Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Reprovação no exame de direção veicular chega a 65% em Uberlândia

Kassio dos Santos foi aprovado ontem, após quatro tentativas

Pelo menos 2,6 mil candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são reprovados mensalmente no exame de direção veicular em Uberlândia. A média de reprovação atinge 65% dos cerca de 4 mil candidatos que realizam o exame a cada mês no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A média é a mesma registrada em Belo Horizonte. No exame de legislação, o índice de reprovação é de 30%. Em Minas Gerais são 5 milhões de habilitados para 7 milhões de veículos.

O nervosismo e o despreparo dos candidatos aliados à necessidade de cursos de reciclagem para instrutores das autoescolas e à falta de padronização de critérios para o exame, que gera extremo rigor de alguns examinadores do Detran-MG, são considerados pelos envolvidos no processo os principais fatores para o alto índice de reprovação.

Segundo Márcia Fernandes Queiroz Pedrosa, presidente do Sindicato dos Condutores de Uberlândia, o problema começa com a pouca exigência de tempo para a preparação do candidato. “Com 20 horas/aula é difícil aprender a dirigir, nenhum instrutor é milagreiro. Assim, muitos candidatos sem preparação vão para a prova por conta própria e não conseguem a aprovação. Não podemos impedi-los”, disse.

Hoje, o exame de direção é dividido em duas etapas: o balizamento e a circulação nas ruas, sendo o primeiro eliminatório e ainda considerado o mais temido pelos candidatos.

De acordo com a delegada de trânsito, Ravênia de Oliveira, a mudança no índice depende da melhoria de qualificação técnica dos instrutores o que ajuda no desempenho dos candidatos. “O exame exige apenas o suficiente pelo grau de responsabilidade que tem um motorista habilitado. A falta de preparo gera nervosismo nos candidatos e isso gera a reprovação de muitos”, disse.

Baliza é a parte mais temida do teste

Entre os candidatos, a baliza continua sendo a parte mais temida do exame. Desde o início do ano, a manobra é realizada antes da circulação com veículo pelas ruas. O candidato tem três tentativas, no período de cinco minutos, para colocar o veículo entre dois cones, mesmo assim muitos são reprovados.

A estudante universitária Adrielly Soares, 21, foi aprovada, ontem, durante o segundo exame de direção. Na primeira, a reprovação foi causada pela baliza. “Ainda é o terror dos candidatos. Gera um nervosismo grande, já que o carro tem que ficar completamente alinhado, mas, enfim, consegui passar”, disse.

Kassio Heider dos Santos, 22, torneiro mecânico, também foi aprovado ontem no exame já na quarta tentativa. “O nervosismo me atrapalhou e tive que ter muita calma para conseguir. Acredito que estava mais bem preparado desta vez”, afirmou.

Aprovações não atendem à resolução

A média de 35% de aprovação no exame de direção para a CNH está longe de cumprir a exigência de aprovação mínima de 60%, prevista na resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para a manutenção do credenciamento dos Centros de Formação de Condutores.

Em Minas Gerais, as novas regras dependem de uma regulamentação que deve ser publicada ainda neste ano. “Para atingir este índice, é preciso padronização de critérios. Se isso não mudar, esta exigência vai fechar a maioria das autoescolas”, afirmou Márcia Fernandes Queiroz Pedrosa, presidente do Sindicato dos Condutores de Uberlândia.

Segundo Ravênia de Oliveira, delegada de trânsito, os 23 examinadores são criteriosos, mas exigem apenas o que está previsto na lei. “Temos feito um trabalho intenso para esta mudança e, nos últimos anos, zeramos o índice de reclamações .”

Autoescola funciona por determinação judicial após suspeita de fraude

Mesmo sem a aplicação da resolução 358 do Contran, que prevê exigência de aprovação mínima de 60% dos candidatos de cada autoescola para a manutenção do credenciamento das instituições, o trabalho de fiscalização por parte do Detran-MG continua sendo realizado.

De acordo com a delegada de trânsito, Ravênia de Oliveira, em Uberlândia, uma autoescola está em fase de recurso e funcionando por determinação judicial. “Cassamos o registro dela por constatar falsificação do Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Eles pegavam o dinheiro do candidato, falsificavam a autenticação mecânica, como se tivessem pago a taxa”, disse.

Segundo a delegada, cinco candidatos da cidade estão com os processos parados por suspeita de fraude. “Ainda temos autoescolas que tentam fraudar a presença dos candidatos, mas com a biometria o sistema é muito fiel. Estamos investigando e, caso comprovado, estas pessoas e a autoescola responderão pelo crime de falsidade ideológica”, disse.

