Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

22/05/2011 6:10

Prós e contras da cirurgia de amígdalas

Repórter

O otorrinolaringologista Antônio Diniz Souza

O otorrinolaringologista Antônio Diniz Souza

As cirurgias para retirada das amígdalas sempre causaram polêmica na medicina. Nos anos 60, por exemplo, a extração desses tecidos linfóides originou-se de vários mitos e virou surto, principalmente, por acreditar-se que favoreceria o crescimento de crianças por causa de ser frequentemente foco de infecções e o aumento de tamanho delas pode causar febre e dificuldades na alimentação. Já no caso dos adultos, a cirurgia seria solução para as repetitivas dores de garganta.

Depois da década de 80, a retirada das amígdalas passou a ser condenada por elas fazerem parte do sistema de defesa do organismo, funcionando como um tipo de estopim que dispara a produção de células de defesa e anticorpos. Mas, e hoje em dia, a retirada das amígdalas vale a pena? Quando a cirurgia é deve ser indicada? Há restrição de idade?

De acordo com o otorrinolaringologista Antônio Diniz Souza, a remoção das amígdalas atualmente só é feita em casos específicos. Nos adultos, o critério são dores de garganta frequentes. “Hoje só operamos adultos em caso de repetição de inflamação bacteriana. Se a pessoa tem de quatro a cinco ocorrências por ano, que só regridem com antibióticos, é indicado. Caso contrário não é preciso operar”, afirmou.

O médico explica ainda que crianças que não têm sono normal podem ter prejuízo no crescimento. “Isso porque o hormônio que faz crescer é produzido durante o sono de qualidade. Para a criança que não dorme bem, pode haver diminuição (da produção de hormônio). E uma das causas podem ser as amígdalas inflamadas. Neste caso a cirurgia também é indicada”, disse.

Imunidade

Entretanto, Antônio Diniz Souza diz que crianças só são operadas depois de completarem 3 anos. “Isso porque as amígdalas e a adenoide têm papéis importantes na imunidade, por isso não é bom retirá-las antes dessa idade”, afirmou.
Atualmente o otorrinolaringologista realiza uma cirurgia de retirada das amígdalas a cada 15 dias. “Se fosse quando me formei, há 33 anos, eu faria uma por dia”, disse.

Retirada pode ser a solução dos problemas

A operação de retirada das amígdalas de Gabriela Teixeira Silva, de 7 anos, já está marcada para julho. Há dois meses a família observou que a criança reclamava com frequência de dores de garganta e decidiu levá-la ao médico. “As amígdalas dela são muito crescidas, uma quase encontra a outra. Por isso recorremos ao médico para avaliação e descobrimos que a cirurgia é a solução. Por isso decidimos por operá-la nas próximas férias”, disse a avó Lídia Teixeira Silva.

Caso semelhante é o da estudante de Patos de Minas, Flávia Couto Mundim da Fonseca, de 17 anos. “Ela ficava com a garganta inflamada com muita frequência, o que só era resolvido com antibióticos. Mas, logo depois o problema voltava. Por isso preferimos operá-la”, afirmou o pai da estudante Dilton Mundim. Flávia teve as amígdalas retiradas em abril. “Agora ela já está recuperada e as dores não voltaram a aparecer. O problema foi resolvido”, afirmou o pai.

Prós e contras

De acordo com a otorrinolaringologista Priscila Garcia Damasceno, a cirurgia para retirada das amígdalas não causa nenhum prejuízo ao paciente. “Existe um mito de que a operação diminui a imunidade da pessoa, mas não é verdade. Existem estudos que revelam que retirá-las não afeta a capacidade de defesa do paciente e nem o prejudica de nenhuma forma”, afirmou. Mesmo assim, segundo a médica,nem sempre a cirurgia é indicada. “Em casos em que é possível tratar a infecção somente com medicamentos, optamos por não operar. Mas se for algo que atrapalhe muito, como o caso de obstrução das vias aéreas em crianças, prejudicando a respiração, a cirurgia é feita”, disse.

