menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Raios fazem duas vítimas nesta semana em Uberlândia

Nesta semana, uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após serem atingidas por raios em Uberlândia. As ocorrências, segundo o Corpo de Bombeiros, ocorreram durante as chuvas que atingiram a cidade na segunda-feira (26), nos bairros Shopping Park, na zona sul, e Pacaembu, na zona norte. A Cemig alerta para a incidência de raios entre os meses de outubro e abril.

Minas Gerais é um dos locais que mais registram ocorrências de descargas elétricas por ano. Nos últimos 18 anos, a média anual do Estado é de 935 mil descargas atmosféricas, de acordo com os dados da Cemig. Neste ano, os raios causaram 34.787 interrupções de energia em Minas, sendo 1.113 apenas na região central do Estado.

O engenheiro da Cemig Valter Hugo Vieira Faria aponta que, durante uma tempestade, é preciso desligar todos os aparelhos eletrônicos da tomada para evitar danos e também choques elétricos em virtude de sobrecarga da rede. “É importante evitar o contato com qualquer equipamento que tenha permanecido ligado a rede durante e algum período após uma tempestade”, afirmou Faria. Esta foi a causa de um dos acidentes com raio que fez vítimas em Uberlândia nesta semana.

Um jovem de 20 anos foi eletrocutado ao abrir a geladeira de sua casa. A vítima, que mora no bairro Shopping Park, estava descalça quando ocorreu o acidente. Ele foi socorrido inconsciente ao HC-UFU e passa bem.

A outra ocorrência, em que houve a morte de uma das vítimas, um casal arrumava um toldo em uma casa no bairro Pacaembu e foram atingidos por um raio. Testemunhas disseram que o homem teve parada respiratória e morreu ao chegar à UAI do bairro Roosevelt, onde ambos foram atendidos. A mulher teve um corte na cabeça foi medicada e passa bem. O engenheiro explica que este é outro caso em que se precisa de cautela durante tempestades. “Assim como antenas, esses materiais metálicos expostos acabam atraindo essas descargas elétricas”, disse Faria.

Dicas do que fazer durante tempestades

• não tome banho ou use torneira elétrica durante as tempestades
• evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica
• não ligue aparelhos e motores elétricos para não queimar os equipamentos
• afaste-se das tomadas e evite usar o telefone
• desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos
• desligue os fios de antenas dos aparelhos
• permaneça dentro de casa até a tempestade terminar
• evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas e de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica
• afaste-se de veículos como tratores, motos, bicicletas e carroças, além de máquinas agrícolas
• mantenha-se afastado de áreas descampadas, pastos, campos de futebol, piscina, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados

Comentários

Deixe uma resposta

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.