Erros dos candidatos

1. Realizar o exame sem estar preparado para a aprovação. A falta de domínio e conhecimento prático e teórico pode afetar o desempenho do candidato

2. Acreditar que o examinador é um adversário. Pode desestabilizar o emocional do candidato

3. Acreditar que o examinador pode aplicar pegadinhas. Segundo a delegada Ravênia de Oliveira, os examinadores não pedem para o candidato desrespeitar nenhuma lei de trânsito

4. O instrutor faz a diferença. É preciso pegar instruções antes do exame e em caso de reprovação saber os erros que cometeu para corrigi-los

5. O uso de remédios para controle emocional não é apropriado. O ideal é aprender a ter controle próprio

6. Tentar impressionar a banca com a forma de vestir e se portar não ajuda na hora do exame. Seja você mesmo. O uso de minissaias, decotes e roupas não apropriadas é proibido

Comentários

65 respostas para “Reprovação no exame de direção veicular chega a 65% em Uberlândia”

  1. desses 65% 98% sao mulheres reprovadas!!!

    Muito bem! Continuem assim nao vamos colocar essas loucas despreparadas e estericas no transito.

    A saúde pública agradece.

  2. Fui aluno da Auto Escola Oriente em Uberlândia,acho que deveria ser cada aula ao menos 2 horas/aula, pois os instrutores até chegarem ao local de treinamento demora 20 minutos pelo menos até iniciarmos o processo. Acredito que não é a quantidade de aulas que deveriam ser aumentadas, mas sim a qualidade das mesmas. Muitos instrutores nos informam que para passar no exame existe uma forma de pagar uma taxa extra para passarmos, mas acho isso uma falta de respeito com o motorista aprendiz, e utilizam disso para não ensinarem os alunos como deveriam. A fiscalização para esse tipo de serviço é falho e os funcionários acabam colocando a culpa no sistema de marcação da prova do DETRAN, mas deixa em dúvida esse tipo de resposta.

  3. Olha adorei esta matéria, porém vale aqui ressaltar que eu tambem já tomei bomba e estou tentando pela 2ª vez carteira de moto. Na pista de moto ainda é pior pois os instrutores ao contrário não ajudam os alunos. Eles ficam somente conversando e quando algum aluno, como eu, aprende algo é porque escuta de outro instrutor de outra auto-escola.

    Vale ainda ressaltar que quando a gente tem problema em algum ponto, o professor de escola passa varias vezes até o aluno conseguir. Eu acho que deveria ser assim também, passar várias vezes uma parte que esta difícil até o aluno conseguir passar.

  4. Se o minimo para aprovação de candidato é de 60%, vejo que alguma coisa esta errado seja na auto escola ou com os próprios examinadores. E se tem algo de errado a unica coisa que nao pode acontecer é continuar errado, mas nao cabe a mim corrigir o erro cabe aos orgãos responsáveis, ou seja, este problema vai persistir por muitos e muitos anos pois, os responsaveis no meu ponto de vista pouco se importam com o que ocorre em nosso país, so querem receber seu altissimo salario no fim do mes. Em epoca de eleição sao mil promessas a populaçao no momento em que são eleito os mesmos so brigam por aumento de seus proprios salarios e quando decidem aumentar o salario minimo oferecem uma miseria de salario ao trabalhador digno pai de familia e que cumpre com todas suas responsabilidades. Os que acreditam em DEUS deveriam estudar um pouco mais sobre este ser supremo e seguirem os caminhos de Jesus Cristo. “NAO HA NADA TAO BOM QUE NAO POSSA SER MELHORADO”.

  5. Em cidades do mesmo porte, como Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba,os reprovados são em menor número do que os indices apontados para Uberlândia…Minha primeira carteira – 1.967 – foi tirada em Campinas…Sòmente no dia da prova consegui fazer a baliza…Os instrutores eram sérios, deixando o candidato à motorista à vontade…

  6. basta andar em uberlândia para perceber que os condutores aqui formados não tem noção em uma do que é gentileza, altruísmo, paciência e muito menos educação no transito. Lamentável… Por mim esses donos de auto escolas deveriam de ser presos, pois colocam assassinos em potencial no transito sem ao menos dar uma orientação adequada.

