Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

30/09/2011 18:31

Projeto prevê aposentadoria especial para motoristas

Paulo Paim é autor do projeto de lei que deve ser votado em novembro no Senado

Projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional prevê a concessão de aposentadoria para motoristas profissionais ou autônomos após 25 anos de trabalho. O benefício é um dos pontos que compõe o Estatuto do Motorista, que visa regulamentar a atuação de profissionais motorizados no mercado de trabalho. O projeto de lei deve ir à votação em novembro no Senado e contempla ainda a adoção de um piso salarial para a categoria.

O Estatuto do Motorista foi tema de audiência pública realizada nesta sexta-feira (30) na Câmara Municipal de Uberlândia. A solenidade contou com a presença do autor do projeto, o senador Paulo Paim (PT-RS), que também recebeu o título de cidadão honorário uberlandense.

A regulamentação será dividida conforme as diferentes categorias profissionais, abrangendo caminhoneiros, motoristas de ônibus, taxistas, dentre outros. O Estatuto ainda não possui um texto final, já que não se chegou a um consenso em questões como carga horária, que pode ser de 6h a 8h diárias, e piso salarial. “Queremos trazer um conforto jurídico para o setor. Hoje tem caminhoneiro que trabalha 36 horas sem parar, o que facilita a ocorrência de acidentes de trânsito”, afirmou Paim.

Outro ponto a ser definido é a aposentadoria especial para motoristas, que teriam direito a encerrar as atividades após 25 anos de trabalho. “É um serviço penoso, insalubre e perigoso. Reúne todos os requisitos para a profissão receber uma aposentadoria especial e não cair no famigerado fator previdenciário”, disse.

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), Vander Francisco Costa, afirmou que o Estatuto irá ajudar a atrair mão de obra para o setor. “Estamos mais focados em regulamentar a jornada”, disse.

Propostas

A criação de um piso salarial é visto por lideranças políticas como um dos principais pontos a serem definidos pelo Estatuto do Motorista. Para o vereador Célio Moreira (PMDB), a melhoria salarial ajudaria a resolver o problema da carga horária excessiva. “Hoje, o motorista se vê na obrigação de trabalhar mais para ter o salário complementado”, afirmou.

O caminhoneiro autônomo José Ricardo Bruscadim, que transporta embalagens, recebe R$ 2.200 a cada mil quilômetros rodados. Segundo ele, geralmente, as despesas com manutenção, diesel e pneus são arcadas pelo motorista. “Se colocar no papel, você tem vontade de sair correndo”, afirmou. Além da defasagem salarial, Bruscadim disse que o cansaço é outra característica negativa da profissão. “Não existe caminhoneiro que durma mais de 4h por dia”, afirmou.

O caminhoneiro Alessandro Aparecido Fernando transporta animais em todo o Triângulo Mineiro. “Na minha jornada, trabalho 24h e descanso 24h. Durmo no intervalo entre um carregamento e outro”, disse.

Comentários (90)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. francisco das chagas de mesquita disse:02/10/11 19:04

    ficaria muito contente se fosse aprovado o estatuto do motorista. pois eu iria min aposenta. trabalha a 25 anos numa empresa de tranaporte coletivo em manaus tenho 55 anos de idade e min sinto cansado pois e muito desgastante. pego das 15/30 as 00/00 horas e muito desgastante. esto esperando por esta aprovação se des quise.

    Responder
    • Adelio disse:14/03/12 20:41

      Trabalho de cobrador numa empresa de onibus ha 21 anos,tambem entro nesse projeto de motorista para aposentadoria?

      Responder
    • mauro santa rosa da costa disse:13/04/12 18:01

      até que enfim um alguem apareceu para ajudar nossa profissaõ de motorista ,parabens a e por este ste grande homem PAULO PAIM autor do projeto para aposentar os motorista aõs 25 anos de trabalho .garanto e tenho certeza esta pessoas jamais serão esquecida pelos os motorista ,que os demais do senado que aprovarem esta lei tão importante gostaria muito que seu nomes fossem anunciado será uma grande connquista .meu muito obrigado .
      MAURO SANTA ROSA DA COSTA
      BARRRA BONITA SP

      Responder
  2. marco aurelio caracci barbosa disse:03/10/11 16:35

    parabens aosenador paulo pains eos dep celinho pela estatuto do motorista ,rezo que seja aprovado o mais rapido para ençentiva os brasileiro entra na profissao pois do jeito que ta vai da um no´ no transporte por falta de motorista ,pois a profissao e muito desgastante e infelismento os filho nao estao querendo seguir a profissao .

