Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Horário de verão começa neste domingo e relógios deverão ser adiantados em 1 hora

O novo horário terminará à zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012

Os relógios de quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do Estado da Bahia, deverão ficar adiantados em 1 hora a partir deste domingo (16). Entra em vigor, à zero hora, o Horário de Verão 2011/2012.

O novo horário, que dessa vez terminará à zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012, vai vigorar em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia, que irá participar novamente da medida.

De acordo com o engenheiro de Operação do Sistema da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Wilson Fernandes Lage, o principal benefício do Horário de Verão é o aumento da confiabilidade e segurança na operação do sistema elétrico, o que acaba reduzindo o risco de apagões. “Isso é alcançado pela redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro, que ocorre no período das 18 às 22 horas”.

Ainda segundo o engenheiro, o Horário de Verão pode gerar uma série de outros ganhos. “Com a sua adoção, é possível, por exemplo, facilitar a programação de manutenções, reduzir a necessidade de geração térmica para atendimento de ponta, minimizar a necessidade de investimentos para atendimentos localizados e preservar o meio ambiente, já que a poluição que seria produzida pela queima de combustível fóssil é evitada”, disse Wilson.

Previsão de economia

Em Minas Gerais, está prevista uma redução na demanda diária máxima de energia de até 4%, o que corresponde a cerca de 300 MW. Essa potência equivale, por dia, a uma redução no horário de pico comparável à geração de 2,3 usinas do porte da Usina Térmica Igarapé (a plena carga) ou mesmo a 30% da carga de pico de Belo Horizonte.

Durante esses pouco mais de quatro meses, espera-se uma economia de energia de até 0,5% (110.000 MWh), o que seria suficiente para abastecer a capital mineira durante dez dias. Para o consumidor residencial, por sua vez, a redução mensal pode chegar a 5%, caso sejam mantidos os hábitos de consumo.

Segundo Wilson Lage, como nesta época os dias ficam mais longos, a economia registrada, principalmente nas regiões mais ao Sul do Estado, pode ser bastante significativa. “Quanto maior a distância da linha do Equador, maior o efeito do horário”.

Esta é a 41ª edição do Horário de Verão, que desde 2008, possui data fixa de início (terceiro domingo de outubro) e término. Como a data de término prevista no ano que vem coincidirá com o domingo de carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte (26/02/12), conforme Decreto 6.558, do Ministério de Minas e Energia.

Comentários

3 respostas para “Horário de verão começa neste domingo e relógios deverão ser adiantados em 1 hora”

  1. Muita gente não gosta do horário de verão, mas eu acho muito bom, principalmente á tarde para fazer exercícios físicos ao ar livre, após chegar do trabalho.

  2. Está sendo divulgado nesta página da internet do correiodeuberlândia que o horário de verão que inicia a zero hora de domingo, dia 21 de outubro de 2012, vai até a zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012, ao invés de 26 de fevereiro de 2013. Queiram corrigir a data.

Deixe uma resposta


sete + = 12

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.