  7. Não me espanta nada este indice de reprovaçao, Uberlandia é a cidade onde tem os piores motoristas do Brasil já dirigi em várias cidades deste pais e nunca vi tantos motoristas com dificuldades de direçao como em Uberlandia, acho que 35% de aprovaçao está é alto demais pela qualidade.

  8. ” Pipoco, Bala Neles ” , comentários que nem os seus são de bastante mau gosto! Preconceituoso de merda !

    Em relação à matéria acima , penso que muitas escolas fazem questão de reprovar para arrancar mais dinheiro dos alunos , nunca vi tanta taxa !

  9. É porque você é barbeiro afeminado ai dirige igual uma mulherzinha porque será que eu passei de primeira para tirar cnh de carro e moto ?
    vai la pro goias é assim que as mulheres fazem quando são reprovadas varias vezes! UUUUAHAHAHAHAHHA UHAHAHAHAHAHAHA…

  10. Falta ensinarem para os motoristas que:
    - Se está devagar, trafegue pela direita.
    - Se dei seta, é porque vou entrar quando eu achar que dá e não qdo vc quiser, portanto seja educado e espere.
    - O mais importante, tenha consciência que EXISTEM OUTROS CARROS NO TRANSITO ALÉM DO SEU.

    Pra começar tá bom demais

  11. As autoridades deveriam abrir uma sindicância para avaliar os procedimentos dos examinadores.A banca examinadora de Uberlândia é muito exigente, porque será que quando houve a troca de examinadores para Ituiutaba e os candidatos as condutores fizeram queixa. Sem falar nas propinas que rolam por ai na compra de carteira de habilitação facilitando a aprovação na hora do exame de condução. Abra o olho delegado(a). Ha podridão ai!!!!!!!!!1

  12. A reportagem tambem devia olhar a venda da aprovação que hoje e de R$ 900,00 sendo R$ 300,00 para cada examinador e R$ 300,00 para o instrutor. E uma mafia de ganhar dinheiro.

  13. ISSO NAO PASSA DE ENGANAÇÃO
    PRA ARRECADAR DINHEIRO PARA OS COFRES PUBLICOS, MUITO DESSES MOTORISTAS ESTÃO SIM APTOS A PASSAR NO TESTE E MESMO ASSIM O INSTRUTOR PRESSIONA PARA ELE REPROVAR! ISSO PQ A PESQUISA NAO LEVOU EM CONSIDERAÇÃO OS QUE VÃO TIRAR A CNH NOS ESTADOS VIZINHOS ONDE A BUROCRACIA NAO ROLA SOLTA IGUAL AKI!!

  14. em primerio lugar quem avalia os candidatos e os examinadores,por pouca coisa eles reprova os alunos e outra o salario e muito baixo pelo que os intrutores passa no dia dia e a lei fala compreto a carga horaria o aluno pode marcar exame. o aluno mesmo não tando bom quer marcar exame eo que fazercom essa lei? a cobraça so vem para o lado mais fraco e eles não ve o que os instrtores passa no dia diae tem muito mais.

  15. DE ACORDO COM O CODIGO DE TRANSITO BRASILEIRO SE VC PARAR MAIS QUE 50CM DO MEIO FIO SEU CARRO REMOVIDO, NA PAGINA 46 E 47 O LIVRO QUE RECEBEMOS NA AUTO ESCOLA E TAMBEM NA PAGINA 36 E 37 EM NORMAS DE CONUTA E CIRCULAÇAO FALA SOBRE ESSA SITUAÇAO,SO QUE GUANDO REALISAMOS UMA BALISA NO DIA DO EXAME O CARRO FICA MENOS QUE 50CM OS EXAMINADORES PEDEM PARA REPETIR NOVAMENTE

  16. Se voce acha que os instrutores ganham pouco porque esta nesta profissão entao????

    E outra os examinadores são sim rigorosos mais os instrutores podem sim melhorar, e a partir do momento que você se torna um instrutor e aceita ganham o salário que a Auto Escola informa você tem que se dedicar ao aluno que paga.

  17. TA MUITO DIFÍCIL MESMO,A AULA É 50 MINUTOS,MAS VC ACABA FAZENDO SE FAZER 40MINUTOS.E PAGA 35 REIS,NÃO SEI O Q FAZER POIS EU TRABALHO O DIA TODO E NEM GANHO 20 REAIS.E TEM MAIS O INSTRUTOR SÓ FICA OLHANDO NO RELÓGIO,ISSO ME DEIXA NERVOSA MAIS AINDA.