    Responder
  3. Lindomar disse:06/10/11 10:28

    No passado a profissão de motorista passava de pai prá filho certo; Mas infelizmente nos dias de hoje, os nossos proprios filhos não quer nem tocar neste assunto. Motivo:
    *Salário defassado
    *Plano de Saúde pessimo
    *Trabalho penoso
    *Motorista não tem familia.
    se eu ficar falando, a lista não vai acabar. Por este motivo, torcamos para que o projeto do senador Paulo Paim seja aprovado, só assim o Brasil continuará andando, caso contrario tambem continuará andando, prá tráz.

    Responder
  4. Renato disse:11/10/11 18:48

    Meus colegas de profissão trabalho em Brasília na Pioneira,porem para que isso vire verdade temos que mos unir a nivel de Brasil juntos podemos vencer temos sindicatos que poderia fazer esta união bem como a cut.
    Um abraço a todos.

    Responder
  5. tania caus disse:14/10/11 11:13

    tenho pai e irmao carreteiro a vida deles nao e facil, estou torcendo para que essa lei aprove porque vai melhora bastante para eles, pois correm risco de serem assaltados, de acidente, de pegar doenças quando viajam para outros lugares, o desgaste fisico e mental pois trabalham muito com a cabeça tambem, é caminhao que estraga,sao inumeros problemas que um caminhoneiro enfrenta, alem de tudo isso ainda o salario nao é tao compensativo pois pra ganhar mais tenham que se matar de trabalhar ficam sem dormir, pra poder tirar um pouco mais. espero assim como eles por esta melhoria.

    Responder
    • tania caus disse:09/08/12 21:04

      Presada Tania Caus

      Tambem me chamo Tania Caus, de que cidade vc é , eu resido no rio de janeiro,parece que somos parentes, me mande uma mensagem.
      Abraços Tania Caus

      Responder
  6. Walter silvio inacio disse:16/10/11 9:59

    Parabens senador,deputado e -
    pela iniciativa de valorizar-
    o profissional encetivar dar-
    respaldo para uma preparaçao-
    coerente de acordo com a impor-
    tancia da profissao pra SOCIA-
    DADE…
    1)70% do transito de nossas,
    rodovias,e profissional…
    2)Nunca arrepedi de ser MTORSTA
    porque alem de gostar de DRIGIR
    e uma maneira de participar de-
    de nossa sociadade…

    Responder
  7. Walter silvio inacio disse:16/10/11 14:22

    Profissional aposentado com 25-
    anos de serviço prestado,vai-
    motivar os mas jovem a trab-
    e profissionilizar e apos,trab
    muitos anos,pra transportar-
    as riquezas do brasil…
    Esta violencia nas estradas,sao
    maioria de pessoas despreparada
    pra o transito,apesar de profis
    corre atras do relogio e deixa
    sua segurança na escura…

    Responder
  8. Antonio Carlos Valim Dos Santos disse:20/10/11 15:51

    Parabens ao senador Paulo Paim e os colega seus batalham para a categorias dos para que nos possamos aposentar com 25 anos pois estou a 20 anos na profição,Porem problemas com estres,dore de colunas motivos muitas horas no volante diurnas e notunas. Tambem podemos dizer que o motorista não plano de saude bom nem para si e familia,salario baixo,carga hararia muito pessada para todos nos e sem contar que motorista passa muito tempo fora de casa que parece que não familia pois a cabine do seu caminhão setona sua prisão solitaria muitas vezes longe de casa. Apresar de tudo tenho orgulhio de ser mais um profional da estrada que seria do Brasil se fosse pelos caminhoneiros que transportam a produção no nosso Pais de norte a sul.Espero que aprovem esa aposentadoria de 25 anos.

