Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

2/08/2011 13:04

Em menos de 48 horas, site da Câmara sofre nova invasão por hackers

Site da Câmara teve a imagem modificada por alguns minutos

Site da Câmara teve a imagem modificada por alguns minutos

O site da Câmara Municipal de Uberlândia sofreu uma segunda invasão pelo mesmo grupo hacker em menos de 48 horas. Por causa do ataque virtual da equipe conhecida como LulzSecBrazil, a página foi retirada do ar e não tem prazo para voltar a funcionar.

A invasão desta terça-feira (2) começou por volta do meio-dia. A página inicial teve a imagem alterada pela figura de um pingüim, em um tipo de ataque conhecido como “defacement” – ação em que são exploradas as falhas de segurança na codificação do site para derrubá-lo e modificá-lo. O grupo também utilizou a interface original do site para inserir notícias, uma enquete com o título “Você acha o Governo corrupto?” e um vídeo em que expunha o combate à corrupção como uma de suas motivações.

Os ataques da equipe foram divulgadas em uma rede social. As novas senhas e usuários de e-mail dos vereadores da Câmara também foram hackeados e publicados na internet, repetindo a ação da noite de domingo (31), em que foram divulgadas cerca de 200 senhas de acesso de parlamentares e servidores.

O presidente da Câmara, Vilmar Resende (PP), afirmou que esteve em reunião com membros da Polícia Civil (PC) para a definição de estratégias de segurança. “Vamos aguardar a decisão da Polícia Civil. O site só vai ao ar quando tiver um OK deles e da nossa equipe técnica”, disse.

O contrato da Câmara com a empresa fornecedora de softwares de segurança é de R$ 1.470 mensais.

Grupo já invadiu sites do governo federal

O site da Câmara Municipal de Uberlândia foi invadido pela primeira vez no domingo (31) e voltou a funcionar normalmente ontem (1).

A ação dos hackers resultou na divulgação de 200 supostas contas da Casa entre 2009 e 2010 no Twitter do grupo LulzSecBrazil. Foram divulgadas, ainda, senhas de vereadores para acesso aos serviços oferecidos pelo site. Os hackers também alteraram informações dispostas na página da Câmara.

O grupo LulzSecBrazil ficou conhecido por derrubar sites do governo federal em junho. Páginas oficiais de prefeituras e governos estaduais também foram invadidas pelos hackers.

Comentários (14)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. LAURA disse:02/08/11 13:33

    COMO SEMPRE O SENHOR VILMAR NAO SABE DE NADA..

    Responder
  2. Linus Torvalds disse:02/08/11 13:43

    Essa situação me fez lembrar do Manuel, o padeiro da esquina. Certa vez ele encontrou um pinguim na rua penalizado leva-o para casa, lhe dá comida e depois telefona para um amigo:
    - Encontrei um pinguim na rua e agora não sei o que fazer com ele!
    - Porque você não leva-o ao zoológico! – sugere o amigo.
    - Boa idéia!
    No dia seguinte, o amigo encontra o portuga na rua passeando de mãos dadas com o pinguim.
    - E aí Manoel? Você não disse que iria levar o pinguim ao zoológico ontem?
    - Ora, pois, eu levei! Ele gostou tanto que hoje vou levá-lo ao Playcenter!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  3. luciano disse:02/08/11 14:15

    O grupo que atacou foi o @LulzSecBrazil

    Nem pra dar noticias vcs servem

    Responder
  4. Pipoco, Bala Neles disse:02/08/11 14:22

    Se segurem vereadores!!!!

    seus segredos mais ocultos serao revelados!!!!

    HAHAHAHAHAHAHHAAHAHA

    Responder
  5. bini disse:02/08/11 14:46

    http://WWW.PREFIROLINUX.COM.BR

    Isso é o que da não usar linux nos computadores da prefeitura. Linux além de free trás muito mais segurança!

    O site foi pixado por um motivo? Alguém desconfia porque? rrsrsrsr

    Responder
    • Uberlandense disse:02/08/11 18:53

      O pior q usam windows pirata…hahahhahaa

      Responder
    • Vinicius disse:02/08/11 20:17

      Sim, utilizam o Xampp como ferramenta (Apache + MySQL + PHP integrado).. Não ensino isso nem na faculdade… O equipe fraca esta de TI…

      Responder
  6. @XandaoAndrade disse:02/08/11 14:56

    Hackers postaram enquete que perguntava se o governo era corrupto.

    __E qual foi o resultado?

    Responder
  7. Bruna - DIREITO disse:02/08/11 19:03

    Tem que hackear mesmo… Esses dias eu estava participando de uma assembléia por conta do aumento do valor do vale transporte, estava naqueles “camarotes” lá em cima, e lá em baixo os bacanas de terno e gravata com seus notebooks conversando no msn e olhando orkut… Pelo amor de Deus… estava nem prestando atenção no que estava sendo discutido… Que vergonha!!!

    Responder
    • Uberlandense disse:02/08/11 22:22

      Ahhhhh….eu consigo ficar no orkut, facebook, trabalhar e as vezes dirigir ao mesmo tempo…..

      Coisas da vida moderna…..

      Responder
  8. Marden Balduino Silva disse:02/08/11 19:49

    Tinham que hackear era o salário desses vereadorzinhos mequetrefes de Uberlândia. A culpa é do sistema que deve ser um lixo, sem segurança e sem segurança de um sistema parrudo como o LINUX. Agora o chato é escutar a BABAÇÃO DE OVO do presidente da câmara dizendo que vai acionar a P.F. COmo ele é ingênuo e bobinho!!!!!!!!!!!!

    Responder
  9. Vinicius disse:02/08/11 20:20

    Hahaha R$ 1.470 pra uma equipe de segurança destas? Deve ser do filho do presidente da câmara.. Será??? Hum???

    Responder
  10. Viegas disse:02/08/11 21:15

    Tem mais é que invadir MESMO!!!

    Responder