  18. OS INSTRUTORES NÃO LEVAM A SÉRIO,DA HORA QUE LEMOS A BIOMETRIA A HORA DE ENTRAR NO CARRO GASTAMOS MAIS QUE DEZ MINUTOS.E SEM CONTAR A FALTA DE VONTADE EM ENSINAR.SE ELES PERCEBEREM QUE TEMOS CONDIÇÃO ELES JA DISSEM LOGO QUE A AJUDINHA É 900,00 REAIS.

  19. Para mim que dirijo deste 1992 e munca acidentei ou mim envolvi em acidentes, tem algo errado nos metodos de avaliar um canditato, começar com balize é um deles o outro é impedir ou reprovar o uso do retrovisores para balizamento. Visto que hoje tem carro que estaciona autonaticamente. Sera que isso não é para ganhar ou arrecadar mais dinheiro para

  20. São vários problemas que envolvem examinadores e instrutores, eles querem que os alunos comprem a CNH. Muita gente que compra CNH não tem preocupação com o domínio do veiculo muito menos com as normas de transito, outros de tanto ser reprovados por motivos injustos acabam cedendo.

  21. acho interessante como são colocadas essas matérias,colocam como se fosse uma possibilidade quase absurda as auto escolas não ajudar o aluno devidamente.
    Vamos lá: eu sou instrutor de uma auto escola,ela vai me ter como um profissional bom para ela quando o aluno reprova e tem que pagar novas taxas e me gerar mais lucros,ou quando o aluno passa e não me retorna mais renda nenhuma? È simples né ? e interessante acho que é umas das únicas atividades que quanto mais imcompetente mais lucro se tem. AH GENTE FALA SÉRIO

  22. interessante falar coisas preconceituosas contra as mulheres não há a necessidade de moderação,mas criticar a reportagem ai sim ,,kkk para né

  23. seu boiola, as mulheres são muito mais eficientes no trânsito, pois tem mais amor a vida, o q acontece q os instrutores são homens, com certeza não sabem ensinar, e os examinadores aproveitam pra tirar propina eu mesma já fui aliciada a pagar propina mais se depender de mim, eles morrem pobres,ainda vou descobrir quem é o examinador, quando descobrir irei denunciar.

  24. Concordo e quando dizem que você errou em algo que você sabe que não errou e seu instrutor concorda em que você errou e você é reprovado sem ter para onde recorrer?
    E aí eu estou despreparada,eu estou realmente é despreparada para ser surpreendida com esse tipo de injustiça onde aqueles que eram para cuidar da lei abusam e burlam o que deveria ser sagrado,a troco do que que todos ganhem com isso menos você trabalhador que se esforço para pagar carta,você trabalhador que se ausentou do trabalho para se comprometer em fazer tudo certo como a lei manda e ter o seus direitos assegurados cumprindo seus deveres mas infelizmente as vezes cumprimos os nossos deveres e os nossos direitos não estão sendo avalidos e muito menos assegugarados quem ganha com isso me perguntaram eu só sei de uma coisa não sou eu que estou ganhando nada só perdendo,é o Brasil que a gente vive um País lindo mas que la fora é piada onde para um ser rico outro tem que se tornar pobre,onde diz a democracia reinar e a constituição ser maravilhosa,mas indiretamente se trata do “manda quem pode obedece quem tem juízo”,”quem pode mais chora menos”quantas vezes você cidadão honesto naum se deparou ouvindo isso ou sendo vitíma desses ditados Brasileiro?

  25. Concordo plenamente se você só tiver disponibilidade de fazer só uma aula resumindo,você naum vai fazer,eles enrrolam 10 a 15 minutos para sair do local,e saem com antecedência 15 minutos as vezes 20 para você cidadão ficar esperando 10 minutos no minímo parada na auto escola esperando dar o tempo de ser colocada a sua digital,tempo esse que você poderia estar aproveitando,mas o seu instrutor não está nem aí pelo seus interesses e sim pelo dele!

  26. com estes exeminadores que pensam que estao assima do bem e do mal nao tem candidato que nao fiqui nervoso sera que alguem esta ganhado com isto? claro as mulheres bonitas agradece|||||||||||

  27. Bom! Eu sou instrutor de auto escola e acho que este indice é desfavoravel por causa que os alunos ficam muito nervosos no dia, o instrutor explica certo nas aulas e no dia do exame do aluno erra muito por causa do nervosismo.

