Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Maratona de programação reúne os melhores de MG

Evento teve alunos de 21 universidades mineiras e aconteceu anteontem na sede da Universidade Corporativa Algar

Cento e cinquenta estudantes de 21 universidades de Minas Gerais estiveram reunidos em Uberlândia para participar da primeira edição da Maratona Mineira de Programação. A competição, realizada neste sábado (26) na Universidade Corporativa Algar, a Unialgar, media o raciocínio lógico e matemático dos participantes. A equipe Starterf Edition, de alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sagrou-se campeã do torneio e foi premiada com televisores de LCD.

A Maratona Mineira de Programação foi tida como um preparatório para a Maratona Brasileira, que irá acontecer em setembro em Londrina, Paraná. Cada equipe, formada por três estudantes, tinha cinco horas para resolver até 11 problemas matemáticos de diferentes graus de dificuldade. As soluções dos problemas, apresentadas por meio de software, eram avaliadas por um júri composto por professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Unicamp e outras universidades.

Minas Gerais foi o primeiro Estado a organizar uma competição de nível estadual de programação, segundo informou João Henrique de Souza Pereira, coordenador de Desenvolvimento de Soluções da Algar Telecom. “Foi uma saída encontrada pelas universidades locais para melhorar o desempenho dos alunos na Maratona Brasileira. A escolha de Uberlândia como sede do evento foi por conta da nossa experiência em organizar competições do tipo, como as Etapas Regionais [organizadas pela Algar Telecom]”, afirmou.

A equipe FD, também da UFMG, ficou com o segundo lugar e foi premiada com videogames portáteis. Já o time Paranoids Parrots, da UFU, ficou com a terceira posição e foram laureados com telescópios.

Inscrições para 10ª edição

A partir do dia 4 de junho, interessados já poderão se inscrever para a décima edição da Maratona de Programação da Algar Telecom, que irá acontecer dia 10 de junho.

O evento, elaborado em moldes semelhantes ao da Maratona Mineira de Programação, onde deverão ser resolvidos problemas matemáticos por meio de softwares, é voltado para estudantes da área de Exatas, tais como Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, dentre outras.

A Maratona Algar é vista por muitos como porta de entrada para o mercado de trabalho, já que grandes talentos da programação são descobertos durante a competição.

As inscrições poderão ser feitas até a data do evento, por meio do site da Algar Telecom.

Comentários

4 respostas para “Maratona de programação reúne os melhores de MG”

  1. Muito boa e toda a organização está de parabéns…eu fui um dos participantes e toda a maratona foi impecável, desde a recepção até a despedida.

Deixe uma resposta


− cinco = 3

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.