RETIRADA DAS AMÍGDALAS

Indicações de cirurgia

- Crianças – crianças que dormem mal, sono inquieto, que têm amígdalas grandes, fala anasalada. A cirurgia melhora a respiração e o crescimento

- Adultos – mais de 4 infecções bacterianas anuais, que precisam de antibiótico para cura

Fonte: Antônio Diniz, otorrinolaringologista

Comentários (86)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. Régis Rosa de Souza disse:22/05/11 22:18

    Obrigado pelas informações. Eu já sofro há algum tempo de infecções frequentes e ficava receoso sobre fazer a cirurgia mas agora fiquei mais tranquilizado.

    Responder
  2. Maria Lucicleia Nery de Lima disse:05/07/11 22:52

    òtima explicação, pois, estou
    em dúvida se permito a cirurgia do meu filho. Estava em pânico !!!!

    Responder
  3. Nilson Aceti disse:22/07/11 18:36

    Estou com cirugia marcada para daqui 6 dias foi bom ter lido esta reportagem realmente preciso da cirugia.

    Responder
    • janete isidoro disse:05/09/11 20:14

      Nilson Aceti, tudo bem? Vi seu comentário que fez a cirurgia de amidalas. Como estou para realizar na minha filha de 20 anos , por motivo de mtas infecções. Gostaria de saber como foi a sua recuperação,obrigado janete

      Responder
      • Cândim disse:19/09/11 14:42

        eu fiz a cirurgia a 4 anos, na primeira semana foi dificil pois não consguia engulir comida solida, nao conseguia rir, pois doia muito. mas depois de uma semana minha vida mudou nunca mais tive dor de garganta e nao senti nenhuma delas…foi muito bom, mas faça com um profissinal responsavel.

        Responder
        • Cândim disse:19/09/11 14:43

          *Falta delas.

          Responder
      • Nilson Aceti disse:31/10/11 22:53

        Como fiz amigdalas desvio de septico e adenoi de uma vez só não foi muito facil não mas sobrevivi estou muito bem agora.aconselho fazer procure um profissional de sua confiança pois vale a pena.

        Responder
        • katia disse:16/08/12 18:58

          Oi.. o seu foi pontos na garganta? Vc lembra quantos dias demorou pra cair os pontos?

          Responder
  4. luciana disse:16/08/11 14:40

    meu filho tem 2 anos e 4 meses, ele pode fazer a cirurgia de amidalas?

    Responder
  5. shirley disse:25/09/11 20:08

    Olá, minha afilhada de 2 anos e 10 meses precisa fazer esta cirurgia, estou muito preoculpada pq. ela só tem 16 kilos e a médica disse q ela vai perder uns 7 kilos na recureção , o q devo fazer para controlar esta perda de peso, estou muito nervosa,quem puder me responda! Obg!

    Responder
    • ana caroline freitas disse:17/11/11 16:47

      ameu filho nem isso tem ele pesa so 13kl se ele perder uns 7 ele vai para 6 o mesmo peso da irma dele de 6meses oq eu faço

      Responder
  6. luciana alves disse:13/10/11 13:49

    Esto preocupada com meu filho ele tem 2 anos mais não come nada q não seja triturado no liquidificador,so de olhar para mamadeira ele da ansia de vomito.
    Esto nevorsa e asustada meu subrinho com 4 ano passor por 3 cirurgia.

    Responder
  7. Aparecida disse:05/11/11 11:27

    Gostei muito da matéria, é bastante esclarecedora. Mas, meu filho fez a cirurgia de retirada das amígdalas e adenóide, pois roncava muito a noite e tinha constantes inflamações de garganta, ele tinha 4 anos de idade e agora está quase completando 6 anos. Depois da cirurgia, ele está com dificuldade de fala, com uma gagueira leve, gostaria de saber se essa cirurgia pode prejudicar a fala.