  28. Já reprovei 5 vezes no exame de direção de Uberlândia-MG. Os examinadores, além de serem extremamente rigorosos, muitas vezes apontam infrações que não são cometidas por quem está sendo examinado, tudo para se arrecadar mais taxas e como forma de incentivar as propinas, o famoso “cafezinho”. Estou revoltado com toda essa exploração por parte dos examinadores, algo precisa ser feito em relação a isso, nós não podemos nos conformar com essa situação.

  29. Será nesmo que os canditos não estão mesmo preparados,ou os examinadores so aprovam se der propina como foi comigo!!!passei mas ele disse que so me provaria se eu pagsse para ele.

  30. são sem educação esses examinadores agente paga essas taxss caras pra chegar la e ser mau tratados ai o nervosismo começa e não tem quem passa essa mulher vem dizer q os intrutores que são ruins tem uma vagabunba la pensa numa mulher sem eduacação podia levar um tiro na cara pra ver q é feita de carne e osso igual a todos

  31. Bom Candidatos a CNH, olha hoje muito diz que o instrutor que não ensina direito, mais so quem ta dentro sabe. tem muito candidatos que não ta nem ai so que ir fazer prova sem preparação eu jugiro para o DETRAM, quem tem que avaliar o aluno primeiro e o inrutor para depois sari na mão do examminadores…

  32. Está mais que evidente que o Governo tem que tomar medidas sérias e urgentes com alguns CFCs e DETRANs do País.
    Instrutores de Auto-Escolas e Examinadores têm que seguir um método padronizado em todo o País, pois não é justo que os jovens brasileiros que sonham e necessitam de suas CNHs fiquem à mercê de irresponsabilidades, interesses escusos e incompetência de quem está ensinando ou examinando.
    Creio que o credenciamento dos CFCs têm que ser revistos e, se necessário, cancelados.
    Os CFCs têm que responder pelos instrutores que contratam.
    Quanto aos DETRANs, enquanto órgãos do Governo, devem ser capacitados e responderem, também, pelos seus examinadores. A padronização das provas do exame prático e a conduta honesta do examinador facilitariam em muito para que o aluno não se sentisse amedrontado e reprovado pelo nervosismo e pelo medo.
    A CNH é um documento necessário à vida de todo cidadão que queira dirigir um veículo, seja a trabalho ou no lazer.
    Essa necessidade não deve, de maneira alguma, ser dificultada ou desvirtuada daqueles que buscam honestamente por um documento que lhes é exigido por lei.
    Num momento em que se discute o aumento desproporcional e crescente de acidentes de trânsito, falando-se, inclusive, de aumentos no valor das multas aplicadas, esse cenário merece, sem sombra de vida, uma atenção maior por parte do Governo Federal.

  33. Se paga taxa disso, taxa daquilo e mais taxas e ainda no final se o aluno não pagar a ultima taxa da propina e da extorsão você não é aprovado no exame de direção.
    E ainda aparecem uns babacas, caipiras FDP e desinformados que não sabem nada que esta acontecendo aqui em Minas Gerais e vem aqui usar este espaço para brincadeiras e más respostas ao invés de aproveitar o espaço para criticas construtivas.
    Se alguém aqui em Uberlândia foi aprovado de primeira vez no exame de direção pode ter certeza que não foi porque você é um excelente motorista é sim porque não foi contemplado no sorteio deles para pagamento da extorsão.
    Acho que deveríamos usar este espaço para denunciar esses BANDIDOS INSTRUTORES DE AUTO-ESCOLAS aqui de Uberlândia que são eles que trazem até nós o recado lá de cima.
    Fui aluno dessa Auto-escola Oriente, e graças às denúncias ela foi descredenciada no DETRAN de MG. E já foi tarde!

  34. e só os examinadores deixar os alunos se concentrar melhor.pois na hora do exame eles conversam bastante entre si e tira a nossa concentração .por isso fica o recado converse menos e trabalha mais.

  35. Eu sou prejudicada nas provas porque fico nervosa, sei dirigir muito bem, mas tenho medo de descumprir as leis. Acho que me reprovam por gosto, acho alguns deles cínicos e mal educados mas tenho que passar por isto pois moro no Brasil e no meu país as coisas são mais ou menos assim.

  36. Eles querem que o candidato seja perfeito, mas no dia a dia, o negocio corre frouxo! A única explicação: “MAFIA PARA ARRECADAR DINHEIRO”! Em Contagem, é R$600000,00 todo mês!

