Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Estudantes comemoram Dia Mundial da Água

Estudantes conheceram o processo de captação e tratamento de água de Uberlândia

O Dia Mundial da Água (22 de março) foi comemorado por 120 alunos da rede municipal de ensino na Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira. As secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), prepararam a atividade como parte da programação da V Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos, que acontece do dia 19 a 23 de março. A realização é da Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Câmara Municipal de Uberlândia.

Estudantes do 5º ao 9º ano das unidades Odilon Custódio Pereira (bairro Seringueiras), Mário Alves Araújo Silva (bairro Luizote) e Stella Saraiva Peano (bairro Guarani) conheceram o processo de captação e tratamento de água de Uberlândia, visitaram o laboratório da ETA. Eles ainda assistiram uma palestra técnica que ministrada por uma equipe técnica do Dmae.

“A Secretaria de Meio Ambiente desenvolve há algum tempo atividades como essa em comemoração ao Dia Mundial da água. Já realizamos trabalhos não só aqui na estação Sucupira, mas também na estação do Bom Jardim, no Rio Uberabinha, e sempre com o objetivo de trazer a conscientização dessas crianças quanto ao futuro do meio ambiente e da água. Elas prestam muita atenção e ainda repassam o que aprenderam quando chegam em casa”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente, Raquel Mendes.

Após a visita, os alunos desenvolverão trabalhos e apresentarão ao restante das escolas o que aprenderam. “A pesquisa de campo é valorosa. Ela exemplifica o que as crianças aprendem em sala de aula independente da área de conhecimento. Vamos efetivar esse trabalho através de relatórios e apresentações para as outras crianças que não participar. Os alunos mostrarão fotos e explicarão tudo que aprenderam aqui”, disse a pedagoga da Escola Municipal Mário Alves, Raquel Magnólia.

Alessandro Santos, aluno do 5º ano, gostou do que viu. “Achei legal a casa das máquinas e como eles cuidam da água. Gostei de ver a cachoeira e de estar perto das plantas e até de animais”, disse.

Comentários

2 respostas para “Estudantes comemoram Dia Mundial da Água”

  1. DIA MUNDIAL DA ÁGUA

    Na comemoração do Dia Mundial da Água, 22 de março, não basta apenas fazer cartazes ou expor matérias na mídia a fim de que a população economize água. Algo tem que ser feito agora! Já! As vezes me questiono se realmente os responsáveis pelas indústrias, diretores de clubes, proprietários de piscinas, administradores de condomínios, e mesmo a população têm ciência da situação em que nos encontramos. De modo geral, os moradores não deixam sequer um metro quadrado de área permeável em seus imóveis, o que faz com que toda água da chuva passe a se destinar e acumular nas vias públicas, que não raramente estão cheias de lixo e resto de material de construção, ali jogados pela própria população. Nas residências, escolas, comércios ou indústrias, a água potável ainda é utilizada para fazer a limpeza do piso e também para a descarga nos vasos sanitários, o que é inadmissível. Nos imóveis particulares, que geralmente não dispõem de área destinada para jardim, plantas frutíferas ou hortaliças, estes possuem um número expressivo de plantas em vasos, que necessitam contantemente de água potável e cuidados. Algumas espécies de árvores plantadas livremente na cidade apresentam raízes, que em busca de água, danificam tudo que encontram pela frente, inclusive tubulações de água e esgoto. Assim, não basta apenas economizar, é preciso fazer algo urgente e agora!

    Paulo César Alves Rocha (PC)
    professor, advogado

  2. E preciso mais que festa ou evento nos dias de comemoração e começar a pensarmos em ações a longo prazo…com mudanças de comportamentos em vez de eventos pontuais que visa apenas o imediatismo.
    Paulo Cesar apoiado.

Deixe uma resposta


− dois = 7

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.