    Responder
    • ana caroline freitas disse:17/11/11 16:44

      nossa que engraçado meu filho ja vem com uma gagueira antes da cirurgia,sera que depois tende a piorar?

      Responder
    • mara maia disse:07/07/12 16:17

      minha sobrinha hoje com 24 anos
      operou com 6 anos, ela tem a fala anasalada até hoje,e suas defesaa cairam

      Responder
  8. ana caroline freitas disse:17/11/11 16:41

    tenho um filho que completara 3anos em janeiro e seu otorrino opitou por operalo no dia 18-11-2011 ele ira tirar as amigdalas e a adnoide.o quadro dele e de 4ha6 inflamaçoespor ano e combatido apenas antibioticos enjetaveis ou pelo contrario o quadro so tende a piorar com o passar dos dias !
    espero que tudo de serto afinal torcemos por uma melhota!!!
    ana carline freitas
    mãe de kristopher Silvestre

    Responder
  9. Eduardo disse:08/12/11 13:20

    Bom, estou com cirurgia marcada para 21/12/2011 Amigdalas e desvio de Septo, estou com um pouco de medo pois todos falam que é uma recuperação muito complicada, doi muito, e não consegue comer, mas estou confiante que o meu problema sera resolvido, farei a cirurgia em um otimo hospital e senti muita confiança no médico que vai fazer a cirurgia.
    Depois da cirurgia conto como foi a recuperação.

    Responder
  10. Taise disse:22/02/12 17:26

    bom dia
    è verdade q amgdalas pode provocar poblema cadiacos è problemas nos ossos?
    è po qual motivo?
    estou preocupada.

    Responder
  11. André Elias Alves disse:17/03/12 11:40

    Olá…meu filho de 3 anos de idade sofre com as amígdalas desde bebê,praticamente de 2 em 2 meses temos que leva-lo no pronto socorro infantil com a garganta infeccionada,e lá vai antibióticos pra tomar,tanto é que amoxicilina ñ faz mas efeito,passou a tomar azitromocina,depois amoxilina associada com outra medicação,no ultimo episódio tomou penicilina cristalina…eu me minha esposa que tbém somos da área da saúde,ela enfermeira, e eu biomédico,estamos querendo optar pela cirrurgia,gostaríamos dem um conselho sobre o caso…obrigado!!!

    Responder
  12. lilian santos disse:02/04/12 20:27

    dr tenho 29 e vou tiras as amigdalas ,trabalho como operadora de maquina e o local tem muito po e sol quente depois da cirurgia em quantos dia eu posso voltar a trabalhar eu faço tudo de rede eletrica CPFL trasformador etc… e depois embalo em caixa de papelao

    Responder
  13. Fernanda alves disse:09/04/12 20:15

    Meu filho tem 2 anos e frequentemente ele esta tendo crises de garganta muito forte,tem febre 39 graus frequentemente e as amígdalas estao muito inchadas e vermelhadas.Qual a opniao que vocês me dão?

    Responder
    • mara maia disse:07/07/12 16:13

      seu filho é muito novinho para operar,só se for nível 4.cuide o ambiente em que ele se encontra, ácaros, mofo,muito frio.

      Responder
  14. sabrina disse:11/04/12 20:36

    Essas explicações foram ótimas para mim ,pois me tirou muitas dúvidas!
    tenho 25 anos e sofro com inflamação das amigdalas desde criança, mas agora ja depois de adulta tem piorados mais ainda!
    as inflamações estão constante, nem antibioticos esta resolvendo!

