Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

18/09/2012 7:06

Fortes cólicas menstruais podem ser sintoma de endometriose

A dor pode interferir nas atividades diárias da mulher

Dores no abdômen, enjoos, cansaço e dores de cabeça. Você já sabe que quando esses sintomas resolvem aparecer, junto vem à cólica menstrual. Em período fértil, 50% das mulheres apresentam esses sintomas descritos acima, e em cerca de 10 a 15% a dor chega a interferir nas atividades diárias. E

De acordo com a ginecologista e obstetra, Denise Gomes, Diretora Médica da Plena Clínica, a cólica menstrual é uma dor na região pélvica que se irradia paras as costas e confunde-se com a das cólicas intestinais.

“As cólicas podem surgir durante o período pré-menstrual. Porém, antes da menstruação ela é considerada um sintoma da tensão pré-menstrual. Além da dor em cólica, podem ocorrer outros sintomas e manifestações associadas, como náuseas, diarréia, vômitos, dor nas costas, cansaço, nervosismo, tonteira, dor de cabeça e até desmaio”, afirmou a médica.

Cólica pode ser sintoma de endometriose

Quando a cólica é muito intensa e acompanhada de diarréia, dores na relação sexual podem ser sintomas de endometriose. As cólicas da endometriose surgem durante o período menstrual e vão embora logo em seguida, e muitas vezes são confundidas com as cólicas normais. Com o passar dos anos, no entanto, ela torna-se mais duradora podendo tornar-se constante. Cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentam esse sintoma. E muitas delas só descobrem que tem endometriose quando tentam engravidar e não conseguem.

“A endometriose não causa infertilidade, porém dificulta. Os ovários são um dos locais mais frequentemente cometidos. Em muitos casos é preciso tratá-la antes para conseguir engravidar”,afirmou a ginecologista.

Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Diagnóstico para adolescentes

As jovens devem ficar atentas a qualquer dor muito intensa durante ou antes da menstruação. O diagnóstico da endometriose algumas vezes é dificultoso; em geral alguns exames laboratoriais são solicitados, como laparoscopia, ultrassom endovaginal, ressonância magnética e exame de sangue. No entanto, a história clínica e o exame ginecológico são fundamentais.

“Ainda não existe uma diferenciação muito clara, porque há pacientes com endometriose e poucas cólicas durante a menstruação. Entretanto, nós sempre orientamos as mulheres a procurarem um médico quando tiverem cólicas com certa resistência a melhorar com remédios ou que as incapacite de exercer suas atividades normalmente”, recomenda a ginecologista.

Como é o tratamento?

O tratamento indicado para as mulheres que foram diagnosticadas com endometriose inicial visa, em geral, suspender a menstruação por meio de hormônios, quer seja pelo DIU hormonal, pílulas ou injeções. Nos casos mais avançados, o tratamento pode ser a “menopausa temporária” induzida por medicamentos e cirurgia.
“Essa cirurgia geralmente é feita por meio de laparoscopia, e consiste em destruir os focos de endometriose. Em casos mais avançados pode-se até ter que retirar um pedaço do intestino, trompa e dos ovários, dependendo onde foi diagnosticada a doença”, disse a ginecologista.

É possível prevenir-se contra a endometriose?

Alguns cuidados podem ajudar a evitar esse mal: exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada, evitar estresse e ansiedade. Qualquer cólica muito forte, alterações urinárias e intestinais no período de menstruação, não hesite em buscar ajuda do seu ginecologista para acabar com as dúvidas e a insegurança.

Comentários (16)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. ADNAN disse:18/09/12 9:50

    O titulo da materia é Saiba como tratar as tão incômodas cólicas menstruais fortes
    porem em momento algum foi citado como tratar das colicas falaram da endometriose ………

    Responder
  2. adnan disse:18/09/12 12:01

    em qual parte falaram de como tratar as colicas ?????

    Responder
  3. valeria alves de oliveira disse:12/04/13 14:00

    oi sou valeria tenho duvidas pois eu sinto forte dores de coolicas quando estou no meu periodo menstrual, e as vezes tenho que tomar remedios para parar as colicas qual tipi d e exame devo faser pra saber s etenho endrometiose.

    Responder
  4. patricia monteiro disse:24/09/13 19:47

    Minha filha têm 13anos e têm muita colica não sei o quê fazê .

    Responder
  5. jeane padilha disse:08/11/13 23:30

    tenho fortes colicas constantes, minha mestruacao vem umas duas vezes no mes, tomei mesigyna um ano .

    Responder
  6. graziele disse:30/11/13 13:46

    Oi meu nome e graziele sinto uma forti do de colicas e tento bgravidar a 4 anos preciso saOi meu nome e graziele sinto uma forti do de colicas e tento bgravidar a 4 anos preciso saber se essa doença adometriose

    Responder
  7. Jailson lopes disse:09/12/13 12:31

    A minha munher tem colicas fortes, eu fico muito preoculpado com isso.

    Responder
  8. vera lucia s queiroz disse:05/01/14 7:59

    Tenho tanda colica não agüenta mais falo pro meu médica que e endrometrioso ele disse que e normal.Oque fasso .

    Responder
  9. yollanda cruz disse:03/02/14 17:07

    ola tenho 26 anos e sinto tds esses sintomas e sinto tb um inchaço crecendo no pe da barriga?????

    Responder
  10. yollanda cruz disse:03/02/14 17:14

    e tb minha mestruação esta sumindo???

    Responder
  11. Flávia disse:22/02/14 15:59

    A e eu esqueci de falar que , minha colica e tao forte que eu vomito muito , meu ciclo mestrual e regular .. Mas o meu fluxo é sempre intenso.

    Responder
  12. aline rodrigues disse:19/03/14 13:54

    oi,hoje achei q ia morrer ,tenho muita colicas,mais a de hoje foi pior,vomitei duas vezes de tanta colica,vc pode me explicar isso?

    Responder
  13. Hellen Carvalho disse:20/03/14 19:48

    Ola tenho 17 anos tenho muita colica q nao aguento vomito muito passo muito mau nao consigo durmi.e horrivel parece q vou morrer..gostaria de uma ajuda ?

    Responder
  14. Évoni Castro disse:25/03/14 9:37

    Olá ,infelizmente me encaixo em todos os sintomas e quando tenho relação sexual as vezes sinto muita cólica e causa vômito,uma dor insuportável.No caso mais extremo que seria a cirurgia a retirada dos ovários,isso consequentemente me fará não poder ter filhos ? Estou muito preocupada e com medo até mesmo de ir ao médico !

    Responder
  15. ANA CLAUDIA DINIZ disse:02/04/14 10:14

    SINTO MUITA CÓLICA MESTRUAL O QUE EU FAÇO?

    Responder
  16. ANA CLAUDIA DINIZ disse:02/04/14 10:16

    SINTO MUITA CÓLICA O QUE EU FAÇO

    Responder