    Responder
  9. ronaldo belmiro bezerra disse:23/10/11 8:54

    o nome desse deputado ja diz tudo paulo paim esta sendo um pai para nós motoristas, parabéns deputado,o sr agora tem uma legião de fãs e a categoria é enorme

    Responder
  10. CLÉSIO PAIVA DA SILVA disse:19/01/12 20:48

    GUE DEUS OS ABENSOE,ESTE SENADOR PAULO PAIM E ATODOS OS DEPUTADOS GUE O ACONPANHA.MOTRISTA E UMA PROFISSAÕ SOFRIDA,MUITOS COLEGAS ADUESEN COM PROBLEMAS GRAVES DE SAUDE E NAÕ TEM COMO SE TRATAR,E TANBEM NAÕ TEM TEMPO PORGUE SO VIVE NA ESTRADA.PELO MENOS COM ESTA LEI SE APROVADA,NÓS VAMOS TER MAIS TENPO PARA SE TRATAR,E FICAR COM A FAMILIA.GUE DEUS NÓS ABENSOE E ESTEJA SENPRE COM VOSCO AMEM.BRASILIA-DF OBRIGADO.

    Responder
  11. cristiano jose disse:22/01/12 11:56

    peco a deus que conduza esta luta para nos conseguir-mos esta grande vitoria 25 anos ja…

    Responder
  12. anamariacardosodossantos disse:08/02/12 14:08

    olá.sou viuva desde 97.será que tenho direito a reviçao da pensão.gostaria de saber.obrigada

    Responder
  13. vital wlhlig disse:14/02/12 9:32

    Seria um sonho antigo meu, pois quando comecei a dirigir profissionalmente como motorista de onibus salario era de aprox 05 salários minimos, e hoje não chega a 02,e 25 anos para aposentar nada mais justo pois, o trabalho é muito desgastante e perigoso!

    Responder
  14. weliton goncalves ferreira disse:15/02/12 21:18

    ja estava mais do que na hora de algem fazer alguma coisa para a nossa classi. sou motorista profissional rodoviario, gosto do que faço, e desta maneira terei mais um motivo para continuar gostando de ser motrista. Desde ja agradeço

    Responder
  15. djaime neves paixão disse:16/02/12 15:19

    parabens senador Paulo Paim pela iniciativa ,tenho acompado v.sa desde o inicio destas propostas e estou repassando a meus colegas de profissão,que tanto sofrem,um abraço e saiba que meu voto esta garantido ao sr nas eleiçoes federais djaime n. paixão -Curitiba -Pr fone 041-33354082

    Responder
  16. Humberto porto alves disse:06/03/12 14:07

    para isso é que são eleitos os nossos POLITICOS então o SENADOR Paulo Paim está fazendo JUS ao cargo de senador, pois com essa atitude visa não somente a nossa classe como tambem á patronal e tambem evitando carga horárias excessívas. e chegará a aposentadoía no tempo certo, no mais obrigado SENADOR ,por lembrar da PROFISSÃO que move todo o mundo e só faltava o reconhescimento.

    Responder
  17. sivaldo de jesus disse:23/03/12 21:21

    estamos torcendo para que esse projeto seja aprovado logo e parabenizo o senador paulo paim. depois que a aposentadoria subiu para mais anos muitos motorista ficaram doentesem salvador os motorista estão contado com o senador para o projeto se aprovadocontamos com voçe

    Responder
  18. Robson disse:06/04/12 15:37

    Que Deus o abençoe senador pois o senhor está brigando por uma causa muito justa, sou motorista de ônibus urbano,e estou encostado pelo auxilio doença, se o projeto for aprovado me aposento, pois tenho mais de 30 anos de contribuição, e sem contrar o desgaste fisico, mental, psicológico e o estress mental da profissão pois o empressário obriga aos profissionais a fazer dupla, ou tripla função. meus parabens pois contamos com politicos, que brigam pelos menos favorecidos pois são menoria, muito bom Sr. senador

    Responder
  19. Robson disse:06/04/12 15:48

    meus parabens senador,pois sou motorista de ônibus urbano exerço dupla ou tripla função na categoria, pois a profissão e desgastante, muito estress fisico,mental,psicolgico pois os empressarios obrigam a trabalhar no carro que se chama MICRÃO se não trabalhar e suspensso por dias, pois temos que trabalhar temos familia, se for aprovada a lei me aposento pois tenho mais de 30 anos de contribuição pelo prevideencia social. Muito bom senador meus sinceros votos que seja aprovada já agora imediato, o seenhor está brigando por uma causa justa, pelos trabalhadores menos favorecidos, meus parabens.