    Responder
  15. wantuir inacio disse:11/05/12 5:28

    tem muito inficcçao de garganta e tenho medo de operar por causa da minha idade 36 anos tenho muito ataques se apineia roncos e no meio da noite perco ar e fico desesperado por favor me ajudemmmmmm

    Responder
    • Ricardo Weizemann disse:24/06/12 22:52

      Wantuir, consulte um oftalmologista. Podera ser que ele te indicara o exame de polissonografia (exame do sono). Faca e se tiver que fazer uma cirurgia, va em frente pois precisamos ter qualidade de sono. Eu fiz a cirurgia na semana passada. Confesso que nao e facil a recuperacao, mas ja estou conseguindo respirar e dormir melhor. Abraco

      Responder
      • A TOA NA NET disse:03/11/12 13:11

        kkkkkkkk, ele vai consultar um oftamologista pra que? Ta com algum problemas nos olhos?

        Ele não deveria consultar um otorrinolaringologista? hein, hein?

        Responder
  16. wantuir inacio disse:11/05/12 5:33

    as apineias sao muito frequente anoite e tenho roncado com muitas frequencias um barulho absurdos e cheio de placas amareladas tenho 36 anos e elas sao enormes o que eu faço

    Responder
  17. Katia disse:16/05/12 16:28

    desculpem, continuando…. então a medica disse que meu filho possa vir a falecer dormindo. Isso realmente pode acontecer ??? estou desesperada, porque mudei de plano de saude há 6 meses, e o mesmo diz que não poderá cobrir a cirurgia do meu filho antes de completar 24 meses de adesão. Se poderem responder, agradeço muitissimo

    Responder
    • Andressa Bertol disse:22/05/12 11:57

      Nossa, se fosse vc consultaria outro médico.

      Responder
    • Andressa Bertol disse:22/05/12 12:02

      Minha filha tem 3 anos e sofre com inlamação na garganta, inclusive esta tratando uma. Ela fala dormindo as veses. Seria o caso de tirar as amidalas? Não dificulta a fala?

      Responder
    • mara maia disse:07/07/12 16:07

      infelismente alguns medicos são castatróficos, considere apenas um terço do que ela falou.

      Responder
  18. Andressa disse:22/05/12 11:29

    minha filha tem 3 anos, algumas vezes acorda a noite e conversa dormindo, ela teve várias vezes inlamação na garganta e hoje esta tratando uma. Teve também duas infecçoes nos ouvidos. Seria o caso de fazer a cirurgia? Não tem riscos para a fala?

    Responder
  19. Marcos Müller disse:14/08/12 23:44

    As informações foram muito aclaradoras. Meu filho tem oito anos e estou preocupado, pois ele ronca frequentemente a noite e, ainda estou alerta para o desenvolcimento e a fala de um modo geral. Muito grato a todos que deixaram seus depoimentos esclarecedores também e singulares experiências de vida. Que todos tenham muita saúde doravante.

    Responder
  20. maria micheline fernandes torres disse:15/08/12 17:33

    Olá gostaria muito se voce podesse me ajudar para acabar com as amigdalas crescidas da minha filha eu creio que existe um remedio porfavor me ajude pois sofro muito com ela …

    Responder
    • Jailma disse:30/08/12 20:26

      Peço que a senhora entre em contato com meu e-mail, pois tentei passar informações e a página saia.
      Grata. creia na sua vitória.

      Responder
  21. clecio aparecido goulart disse:30/08/12 21:56

    meu filho tem 2 anos e 5 meses e ira operar das amidalas e adnoide ele tem idade para passar por essas cirugia. aguardo resposta. obrigado

    Responder
  22. kayane disse:02/09/12 14:28

    Eu vou vazer dia 10 a cirurgia queria saber qual e a alimentacao

    Responder
    • Devair disse:07/09/12 19:38

      eu já fiz essa cirurgia há 16 dias e ainda doe: sopas frias e bem liquida ou batida no liquidificador, gelatina ,bastante sorvete todos os dias,evitar frutas acidas e principalmente mamão pois doe pra caramba.

