Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

12/01/2012 7:13

FGTS será usado na compra de material de construção

Jornalista

Eurípedes da Silva espera terminar reforma com a nova linha

A nova linha de crédito de material de construção para a classe média, que utilizará recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além de facilitar a realização dos sonhos de alguns trabalhadores com a reforma da casa própria, promete aumentar o lucro dos lojistas e prestadores de serviço do setor em Uberlândia.

Com juros de 12% ao ano, a linha de empréstimo que deve liberar até R$ 20 mil por pessoa em até 120 meses tem taxas de juros abaixo da metade de outras opções oferecidas pelo mercado, como o Construcard, da Caixa Econômica Federal, que possui juros médios de 28,8% ao ano. A linha de crédito com recursos do FGTS propõe a ampliação e reforma de imóveis residenciais enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação e contempla inovações, como equipamentos de aquecimento solar.

O servidor público Eurípedes Jerônimo da Silva, 54 anos, acredita que com a nova linha de crédito poderá finalizar de vez a reforma da casa, que já dura mais de cinco anos. Hoje, ele possui uma dívida com a Caixa, fruto do Construcard, por isso, pretende quitá-la o quanto antes para fazer o novo financiamento. “Preciso de mais R$ 15 mil para terminar a reforma. Com juros mais baixos fica mais fácil pagar. Hoje, o juro que pago é pesado e acabei atrasando”, disse.

Ao todo, o crédito disponível será de R$ 300 milhões para todo o país, podendo chegar a R$ 1 bilhão. Para tomar o empréstimo, o financiador deve ter conta no FGTS e comprovar a propriedade do imóvel residencial regularizado com valor máximo de R$ 500 mil. Aprovada, anteontem, pelo Conselho Curador do FGTS, a linha de empréstimo só será liberada após a regulamentação, que deve levar cerca de um mês.

Lojistas esperam recuperar perdas de 2011

Para os lojistas do setor de materiais de construção, a criação de uma nova linha crédito para a reforma de imóveis gera a expectativa de recuperar as perdas em torno de 20% no faturamento registradas em 2011.

O empresário José Nilton Almeida diz que esta linha veio na hora certa. “Começar o ano com esta notícia mexe com o mercado e assim nos preparamos para esta resposta”, disse.

Para João Batista Lamounier, empresário do setor há sete anos, as reformas menores – de até R$ 20 mil – movimentam o comércio, principalmente nos bairros. “A pequena reforma é responsável por 70% do faturamento da minha empresa.”

A nova linha de crédito também é uma oportunidade para os prestadores de serviço da construção civil, que esperam que as ofertas de trabalho aumentem e, consequentemente, os salários. “Os trabalhadores vão ganhar em dose dupla. Além disso, o pessoal terá acesso a essa linha de crédito para reformar a casa deles”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Uberlândia, Reinaldo Rosa.

Já para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, Paulo Roberto Ribeiro, a nova linha vai beneficiar o mercado informal. “Para as indústrias isso pode gerar um certo prejuízo com a fuga de mão de obra”, afirmou.

Construcard é uma das linhas mais populares

Hoje, entre as linhas de crédito para reforma de imóvel, o Construcard, oferecido pela Caixa, é a mais popular. Com juros médios de 2,4% ao mês (28,8% ao ano) e prazo de pagamento de até 60 meses, a linha de empréstimo libera qualquer valor dependendo da renda da pessoa que vai tomar o empréstimo.

Para aprovação do crédito, o solicitante não pode possuir restrições cadastrais. O valor será disponibilizado em um cartão a ser utilizado diretamente em casas de materiais de construção ou com a apresentação de notas de cada estabelecimento comercial com o valor do pedido.

Crédito

Com recursos do FGTS:

Crédito Disponível: R$ 300 milhões a R$ 1 bilhão
Empréstimos: de até R$ 20 mil para materiais de construção
Pagamentos: em até 120 meses
Juros de 12%

Critérios

- Para tomar o empréstimo, o financiador deve possuir conta no FGTS
- Comprovar a propriedade do imóvel residencial regularizado com valor máximo de R$ 500 mil

Construcard:

Juros médios: 2,4% ao mês – 28,8% ao ano
Pagamentos: de até 60 meses

Critérios
-Pode ser liberado qualquer valor dependendo da renda da pessoa

Simulações Construcard

Renda Crédito a ser liberado
R$ 622 (salário mínimo) – R$ 5 mil
R$ 1.244 (dois salários mínimos) – R$ 9,6 mil
R$ 3.110 (cinco salários mínimos) – R$ 25 mil
R$ 6.220 (dez salários mínimos) – R$ 50 mil

Comentários (48)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. Souza disse:23/01/12 13:31

    Quem já possui emprestimo no Construcard, poderá utilizar essa nova regra para amortizar sue debito?