    Responder
  20. antonio carlos valim dos santos disse:06/04/12 16:54

    Caro Senador Paulo Paim pergunto se nossa presidenta Dilma sabe que toda nossa economia gira em cima do transporte rodoviário trabalho 22 anos com transportes sustento toda minha família sera que não da valor á seu motorista que leva ela para todo o seus compromisso pelo nosso Pais,Um motorista 25 anos de trabalho na nossa profissão já adquiriu varias doenças no logo tempo de que vem sofrendo no transito de nossas estradas quando ele volta inteiro para sua casa muitas vezes volta num saco preto para seus família como acontece a maioria das vezes,alguns amigos meus que perdi na estradas desse Brasil. ate quando vamos te que esperar para que nossos governantes fique cientes que no transito muitos bons profissionais.que garante a economia de nosso Pais já imaginaram se parassem todo o transportes onde parariam todos nós.

    Responder
  21. valdecir marques disse:08/04/12 22:45

    ola meu nome e valdecir sou motrista de onibus trabalho uma faixa de 14 horas por dia com uma folga semanal muito cansativo sou a favor sim dos 25 anos aposentado antes era assim um presidente acabou com essa aposentadoria eele chamou nos profissionais de vagabundo voces sabem quem e torno a repetir sou a favor sim pois apoentado posso curtir mais a minha familia me mandem resposta estou esperando um abraço de trabalhdor que acorda todos os dias as 3 da manha obrigado/a

    Responder
  22. josé cicero de souza disse:09/04/12 15:53

    bom dia para todos olha o meu ponto des vista é quer o motorista hoje é um avo muito mais de risco do quer o policial.

    Responder
  23. sivaldo alves de lima disse:10/04/12 21:24

    parabens paulo paim pela coragem moro no rio trABALHO DEZ HORAS TODO DIA E NFAÇO DUPRA FUNÇAÕ JA ESTOU A 12 ANOS NESA LUTA FICO MUITO FELIZ POR VOÇE OLHAR POR TODOS OS RODOVIARIOS DO BRASIL

    Responder
  24. motorista da auto viaçao 1001 macae rj disse:14/04/12 21:01

    Tava na hora de aparecer alguem para ajudar nossa classe, espero que nao fique so no papel, e ao sr paulo paim desejo sorte e exito nessa jornada e pode acreditar o sr vai ser muito bem recompesando pela classe nas urnas obrigado por ver o nosso lado

    Responder
  25. Genivaldo Bispo disse:14/04/12 21:10

    primeiro meus parabens Deputado,dizer que nunca penseei em ver uma autoridade se preucupando com os interesses desta classe tão esquecida,Motorista de caminhão desprovida de informações.Na Bahia só se fala no seu nome estamos atentos e torcendo para seu exito nesta empreitada.poucos pensaram nos votos desses profissionais,vai sentir a diferença nas proximas eleições,após os 25 anos de trabalho ao volante o motorista já representa desturbios de todos os tipos devido ao estress do dia a dia,a aposentadoria irá representar mais segurança nas estradas.que o deputado publique mais estas ações pois não estão chegando a todos os motoristas,dificilmente um motorista abre a internet então as informações ficam por conta de poucos profissionais que acessam as redes sociais seria interessante folhetos nas redes de postos e revistas de caminhões,que DEUS te ilumine abraço.

    Responder
  26. Elizangela de Paula Damião disse:15/04/12 11:57

    meu marido trabalha a 26 anos como motorista de transporte coletivo pega serviço5:30 da manhã e vai ate as 14:40 ele espera que essa lei seja aprovada pois ele ja se sente cansado e esta tendo aos pouco pequenas perda da audição quando vai fazer exame periodicos.