      Responder
  23. yasmim disse:29/09/12 11:50

    eu vou opera minhas amigdalas
    eu ingulo cuspe e parece que
    eu estou ingulindo uma coisa
    dura e normal?

    Responder
  24. veronica leocacia de oliveira disse:11/10/12 9:13

    adorei sua explicação,mas pergunto,sinto dores constante no meio da garganta,me disseram que quem opera das amigdalas pode denvolver cancêr,é verdade?

    Responder
  25. Cleiton disse:26/10/12 17:01

    Olá!Eu sofro de infecção a pelo menos 20 vezes por ano,
    todo mês, eu tenho inflamações nas amígdalas.Acho que a cirurgia é mais do que indicado pra mim.

    Responder
  26. MARIANA disse:15/11/12 16:27

    Não aguento mais dor de garganta. Além disso, descobri estudando, que possuo amidalite caseosa, o que me deixa mais preocupada. Tenho infecções frequentemente (semanalmente) , e creio que já estou resistente a certas classes de antibioticos. Creio que a cirurgia será um opção pra mim, julgo-a a melhor! Gostaria de saber, se esta cirurgia é oferecida pelo SUS. Desde já agradeço

    Responder
    • eliane disse:15/11/12 23:06

      gente,eu fiz essa cirurgia faz 1 ano e meio,com 26 anos não tive problemas nenhum,tb não senti dor q nem falavam pra mim,tudo correu muito bem eu aconselho fazer , e o médico falou q em crianças é melhor ainda fazer,pode fazer gente na boa!abraço!

      Responder
    • eliane disse:15/11/12 23:10

      mariana,eu tive o mesmo problema que vc e olhe minha cirúrgia ocorreu tudo bem,não doeu,qdo vi já estava no quarto foi a melhor coisa que fiz,faça colega e vc verá como vai ser uma ótima escolha.!

      Responder
  27. Edileusa Barbosa Gomes disse:23/11/12 16:07

    meu filho tem 2 anos e 11 mese ultimamente ten tido infecção de garganta
    com frequencia
    depois que terminei de dar os 7 dias de amixilina que o medico passou issi vem se repetindo mais de cinco vezes apos seu nascimento mas agora foi que percebi que as amigdlas dele são bem crescidas so que ele dorme bem tem sono ate de mais so durante a noite e que ele se mexe bastante mas dorme a noite toda tem momento que com a coca aberta outro momento con a boca fechada neste caso tem que operar
    ?

    Responder
  28. vanessa disse:30/11/12 16:44

    o grau das amidalas do me filho e 3,e caso de indicar cirurgia?

    Responder
  29. Roger disse:03/12/12 20:48

    Li uma pesquisa publicada na Suécia que a retirada das amidalas antes dos 20 anos aumenta o risco de problemas cardiacos em 44%. Mesmo assim vocês ainda recomendam a retirada das amidalas?

    Responder
  30. Thaís disse:10/12/12 11:01

    A página me tirou muitas dúvidas… Já tive 6 inflamações neste ano, passo mais de 4 dias com febre e dor na garganta.
    Mas estou mais tranquilizada com as informações sobre a possível cirurgia.

    Responder
  31. keila disse:13/12/12 10:15

    E é perigosa essa cirurgia?

    Responder
  32. clecia lima sampaio disse:21/12/12 12:06

    minha filha fez cirurgia de amigdalite e adenóide nas a medica num oassou nemhum antibiotico,mas ela ta com febre e dor o que posso dar pra ela ,ela tambem ta com chiado no peito posso dar amocilina pra ela.grata clecia

    Responder
    • Angelica disse:11/02/13 0:23

      Fiz a cirurgia há 20 dias atras, nunca sofri tanto na minha vida, tive um parto normal e não doeu tanto assim, nem água eu podia tomar, cheguei tomar medicamentos para dor a cada 3 horas e mesmo assim as dores não passava, hj estou sem dor nenhuma, mas com uma sensação horrível na garganta, não sinto prazer em comer, meu paladar e o gosto ruim na boca é muito ruim. Não indico essa coisa horrível para ninguem. Arrependida e muito.