    Responder
    • daniela disse:21/01/13 20:01

      quero saber se posso utilizar o fgts mas ja tenho construcard.

      Responder
  2. Rafael Rosa disse:26/01/12 14:51

    Quem tem imóvel do programa minha casa minha vida do governo federal também poderá usar está linha de crédito.Ainda não temos o contrato da casa pois a Caixa Econômica ainda não liberou.

    Responder
  3. viviane disse:30/01/12 16:49

    Bom dia e se o imovel estiver no nome do pai ou da mae, não tem como aprovar.Porque eu me entereço só que minha casa fica, por cima da casa do meu pai como faço para conseguir este emprestimo.

    Responder
    • Aparecida Viana disse:08/06/12 10:17

      Tenho fgts retido quero construir gostaria de saber se posso sacar?
      Ou sacar para acabar de quitar a dívida de um terreno que comprei?

      Responder
      • Rita Almeida disse:27/01/13 20:27

        tenho uma casa de doação,posso usar meu fundo de garantia para ampliala

        Responder
  4. Evelin Lima disse:05/03/12 21:02

    Oi queria saber quando q sera liberado essa linha de credito,pq eu fui na caixa economica e eles ainda ñ estavam sabendo,e se a casa q ñ estiver escritura só contrato de compra e venda tambem dá para fazer

    Responder
  5. angela disse:13/03/12 15:05

    tenho construcad pago as parcelas em dia,tenho direito ao credito do fgts,minha reforma ficou sem terminar.
    como vai ser os criterios para compra dos materias.

    Responder
  6. Sabrina disse:10/04/12 8:59

    Quem já tem empréstimo no Construcard, poderá usar essa nova regra para diminuir o débito?

    Responder
  7. ronaldo jose tochetto disse:10/04/12 14:54

    Boa tarde,

    tenho uma duvida, trabalho em uma empresa, tenho conta do fgts, ja fazem 17 anos, porem moro em um sitio, gostaria de saber se tambem tenho direito de conseguir o emprestimo.

    Obrigado
    Ronaldo Tochetto
    Cascavel. pr.

    Responder
  8. emerson rodrigues nascimento disse:16/05/12 13:23

    estou com 10 mil no fgts retido,gostaria de compra material para construção da minha casa,eu moro alugado a mas 10 anos eu quero te minha casa própria como que eu faço meus amigos.

    Responder
  9. rodrigo pereia ramires disse:20/07/12 21:56

    com usar fgts tenho 6mil mais nao posso usar

    Responder
  10. jaques disse:17/08/12 22:26

    pedi demissão como posso utilizar o fgts para comprar material de construção

    Responder
  11. flavio da silva disse:26/08/12 7:30

    Tenho um fgts inativo há 8 anos,queria utilizá-lo no construcard,para reformar,isso épossível?

    Responder
  12. Dr chris disse:13/09/12 0:56

    Você está na necessidade de um empréstimo? se sim aplicar agora com a quantidade necessária ea duração do empréstimo em universalloanlenders@hotmail.com

    Responder
  13. marcio batista dos santos disse:23/10/12 13:48

    como eu faço pra usar meu FGTS
    na compra de material de construçao porq fui mandado sem direito e nao comsigo usalo queria usar ne compra de material

    Responder
  14. miriam ferreira disse:28/10/12 12:14

    bom dia, pedi demissão do enprego e tenho o fgts retido, gostaria de saber se posso usar,para reformar a casa da minha mãe, ou posso financiar a entrada de um apartamento,,obrigado pela atenção

    Responder
  15. edney disse:30/10/12 0:58

    gostaria d sabe que no meu caso q a casa esta no nome da minha mulher c eu tbem posso usar o fgts para construção

    Responder
  16. Wilson de Lima disse:01/11/12 12:35

    Gostaria de saber se posso utilizar meu FGTS para amortização da dívida do Construcard.