    Responder
  27. joao batista alves da silva disse:17/04/12 21:14

    trabalho numa empresa de cimento e tranpotando cimento para porto

    Responder
    • joao batista alves da silva disse:17/04/12 21:19

      treabalho numa empresa de cimento tranpotando de carreta da fabrica para oporto

      Responder
  28. ALCIDES disse:22/04/12 12:16

    ATE QUENFIM TEM ALGUEM OLHANO POR NOS POR QUE DA VONTADE DE LARGA MAO DA PROFISSAO PORQUE E UMA VERGANHA UM MOTORISTA DE ONIBUS GANHAR DOIS SALARIO MINIMO

    Responder
  29. ariston disse:24/04/12 11:27

    obrigado por ter lembrado de nós, DEUS o abençõe

    Responder
  30. Sivaldo da cruz Soares disse:02/05/12 7:24

    Paulo paim nos motorista já estamos te agradecendo pelo projeto já estou trabalhando a 25 anos estou muito cansado e com em enfermidade só tomando remédio de prisão já chegou a 20 por 14

    Responder
  31. Wilson Oliveira disse:07/05/12 17:12

    Seria bom se esse projeto fosse aprovado, pois trabalho muito. As vezes até 12 horas/dia. Ha dias em que não tenho tempo se quer para tomar café ou almoçar, pois trabalho com transporte carga. Obrigado! espero a aprovação.

    Responder
  32. Adjalme Magno Ferreira disse:08/05/12 18:56

    Ao Deputado Paulo Paim meus comprimentos pelo apoio dado a classe tão sofredora que são os motoristas de ônibus e caminhões.Embora tenha lido o texto da Presidente, não li em nenhum momento escrito os 25 anos trabalhados para aposentadoria.

    Responder
  33. Ednaldo disse:16/05/12 11:25

    Seria mto inportante. Trabalho a 19 anos em uma emp. de ónibus em sp ficaria mto feliz se realmente fosse aprovado vamos pensa positivo q vai da certo c fé em Deus

    Responder
  34. joao ferreira gonçalves disse:20/05/12 21:34

    gostaria que senhores deputados aprovassem esta lei de motorista aposentar aos 25 anos de servico sou motorista de onibus escola r e ja fiz cataterismo e nao concegue apozentar e tenho problema de pressao alta e nem assim obrigado a todos ´´´…….asss joao

    Responder
  35. joao ferreira gonçalves disse:20/05/12 21:38

    Ideia brilhante do deputado paulo paim que as forcas divina iluminam seus projetos e que de serto muito em breve

    Responder
  36. romualdo moreno disse:21/05/12 12:29

    sou camionheiro autonomo e gostaria de acompanhar alei de aposentadoria para motorista tenho 25 anos de trabalho

    Responder
  37. romualdo moreno disse:21/05/12 12:43

    parabeis deputado PAULO PAIM pelo belissimo projeto até que enfin alguem olhou para nós

    Responder
  38. Romario Araujo disse:28/05/12 10:16

    Esperamos que o estatuto seja aprovado o mais rapido posiviel mas nao venha motilar o trabalhador nen o empresaro

    Responder
  39. roberto carlos de oliveira disse:30/05/12 19:24

    nossa profisao esta muito desvalorizada somus maus vitos

    Responder
  40. helson disse:30/05/12 21:12

    boa noite! bom seria se neste estatuto fosse incluso horário de carregamento,pois as cimenteiras so gostam de carregar durante a noite.

    Responder
  41. paulo fernando da conçeição disse:31/05/12 13:00

    B om dia ,meu marido tem 25 anos de transporte rodoviario,queria saber se ele já tem direito de se aponsentar,ele já estar quase infartando,nervoso,queria que me mandasse uma resposta. obrigada.

