  3. Taí a comprovação de que o Brasil nem país emergente é !È país de terceiro mundo !Será que se a copa fosse nos estados unidos ou na alemanha o governo permitiria esses procedimentos hein?

  4. Só não sei o porquê de mostrar uma foto de fevereiro/2013, sendo atual a reportagem. Não sei se foi preguiça, falta de tempo, não entendo… Não deixem o jornal cair em descrédito. Mais profissionalismo, os leitores agradecem.

  5. É POR ISSO QUE O BRASIL NÃO VAI PRA FRENTE!!!!

    SE DEUS FOR REALMENTE BRASILEIRO, O BRASIL SIL SIL VAI PERDER E FEIO ESTA COPA, AGORA SE VENCER AÍ PODE DESISTIR, QUE O CAPETA É DAQUI MESMO.

Deixe uma resposta


1 + três =

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.