    Grato, desde já.

    Responder
  17. mariana freitas dos reis disse:05/11/12 12:53

    uai meu esposo foi na caixa fazer o construcard e é a maior democracia, ai ele desistiu é a maior friscura, parece ser tao simples! tem uma renda de 1.900

    Responder
  18. mariana freitas disse:05/11/12 12:56

    quero saber se ja posso comprar material de construcao?
    se eu puder oque devo fazer?

    Responder
  19. mariana freitas disse:05/11/12 12:59

    quero saber porque para fazer o cartao construcad é tao democratico?? aqui parece ser tao simples, mais na pratica é uma democracia terrivel???!!!

    Responder
  20. leia disse:05/11/12 16:00

    gostaria de saber se posso usar o meu fgts, para reforma minha casa .Só que a casa não é no meu nome moro no fundo da casa dos meus pais e gostaria de reforma e de fazer mais 2 comodos. gostaria de saber se a caixa libera

    Responder
  21. Marcelo Pelossi disse:13/11/12 19:32

    O Governo faz uma festa liberando empréstimo para quem tem FGTS e quer reformar a casa a juros pequenos, quando o correto seria podermos sacar o FGTS e fazer essa reforma sem pagar juros algum. Se é do trabalhador, por que o dinheiro do FGTS só é meu quando eu morrer ou estiver prestes a morrer? Por que não posso usufruir dele em vida, e sim somente o governo?

    Responder
  22. Luís disse:15/11/12 22:56

    Sou funcionário da Caixa e isso é mentira. Hoje, não dá pra usar o FGTS pra financiar o Construcard. E tenho dito! =P

    Responder
  23. Ricardo W.F. Muniz Filho disse:17/11/12 23:02

    Tenho um imovel de posse, pago apenas o iptu do mesmo, posso fazer uso do meu fgts para melhoria desse imovel?

    Responder
  24. vanessa alves da hora disse:18/11/12 10:43

    Oi , eu tenho um fgts retido , e gostaria de saber se ele pode ser usado para compra de materiais de construção. aguardo retorno .Atenciosamente . Vanessa.

    Responder
    • luciana correa lemos disse:27/11/12 2:53

      boa noite eu tenho um fundo,de garantia retido gostaria de saber se posso usar para construir,vai fazer três anos que pedir conta da minha última empresa queria saber se posso usar esse dinheiro para construir e como faço se for possivel!!!!!

      grata luciana!!!!

      Responder
  25. edson brasilino da silva disse:04/12/12 23:46

    gostaria de saber se eu posso fazer a retirada o fgts que esta retido no valor de quase 7 mil e gostaria de saber tbm se a caixa pode esta liberando pra construçao por grntileza me comunique pois eu estou precissando muito me de uma soluçao ou me mande uma correspondecia do que eu tenho que fazer pra retirada dessse dinheiro com urgencia pois minha esposa esta gravida de 9 meses e nao tenho condiçoes para aumentar a minha casa já temos 2 filhos e ai vem o terceiro me ajuda por favor desde já eu agradeço edson

    Responder
  26. Dalva A.G disse:07/12/12 16:35

    eu sou funcionaria municipal, exerce a funçao desde do ano 2007, sera que consigue pegar um valor para reformar minha casa

    Responder
  27. JULIANA ALVES DA COSTA disse:17/01/13 12:06

    PORQUE EU NÃO POSSO SACAR MEU FGTS PARA REFORMAR MINHA CASA SE ELE ME PERTENCE? EU NÃO SOU OBRIGADA A ADQUIRIR UM CONSTRU CARD, PARA TER MEU DINHEIRO LIBERADO.

    Responder
  28. vilmar de paula estevam disse:06/02/13 20:26

    eu sou viuva eu poso pegar o fgts dele

    Responder
  29. James disse:27/02/13 19:36

    Caro senhor / senhora,

    Você é um homem de negócios ou mulher? Você está em qualquer estresse financeiro ou fazer
    você precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você tem um crédito de baixo
    pontuação e você está encontrando dificuldades para obter um empréstimo de bancos locais
    e outras instituições financeiras?

    a) empréstimo pessoal, expansão dos negócios.

    b) Business Start-up e da Educação.

    c) consolidação da dívida.

    d) Empréstimos Hard Money.