    Responder
  42. jamilton oliveira disse:02/06/12 14:35

    espero que aprove essa lei sou cegonheiro a 10 anos e ae so trabaharia mais 15 anos

    Responder
  43. gilvan da silva campos disse:06/06/12 7:37

    fico feliz pela atitude do deputado. gostaria de informações sobre como me aposentar, pois as empresas que presto serviço já descontam inss

    Responder
  44. edimar moreira pecly disse:06/06/12 19:29

    parabens sr senador paulo paim por pensar em nois motorista de onibus eu edimar moreira pecly a partir de hoje vou orar por voces por interceder essa vitoria.

    Responder
  45. marcos jose disse:09/06/12 11:27

    trabalho a 19 anos trasporte coletivo e o patrao castiga muinto na carga oraria estou muinto feliz pelos governante olhar por nos…

    Responder
  46. sergio de barros disse:13/06/12 10:00

    Gostaria de saber se voltou a aposentadoria especial para motorista de coletivo e como ficou a nova lei.

    Responder
  47. edvaldo caetano disse:13/06/12 21:24

    para bens paulo paim autor do projeto nos motorista nunca vomos lhe esquecer

    Responder
  48. João Zacarias Pessoa disse:16/06/12 19:09

    Trabalho há 27 anos como motorista e, realmente a jornada não é nada f´cil. O que precisamos fazer para que esse projeto seja aprovado? Meus parabéns para que entrou com este projeto. Lute pelos professores também.

    Responder
  49. carlos alberto silva teixeira disse:17/06/12 10:44

    Eu estou torcendo para que o Senador Pain consiga aprova essa lei e que Deus ajude a todos nois caminhoneiros para aprova essa lei dos 25 anos para nos motorista se aposentar

    Responder
  50. alexander machado pereira disse:17/06/12 12:12

    infelizmente a profissão de motorista esta muito desvalorizada, o salario e muito ruim, pra tanto risco que corresmos nas estradas,espero que com esta lei,tenhamos ganhos no salario satisfatório ,

    Responder
  51. eduardo aparecido simao disse:23/06/12 16:35

    parabem SR:SENADOR PAULO PAIM parabem masmo eu tenho certaza que ja deu certo em mome de jesus.

    Responder
  52. aurindo jose dos santos disse:04/07/12 19:40

    Sou motorista a 20 anos de onibus e caminhao e ja mim sinto muito cansado . Seria bom que aposenta-se com 25 anos de contribuição que caba sendo pericoliozidade moro em porto seguro

    Responder
  53. aurindo jose dos santos disse:04/07/12 19:50

    parabeis senador paulo prim pelo seu projento ponde contar com ajente….

    Responder
  54. jose francisco disse:12/07/12 9:20

    parabens paulo paim pela iniciativa a classe dos motorista tava mesno precisando de alguem como vc para nus ajudar

    Responder
  55. antonio.bispo.antero disse:20/07/12 12:23

    eu,gostaria.saber,quando,nos,vente,e,oeto.e,da.entrada,e.negada

    Responder
  56. Stibrany Berlim disse:31/07/12 21:17

    é com grnade satisfação vemos algum parlamentar com preocupação, que é muito sacrificada, sendo responsável pelo transporte de grande parte da população econômicamente ativa
    do País. então, buscando através desta sengela expressão de opnião, o que creio ser comum á maioria da categoria, precisamos de melhores iniciativas quanto á cargos e salários,
    políticos que realmente valorizem os profissionais do nosso País, mais fiscalização em termos de qualidade e equipamentos decentes, possibilitando qualidade para o usuário e
    consequentemente melhor qualidade de vida para o profissional rodoviário, tanto para sua família.

    P.S.que nós tenhemos direito a aposentadoria com 25 anos de trabalho e que seja estabelecida uma lei que obrigue os passageiros a se identificarem com a identidade com foto
    e respeitar o motorista.

    Responder
  57. Celio Ribeiro da Silva disse:12/09/12 20:32

    Deus que abençoe o projeto do senador Paulo Paim sou motorista de camimnhoes extra pesado canavieiro região de ribeirao preto, trabalho em uma usina famosa, transporto em media 85 a 90 toneladas bruto com rodotrem, tenho 57 anos e não aposentei ainda. Sera uma honra para este senador se a lei entrar em vigor. Amem

    Responder
  58. Jackson disse:30/09/12 7:47

    Gostaria de dá meu apoio ao relator desse projeto Paulo Paim em nome da clase rodoviária da BAHIA, pois desde a criação do fator previdenciário, estamos sendo prejudicado. Pois comprimos com nosso tempo de contribuição e não podemos aposentar. È certo vc ter que trabalhar 25 anos como rodoviário e contribuir devidamente e na hora de se aposentar não ter direito. Espero que esse projeto venha ser logo aprovado pois já estamos cansado de esperar por uma solução justa para classe rodoviária.