  37. estou fazendo aulas em auto escola ja mudei de 3 instrutores todos ensinam diferente falam que no exame qualquer errinho ja era que saõ muitos rigorosos os examinadores 20 aula naõ da para preparar aluno nenhum com 50 minutos de aula

  38. o detran está reprovando sem justificativa nenhuma pessoas que estão prontas para direção e ha muito fraude por meio dos examinadores,precisamos de uma atitude do orgão

  39. Será que já não passou da hora de uma intervenção da Policia Federal a respeito destes questionamentos sobre a “tal ajudinha” ? Mais reprovado, mais ajudinha não? Vocês vão dizer mas o Detran é estadual, mas a carteira e Federal.
    Outro fato será que o valor de R$ 100,00 pela utilização do veiculo da autoescola não seria um abuso de poder econômico caro diretor do PROCON? Uma aula normal de 50 minutos custa em media R$ 35 reais e o exame duram no máximo 15 minutos?

  40. O problema não é a auto escola e sim o examinadores se quiser passar perde o amor em mais R$ 500,00 reais que é acertado dentro do veiculo e você não é reprovado

  41. Esta reportagem está mais contra o aluno do que contra o examinador. Acreditar que o examinador é um adversário e os examinadores não pedem para o candidato desrespeitar nenhuma lei de trânsito não é erro do candidato e sim do examinador, pois ocorre divergências na aplicação do exame pratico.

  42. REVOLTANTE…..ISSO
    TO MUDANO OU TROCANO A LETRA DA MINHA CNH DA LETRA A..B..PR LETRA D
    ESTO JA INDO PELA TERCEIRA VES..CADA EXAME É UMA TURMA DE 5 OU 6 PESSOAS E ASSIM FOI NAS DUAS VES Q EU FIS..POR TANTO PASSOU NINGUEM..FORA OS CANDIDATOS DE OUTRAS AUTO ESCOLA QE A GENTE FALA LA NO DIA CONTA Q COM ELES PASSOU NINGUEM TAMBEM………….POXA VIDA
    SERA QUE TEM ALGUEM VENDO ISSO ..SERA Q TAMOS SENDO AVALIADOS POR PESSOAS COMPETENTE AO ASSUNTO ???????? VERGONHOSO PRA CIDADE DE UBERLANDIA..VER AS PESSOAS COMENTA ISSO E VER TANTAS PESSOAS PROCURA CIDADES VIZINHAS E OUTRO ESTADO PRA TIRAR A CNH OU TROCA DE LETRA
    TA NA HORA DO PESSOAL DE UBERLANDIA ..FAZER ESSA ESTATITICAS DE REPROVAÇÃO ALTA…SER A MESMA DE FALTA DE CANDIDATOS EM UBERLANDIA ATÉ QUE TOMEM VERGONHA E MELHORE ISSO AQUI…..ALGUMA ALTORIDADE POR FAVOR SE LER ISSO….SOCORRROOOOOOOOOOOOOOO….SALVE O NOME DE UBERLANDIA …….E DÉ O DIREITO DOS CIDADÃO UBERLANDENSE PODER TIRAR SUA CNH OU MUDAR DE LETRA AQUI MESMO em nossa cidade….obs: toda ves que vc reprova vc paga 152 reais da auto escola..+ 52 reais pra detran no banco …poxa gente autoridades…tem pessoas que ja foi reprovadas cinco veses…fas as contas…..lamentavel…METEREM A MÃO EM MEU DINHEIRO ASSIM E DOS OUTROS CANDIDATOS ASSIM….SERA SE FOSSE PAGO SÓ UMA VES O EXAME TARIA ALTO O NUMERO DE REPROVADOS ASSIM ???? SERA QUE TAVA ?????

  43. O problema não é só dos alunos, mas também do sistema corrupto que temos, aliás corrupção está em todo lugar neste país, assim como nas bancas examinadoras.

  44. li em 2014 e vai por mim esse texto de 2011 é atemporal acho que a situação vai ficar muito tempo assim em 2013 tentei algumas vezes tirar a carteira mas desanimei vou tentar só em 2015 tirar um tempo pra pensar só que na boa esse sistema de auto escola e provas de sair com o carro em ruazinha das cidades e balizinhas não é nada os jovens estão morrendo é dirigindo em estradas pra isso eles nem treinam é um sistema falho,sem falar que mexem com o psicologico do jovem pode não ter examinadores que fazem pegadinhas mas tem examinadores grossos que se acham donos da verdade nos dias de prova e instrutores bem mais ou menos

Deixe uma resposta


3 + nove =

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.