Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

7/03/2013 18:56

Programa de acesso ao ensino técnico oferecerá 4.306 vagas em Uberlândia

Repórter

Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira, anunciou as vagas do Pronatec

O Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) disponibilizará, em 2013, 4.306 vagas para adultos e jovens a partir de 16 anos. As vagas estão divididas em 52 cursos nas mais diversas áreas. Neste aumento houve um incremento de 46 cursos e 3.472 vagas em relação ao ano passado.

De acordo com Murilo Ferreira, a expectativa era de que seriam 879 vagas do Pronatec neste ano, mas vagas destinadas a outras cidades da região que não eram ocupadas foram transferidas para Uberlândia. “Contei com o apoio das executoras parceiras para que nós pudéssemos remanejar essas vagas”, disse.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas no Terminal Central e nos Centros Profissionalizantes dos bairros Lagoinha, Planalto, Luizote de Freitas e Alvorada, a partir de segunda-feira (11)

Cursos

Alguns dos cursos das áreas de automotores, produção alimentícia e beleza oferecidos pelo Pronatec em 2013 já eram ofertados por outros programas da prefeitura em 2012.

Para abrigar os novos alunos e cursos profissionalizantes, pelo menos três novos espaços da cidade serão utilizados, como a cozinha comunitária da prefeitura e os Centros Profissionalizantes dos bairros Luizote de Freitas e Alvorada, nas zonas oeste e leste, respectivamente. “Nós precisamos formar nossa juventude para novas oportunidades e perspectivas”, afirmou o prefeito.

As instituições apoiadoras do Pronatec em Uberlândia que já ofereciam cursos e que manterão as aulas são: o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai) e a Escola Técnica de Saúde (Estes) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

 

Comentários (6)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. Lucas Lopes disse:07/03/13 20:25

    É jovem! É experiente! Da-lhe Murilo!

    Responder
  2. Leandro Xhaden disse:07/03/13 22:19

    Plac Plac Plac!!! Parabéns Murilo.

    Responder
  3. amilton disse:07/03/13 23:43

    cade o centro profissionalizante do grande sao jorge. estamos de fora?

    Responder
  4. Dnieber C. Assis disse:08/03/13 0:08

    Prezado João Feliciano.

    Inicialmente eu gostaria de parabenizar pela reportagem sobre o PRONATEC e aproveitar para complementar que a Escola Técnica de Saúde (ESTES) da UFU, vai oferecer além dos cursos citados na reportagem (cuidador de idoso, cuidador infantil e agente comunitário de saúde), os cursos de auxiliar de saúde bucal, agente de combate à endemias, frentista, técnico em meio ambiente e técnico em segurança do trabalho.
    Acreditamos, por ser esse um jornal bem conceituado e bastante lido pela população de Uberlândia, ser de suma importância a divulgação destes cursos atrvés deste jornal.

    Agradeço pela sua atenção,

    Prof. Dnieber C. Assis
    Coordenador Adjunto do PRONATEC ESTES/UFU
    dnieber@estes.ufu.br
    34 99788450

    Responder
  5. Lurana Glória Guimarães disse:08/03/13 10:34

    Apesar de gratuito, vão sobrar vagas, não tenho dúvidas disso, são áreas muito pouco valorizadas!!!!!

    Responder
  6. Luiz Fernando disse:13/09/13 9:27

    Se não tem reclama, se tem é pouco valorizado… a eterna reclamação. Parabéns Murilo pela sua inovação e busca por melhorias!

    Responder