    Nosso método oferece a você a oportunidade de indicar o montante do empréstimo necessário
    e também a duração pode dar ao luxo de completar o reembolso do empréstimo
    com uma taxa de juros de 3%. Isso lhe dá uma chance real para obter a
    fundos que você precisa. Os candidatos interessados ​​devem preencher o abaixo
    Detalhes: -

    Nome completo:

    Montante necessário:

    Comprimento de empréstimo:

    ocupação:

    Renda Mensal:

    idade:

    Endereço / País:

    Telefone para contato:

    Aguardando sua resposta via e-mail Jameskrotovloanfirm@gmail.com

    Atenciosamente,

    James Krotov

    Responder
  30. maria cristina figueroa hoyo disse:15/04/13 14:14

    Como posso usar o dinheiro do fundo de garantia para comprar material de construção para poder terminar a reforma da minha casa, eu não queiro empréstimo bancario, só queiro usar o dinheiro do fundo de garantia que não passa de R$ 6,000,00.
    Obrigada pela atenção e aguardo uma resposta urgente.

    Responder
  31. luciana do prado serapiao disse:29/04/13 7:23

    eu quero usa o meu fgts na reforma de minha casa, eu posso retirar aqui na material de contrusao , o meu fgts esta 3.766.06 oque precisa fazer pra mim retirar, obrigado

    Responder
  32. Luciana Aparecida da Silva Santos disse:11/06/13 20:54

    ” pode ser liberado o FGTS para reforma , mas o imóvel que moro está no nome de meu pai.” Como faço para conseguir este empréstimo. Tenho 19 anos de contribuição .

    Responder
  33. Valdecir Gomes disse:22/06/13 5:47

    Bom dia eu pedi demissão de um emprego posso usar o fgts para construir minha casa

    Responder
  34. Mr Anderson disse:28/06/13 9:50

    Obter um empréstimo hoje no baixo índice de aplicar agora empréstimos são concedidos a uma taxa de 3% aplicam-se agora o que pode aumentar o seu negócio a uma maior altura. Estamos oferecendo empréstimo para pessoas de negócios e pessoais, se você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio ou empréstimo para pagar as contas entre em contato conosco via (georgeanderson.loanfirm255@gmail.com) agora e obter um empréstimo de nossa empresa … Eu prestar os melhores serviços de empréstimo.

    Responder
  35. renato ferreira freitas disse:19/07/13 15:57

    eu tenho 1600 reais retido . meu nome esta em restrição preciso reformar minha casa posso usar esse dinheiro..

    Responder
  36. Moacir Mueller disse:12/08/13 21:11

    Posso usar o fgts para construir uma casa de madeira? Era o que eu queria.

    Responder
  37. karina disse:01/10/13 8:40

    quero saber se posso fazer um emprestimo no cartão construcard e abter a divida no meu FGTS.

    Responder
  38. Mario Belo disse:14/10/13 19:11

    Eu teno R$15,000.00 de FGTS. oque é necessário para liberar o meu FGTS para construção de um imóvel? mas já possuo o terreno.

    Responder
  39. ana paula disse:15/10/13 13:01

    eu tenho dez mil de fundo de garantia minha casa e financiada pela caixa baixa renda posso usa pra compra material de construção

    Responder
  40. thais caroline disse:01/11/13 12:26

    quero saber como eu posso asar o fgts para construi ha minha casa

    Responder
  41. ed carlos de arruda disse:02/12/13 13:28

    quero saber;eu pedi conta e meu FGTS esta retido; como que eu faço pra eu utilizar o FGTS pra eu comprar matérias de construções par reforma casa?

    Responder
  42. jennifer disse:12/12/13 12:40

    oi moro com minha mae e a casa ta no nome dela …posso usar o fundo de garantia para ajudala no material de construcao?

    Responder
  43. TATIANE BRAGA DE SOUSA disse:29/01/14 22:51

    Boa noite, gostaria de utilizar o meu FGTS para reformar a minha casa, só que estou com restrições no meu nome, tem algum problema? e também a casa esta no nome do meu esposo só que somos casados em comunhão parcial de bens e a casa foi contruida depois de casamos, também tem problemas para concesão?

    Responder
  44. frank gomes da silva disse:06/03/14 18:36

    Eu estou precisando fazer esse empréstimo,para construção de minha casa.

    Responder