      Responder
      • Dautro disse:29/11/13 1:02

        Angelica, tbm fiz a cirurgia, e estou com a mesma alteração no paladar, por quanto tempo isso durou?

        Responder
  33. Jenifer disse:16/01/13 17:22

    Nossa, eu preciso tirar com urgência, pois minhas amígdalas inflamam e me deixa de cama com muita febre 1 vez a cada 2 meses.

    Responder
  34. deuzilene oliveira disse:20/02/13 10:50

    oi! tenho inflamação constante na garganta acompanhada de febre, e minhas amìgdas ficam alteradas e saindo secreção.
    Fui ao otorrino ele fez alguns exames e constatou que tenho refluxo.
    Quero saber se retirando as amigdalas, resolve a questão?

    Responder
  35. jessica disse:27/02/13 22:47

    gostaria de saber se eu posso operar as amidalas pq delas saemm uns carocos amarelos com mal cheiro nao saem pouco saem muitos uma vez e um mesmo buraquinho na amígdalas saiu 4 caroço ta me encomodando muitooo e elas sao muito grande tbm sera que eu posso ou devo operar…. obrigada

    Responder
  36. Jorge Amigo disse:28/02/13 10:47

    Matéria antiga em Correio….e ainda é comentada?!…provavelmente por ter sido bastante esclarecedora. Abraços.

    Responder
  37. Mabel disse:05/03/13 22:09

    Oi, acabei de fazer esta cirurgia, tenho 27 anos, estou me recuperando, minha garganta inflamava sempre todo mês, não podia tomar nada gelado e qualquer garoa, ou se houvesse mudança de tempo ficava mal, e sou alérgica a benzetacil, então o Dr. disse que a cirurgia era a melhor saída, aceitei, e agora é só me recuperar…é muito dolorosa a recuperação…

    Responder
  38. ewerton machado disse:26/03/13 13:04

    olá tenho 31 anos acabei de fazer essa cirurgia é muito dolorosa e de longo tempo .
    mas o mês passado gastei R$ 94,00 com antibióticos e sem contar com o mal hálito
    que essa massinhas brancas proporcionam . minha filha hoje com 6 anos fez também
    e hoje é outra crianças não fica doente mais e dorme muito bem.

    Responder
  39. Ricardo Lima disse:05/05/13 11:03

    Já fiz ha 15 anos, tinha 30 de idade, fiquei 5 dias na UTI, mas valeu apena, hoje durmo sem roupa se precisar em pleno inverno, e não tenho mais nem gripe.
    Se você, que sua mãe, não cuidou quando criança, PODE OPERAR, vale muito.

    Responder
  40. natasha disse:22/05/13 14:04

    eu tenho 17 anos, tenho inflamação na garganta sempre, que só passam quando eu tomo amoxilina, mas eu fui no otorino e ele disse que eu não preciso tirar agora eu não sei o que eu faço quem puder me responder

    Responder
  41. carla cristini n oliveira disse:08/06/13 18:44

    minha garganta ta inflamando em menos de vinte ou quinze dias no começo eu tomava bezetacil e passava agora tomei uns antibioticos e estou fazendo tratamento pra aumenta a resistencia fiz exames de sangue não deu nada sera que preciso tirar as amidalas

    Responder
  42. veronica disse:09/06/13 18:15

    Olá tenho amigdalites alteradas e faringite não engulo a minha saliva a noite. Mas o medico diz q e normal. Fui ao gastro ele disse q tenho refluxo. Só as amigdalas só aliviam quando tomo antibiótico, mas garganta fere todinha. E sinto muita dor se operar alivia esse sofrimento.

    Responder
  43. conceiçao disse:21/07/13 0:42

    É necessario utilizar medicamentos a vida inteira?