    Jackson SSA_BA

    Responder
  59. sebastião luiz trovão disse:03/10/12 9:35

    Eu trabalho de motorista canavieiro dia e noite já estou cansado seria bom esta nova lei de 25 anos porque eu no ano esguinte poderia me aposentar eu 52 anos com 53 eu já me aposentava um abraço pra todos e fique com DEUS.

    Responder
  60. Paulo Sergio de oliveira disse:08/10/12 13:34

    Sera que algun dia vou ter orgulio de ser motorista de caminhao no brasil. cade nossa aposentadoria de 25 anos. Paulo sergio de oliveira de juiz de fora mg.

    Responder
  61. gilmar disse:13/10/12 15:49

    Eu gostari muito que nos gevenantes olhes para nossa profição,por que é uma profição muita humilhada.decho um grande abraço para todos dá profição

    Responder
  62. jose fracisco disse:19/10/12 22:26

    senhor senador paulo paim por gentileza diga o horario e o dia do mes de novembro que vai ter votaçao da aposentadoria especial e piso salarial para motorista obrigado por ta do nosso lado pim

    Responder
  63. Celio Ribeiro da Silva disse:19/10/12 23:06

    me desculpa se foi inadequdo o me comentario nao tenho instrucao escolar sou apenas motorista canavieiro

    Responder
  64. cicero leite da silva disse:12/11/12 19:49

    que bom saber que tem pessoas que esta trabalhando em nosso favor e compreender as nossas jornadas de trabalho.

    Responder
  65. João Carlos Carpim Pinto disse:23/12/12 22:58

    Boa noite.
    Gostaria de saber se esta lei já entrou em vigor, pois tenho 28 anos de trabalho como motorista e gostaria de me aposentar.
    Att. João Carlos Carpim Pinto

    Obrigado.

    Responder
  66. paulo luiz pereira disse:26/12/12 22:12

    obrigado deputado paulo pain pelo seu reconhecimento pelos erois da estrada

    Responder
  67. Alex Ribeiro disse:14/01/13 18:20

    Olha deicha Deus usar voces como autoridade sobre este pais e olha a injustiça no piso salárial, em são paulo no grande abc um motorista de onibus chega a ganhar na carteira R$2,200,00 e aqui em poá ferraz e itaqua o mesmo proficional ganha R$1,380,00 para dirigir e cobrar sozinho porque alem da aposentadoria vcs não estipulam um piso padronizando todos com o mesmo piso ja que o sindicato não faz nada por nós neste sentido de salário coloquem uma lei para ajudar o trabalhador esta desigualdade não pode continuar, os empresários estão fazendo o que quer e o sindicato só faz vista grossa infelismente que Deus levante alguem no congresso para nos ajudar.

    Responder
  68. Abraão Umbelino Da Silva. disse:22/02/13 15:07

    sou motorista de ônibus rodoviário a 28 anos. quero me aposentar e não consigo.

    Responder
  69. Carlos Roberto de Oliveira disse:25/02/13 8:09

    por favor , sera q tem alguma previsão dessa lei ser aprovada ainda esse ano?
    já tenho 27 anos de contribuição, mesmo tendo trabalhado 30 anos.

    Responder
  70. Carlos Roberto de Oliveira disse:25/02/13 8:12

    por favor , sera q tem alguma previsão dessa lei ser aprovada ainda esse ano?
    já tenho 27 anos de contribuição, mesmo tendo trabalhado 30 anos.
    sofri um acidente e fiquei 2 anos e meio afastado em tratamento, agora fui obrigado a voltar a trabalhar .

