Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Missa do Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Semana Santa inicia com a celebração da Missa do Domingo de Ramos

Com a celebração da Missa do Domingo de Ramos, os fiéis católicos iniciaram, neste domingo (1º), a Semana Santa. A cerimônia, que lembra a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, sendo aclamado pela multidão, foi marcada pela bênção dos ramos e pelas procissões. Para os católicos, a Semana Santa é um tempo de maior recolhimento, oração e penitência.

A programação iniciada ontem segue por toda a semana, com destaque para a sexta-feira, quando é encenada a Paixão de Cristo na Catedral de Santa Teresinha e as missas do Domingo de Páscoa que encerram as celebrações especiais.

Hoje no Centro da cidade, centenas de fiéis saíram em procissão da Igreja do Rosário, onde foi realizada a bênção dos ramos, até a Catedral de Santa Teresinha, onde foi celebrada a missa pelo bispo Dom Paulo Francisco Machado. De acordo com o pároco da Catedral, Olimar Rodrigues, “este é o início de uma semana em que os fiéis têm que alimentar o desejo de profunda conversão para que a Páscoa (celebração da ressurreição de Cristo) seja realmente de vida nova”, afirmou.

O aposentado Alírio José Borges, 72, afirma que, desde os 19 anos, participa das celebrações e esta é a semana mais especial do ano. “É uma renovação da fé, reanima e dá alegria. A Páscoa é para que possamos afinar com o Senhor”, disse.

Maria Abadia dos Santos, 65, aposentada, disse que “essa é a fiel caminhada rumo à salvação. Devemos viver todos os dias como se fosse a Semana Santa”, afirmou.

A Semana Santa lembra os últimos dias de Jesus Cristo, desde sua chegada a Jerusalém, a sua paixão, até sua morte e ressurreição.

Significado especial

Os ramos abençoados durante a missa de abertura da Semana Santa têm significado especial para todos os católicos, por isso alguns guardam as plantas em casa durante o ano todo.

A aposentada Luzia Macedo, 82, além de pegar os ramos distribuídos na igreja, leva alguns de casa. Segundo ela, os ramos abençoados são guardados de maneira especial e usados em momentos de necessidade. “Quando tem uma tempestade ou uma situação de medo, eu coloco os ramos para queimar e a fumaça espantas as coisas ruins. Como costumo levar erva cidreira para ser abençoada na igreja, quando perco o sono, também faço um chá com ela”, disse.

Além desta tradição mantida por alguns fiéis, a Igreja guarda os ramos abençoados para queimá-los e utilizar as cinzas na Missa de Quarta-feira de Cinzas do ano seguinte.

Veja as fotos da Missa do Domingo de Ramos

Programação da Semana Santa

Segunda-feira (2/4)
6h30 – Via-Sacra / Santa Missa

Terça-feira (3/4)
6h30 – Via-Sacra / Santa Missa
9h às 11h30 – Confissões Individuais
14h às 17h – Confissões Individuais
18h – Santa Missa com Sermão da Agonia de Jesus e o beijo à Imagem veneranda de Nosso Senhor dos

Quarta-feira (4/4)
6h30 – Via-Sacra / Santa Missa
9h às 11h30 – Confissões Individuais
18h – Santa Missa seguida de procissão do Encontro da Imagem de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores e em frente à Catedral Sermão do Encontro

Quinta-feira (5/4)
9h – Missa da Unidade (bênção dos óleos dos catecúmenos, enfermos e da consagração do crisma; participação dos presbíteros, diáconos, seminaristas, consagrados, consagradas e fiéis)
19h30 – Missa da ceia do Senhor; cerimônia de Lava-Pés; procissão interna do Santíssimo Sacramento para o altar lateral, onde ficará exposto para adoração dos fiéis; início do grande luto da Igreja com a desnudação do altar, lembrando a todos sobre o momento de recolhimento, oração e penitência
21h – Início da grande Vigília Eucarística com participação de todas as pastorais e movimentos até 0h

Sexta-feira da Paixão (6/4)
7h – Via-Sacra
9h30h – Confissão comunitária e coleta da Campanha da Fraternidade
14h – Início da Novena da Divina Misericórdia
15h – Solene Ação Litúrgica (Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Comunhão)
18h – Encenação da Paixão de Cristo (em frente à Catedral; em seguida, procissão do Senhor morto e veneração)

Sábado Santo (7/4)
20h – Solene Liturgia Pascal – Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística

Domingo de Páscoa (8/4)
6h – Procissão com a imagem de Cristo Ressuscitado e Santa Missa
9h / 16h / 18h e 19h30 – Santa Missa

*Todas as igrejas da Diocese têm programações individuais para a Semana Santa

Comentários

Uma resposta para “Missa do Domingo de Ramos dá início a Semana Santa”

  1. Sou catolico E
    ja Li, re-li a biblia de Gênesis ate Apocalipse,
    varias vezes,
    e eu nunca vi JESUS dando raminho pra minguem levar pra casa.
    NEM DEUS, mandou ninguem levar ramos para casa..
    ALGUEM sabe me informar quem INVENTOU ISSO???
    NEM O PADRE SABE..

Deixe uma resposta


− um = 7

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.