    Responder
  44. nem disse:24/07/13 16:15

    meu filho vai fazer a retirada das amidalas e adenoides posso dar a mamadeira uma vez q ele nao larga ela.

    Responder
  45. nem disse:24/07/13 16:16

    posso dar a mamadeira a meu filho apos a cirurgia de adenoidese amidalas

    Responder
  46. D disse:30/07/13 18:36

    amigdalas

    Responder
  47. Marcos Miranda disse:19/08/13 13:33

    Fiz a cirurgia e não me arrependo. Eu tinha problemas de apneia, não conseguia dormir direito a noite e ficava bastante sonolento durante o dia. Esta cirurgia deu um salto bastante significativo em minha qualidade de vida. Valeu Dr. Márcio Freitas

    Responder
  48. erica disse:03/09/13 13:34

    Olá estou com 31 anos e estou com cirurgia marcada sou cantora e tenho que colocar voz em meu cd em novembro. será que vou dar conta tenho medo de mudar a minha voz. Aguardo respostas..

    Responder
  49. JAQUELINE disse:11/09/13 19:53

    BOA NOITE
    EU TENHO AS AMIGDALAS UMA BEM PROXIMA A OUTRA, NÃO TENHOS DIFICULDADES COM NADA, NAO TOMO ANTIBIOTICOS E OUTRAS MEDICAÇÕES, MAS ME SINTO MUITISSIMO INCOMODADA COM AS MESMAS E OPTEI POR OPERAR MAS A DRA ACHOU MELHOR NAO PELAS DIFICULDADES QUE POSSO TER NO POS OPERATORIO, PODE OCORRER MUITO SANGRAMENTO E TER UM REBAIXAMENTO . SERÁ QUE ISSO REALMENTE É VERDADE ? JÁ VI CASOS DE ADULTOS FAZEREM E TER UMA RECUPERAÇÃO UM POUCO DEMORADA MAS COM SUCESSO.

    Responder
  50. etieny disse:16/09/13 20:01

    minha filha tirou as amigdas e adenoides com 6 anos,hoje ela esta com 21 anos tem muita dor de garganta,o que devemos fazer?

    Responder
  51. convicto disse:24/10/13 9:04

    Botem uma coisa na cabeça, quando o médico ou a medicina não entende como funciona exatamente e nem para que serve exatamente, quando digo, exatamente, eu me refiro a 100%, então, eles simplesmente afirmam que não faz falta.

    O nosso corpo é uma máquina perfeita, tudo projetado sob medida, mas vão lá e retiram uma parte e dizem não fará falta, me faz um favor.

    Claro que pode existir situações extremas que justifiquem a retirada, mas o que se vê é o uso dessa técnica para encher os bolsos dos médicos, ao invés de resolver os problemas das pessoas.

    Existe uma pessoa aqui que mencionou que o filho possui problema com a mamadeira, que só de olhar tem desejo de vomitar, isso aposto que é problema com o leite e não com as amígdalas

    Cuidado, se as vias aéreas não filtrarem tudo vai parar nos brônquios, no pulmão.

    Aí quero ver médico dizer que vai retirar os brônquios para resolver a bronquite.

    Responder
  52. lorena disse:29/10/13 17:01

    Boa tarde, gostaria de saber se o SUS cobre a cirurgia de adenóide e aonde tenho que ir (UAI?)pq com certeza terei que ficar em uma fila de espera. Obrigada

    Responder
  53. lorena disse:29/10/13 17:07

    Boa tarde. Gostaria de saber se o SUS cobre cirurgia d adenóide e quem devo procurar, será que a fila de espera é muito grande? Obrigada