    Responder
  71. Paulo Verdade disse:04/03/13 21:57

    PT já esta no terceiro mandado e Senador Paim no segundo mandado e não acabou com fator previdenciário que Lula vetou,vocês acham que Paim vai fazer algo duvido.

    Responder
  72. Marcilio RJ disse:01/04/13 9:05

    Gostaria de saber a possibilidade desta lei de aposentadoria com 25 anos para motorista ser aprovada.

    e quanto a nova lei que diz respeito a jornada de trabalho e salario quando passara a valer, pois sempre e adiado o vigor da lei

    Responder
  73. rafael disse:11/04/13 9:11

    ja esta em discuçao no congresso ?; todos nos aqui de fortalaza pedimos mais detelhes(desdi ja obrigado)

    Responder
  74. jose nazario de freitas disse:25/05/13 15:19

    eu nao quero saber se tramitando em camara ou congresso eu quero saber se ja foi assinado!

    Responder
  75. antonio fernando da hora disse:28/05/13 18:05

    sr Paulo Paim conte com essa categoria sofrida queremos um salario de 250.000sou motorista de onibus urbano precisamos de um homem para mudar esa historia .

    Responder
  76. Genivaldo Nery disse:23/09/13 17:25

    tabalho como motorista de onibus ( transporte coletivo urbano), garanto ser um trabalho muito extressante. pesso aos Srs. governante que olhem este progento com carinho. grato.

    Responder
    • valdir disse:10/03/14 11:56

      por favor aprovem logo essa medida tenho 237 anos de caminhao estou trabalhando doente nem consigo encostar pelo inss . tenho medo ate de me acidentar pelas estradas e os medicos nao me encontam pelo inss.

      Responder
  77. Aleir Martins Da silva disse:09/10/13 20:21

    Olá!!!Boa noite!!!Trabalho na função entre cobrador e motorista há 24 anos,quero saber se tenho direito a aposentadoria especial com 25 anos,pois é um serviço estressante,com excesso de pressão,risco de problemas de coluna,risco de redução auditivo etc….

    Responder
  78. Giliard lima disse:22/10/13 7:29

    todos motoristas até 1995, aposentava com 25 anos de contribuição, mais um tal, de Fernando Henrique Cardoso, apareceu como presidente, e tirou nossos direitos,mas o nosso DEUS, tocou ao coração do nosso candidato PAIM nos vai devolver, o que era de direito.
    Agora meus caros candidatos,se quiserem,este e o grande projeto de lei que deve ser aprovado
    E QUE DEUS ILUMINA CADA UM DE VOCEIS.

    Responder
  79. José Rudimar Gusmão Lins disse:06/11/13 21:56

    Gostaria de saber qual o período de uma aposentadoria para um motorista de escolta. Digo motorista de escolta para cargas indivisíveis.

    Responder
  80. alen kjaer disse:27/11/13 9:18

    sou motorista de coletivo a quatorze anos fora o tempo de caminhão e quartel dando um total de vinte e sete anos tenho 53 anos, posso entrar com aposentadoria proporcional. me sinto completamente exausto não consigo mais render o que rendia dessanimo e altamente extressado.

    Responder
  81. paulo disse:16/12/13 12:25

    acho que esse projeto só ficou no papel

    Responder
  82. jose vitalino de almeida NETO disse:11/02/14 22:45

    TENHO 61 ANOS E 21 DE TRABALHO COMO MOTORISTA POSSO APOSENTAR COM 21 ANOS DE TRABALHO..APOSENTADORIA ESPECIAL.

    Responder
  83. maria de fatima flor gomes disse:24/02/14 21:28

    gostaria de saber se essa lei ja foi aprovada,

    Responder
  84. maria de fatima flor gomes disse:24/02/14 21:35

    GOSTARIA DE SABER SE ESSA LEI JA FOI APROVADA

    Responder
  85. MARISTELA disse:30/03/14 23:23

    COM MT INDIGNAÇÃO
    SENHOR QUE CHEGUE A TE A PRESIDENTE
    QUER REELEIÇÃO REGULAMENTE A LEI QUE MOTORISTAS SE APOSENTEM COM 25 ANOS DE SERVIÇO
    URGENTE

    Responder