    Responder
  54. lorena disse:29/10/13 17:08

    Só complementando, sou de uberlandia

    Responder
  55. Anderson Martins disse:03/11/13 17:28

    Ola minha filha e 2anos e 8 meses tem muita infeção de garganta, e não esta mais podendo tomar antibióticos ela vomita só injetável, a medica disse que seu grau é 2 e para operar teria que ser 4mais por ter tido muitas infeções ela operaria será que é mesmo o certo a se fazer

    Responder
  56. jadson luis disse:27/11/13 12:25

    doutor eu fiquei 3 dias internado em um hospital por causa de garganta inflamada tomei varias injeçao e o medico mim deu alta ei estou com um pouco de dor aindo so de um lado direto eu posso tomar que remeido pra parar de doer ou mim dé uma soluçao por favor!!!

    Responder
  57. adriene disse:17/12/13 23:37

    olá meu filho tem 1 ano e 7 meses, todo mes tem ele tem dores de garganta que so resolve com antibioticos, já tomou duas abenzetacil, ele sofre muito com isso, o otorrino quer operar ele dia 02/01/2014, disse que tá no nível 3 mas eu acho ele muito novinho ainda,o que vcs me aconselham ?? to muito preocupada !!

    Responder
  58. Igor Mateus disse:25/01/14 10:18

    Socorro !
    Faz 3 dias que eu não consigo comer, não consigo nem beber água que arde, não consigo dormi, ja fui no medico tomei ja duas “besetásio” e nada, por favor alguem tem alguma dia pra conseguir pelo menos comer ?

    Responder
  59. tatiele morais disse:27/01/14 23:56

    olá boa noite! minha filha fez cirurgia das amigdalas e adenoide porem sente muita dor de ouvido e ja tem 6 dias que fez a operaçao é normal sentir por quanto tempo dor de ouvido? a medica passou medicamento somente dipirona de 6/6 hs e iboprofemo de 8/8 hs… o que posso fazer para ela nao sentir mais estas dores de ouvidos ou pelo menos diminuir

    Responder
  60. DANILO BOTELHO disse:31/01/14 10:13

    Meu filho, com 3 anos e meio, a cada mês tem infecção que diz-se ser amigdalite. Sempre antibiótico. Mas nenhum médico pediu a feitura da cultura para ver qual a bactéria. Não sou da área, mas penso que deva ter um remédio certo para cada tipo/espécie/grupo de bactérias, que seja mais eficiênte.

    Também, nenhum falou sobre mecanismos ou prevenções, como proceidmentos de limpeza rotineira do tecido das amigdalas, seja por jato dágua, ou outro meio. Não há profilaxia possível a fim de evitar a contaminação e a infecção ?

    Agradeço

    Responder
  61. giselia silva disse:12/02/14 16:33

    tenho amigdalite cronica o medico disse que eu iria ter que operar caso eu não não melhoresse com os antibioticos.. mais tenho medo pq me disseram que posso por qualquer coisa ficar doente é verdade ou mito?

    Responder
  62. wagner disse:04/03/14 22:00

    Boa noite eu li e acho que eu tenho a imunidade baixa devido a tira as amidolas quando era novo

    Responder
  63. Vanderci Veigas disse:19/03/14 8:23

    Tenho 55 anos e preciso operar as amígdalas, o médico ja disse que só cirurgia resolve, gostaria de saber se na minha idade mais perigoso, por causa de sangramento.Obrigado

    Responder
  64. alessandra disse:26/03/14 14:49

    oi! queria saber se indicado fazer a cirurgia no meu filho de 2 aninhos.. pq ele esta com a garganta inchada e sempre inflamada os antibioticos nao estao mas fazendo efeito…

    Responder
  65. Nágila disse:17/04/14 10:20

    Olá, li em um artigo que a retirada das amigdalas podem prejudicar a pessoa no aspecto social, associando-a a evolução cerebral das relações sociais. Tem alguma relação real nisso?

    Responder
  66. Fabricia Oliveira disse:22/04/14 12:31

    gostaria de saber quanto e uma cirugia de retirada das amidala….

    Responder