Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Cidade e Região

Secretaria Estadual divulga resultados do concurso para educação

Concurso da SEE oferece 21.377 vagas para diversas carreiras da educação

Já está disponível, no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), a listagem dos candidatos aprovados na prova objetiva do concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Os candidatos podem consultar a lista ou, se preferirem, optar pela consulta individualizada.

Para ter acesso ao resultado, basta acessar o site da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso. No total, mais de 130 mil candidatos foram aprovados para a fase seguinte: a prova de títulos. Também será divulgado no site da FCC o resultado das decisões dos recursos apresentados pelos candidatos. Neste caso, a opção de consulta será individualizada.

Os aprovados na prova objetiva têm até o dia 10 de julho para enviarem a comprovação de títulos à Fundação Carlos Chagas. Foram considerados aprovados os candidatos que conseguiram o mínimo de 50% de acertos nas questões de Conhecimentos Gerais e, no mínimo, 50% de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos. Os documentos a serem apresentados na avaliação de títulos estão previstos no item 9 e também no anexo VI do edital.

A edição desta quarta-feira (30) do Minas Gerais, Diário Oficial do Estado, traz informações sobre questões de prova e gabaritos alterados após análise de recursos, bem como aviso de divulgação do resultado das provas objetivas e convocação dos candidatos aprovados para prova de títulos.

Participação

O concurso da Secretaria de Estado de Educação oferece um total de 21.377 vagas para diversas carreiras da educação. O número de inscritos foi de 262.989. A aplicação das provas foi no dia 04 de março e o índice de participação esteve próximo dos 90%.

O cargo que registrou o maior número de inscritos foi o de Assistente Técnico de Educação Básica, que irá cumprir a função de apoio técnico nas escolas estaduais. Foram 60.279 candidatos inscritos para concorrer a uma das 4.401 vagas.

A concorrência, contudo, é maior no cargo de Analista Educacional. Foram 29.181 para uma das 378 vagas, uma média de 77 candidatos por vaga. Entre os professores, a maior procura foi registrada no cargo de professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Foram quase 59 mil inscritos para uma das 3.551 vagas.

Vagas para professores

O concurso da Secretaria de Estado de Educação disponibilizou um total de 13.993 vagas para professor nas áreas de Arte; Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Estrangeira Moderna, Espanhol e Inglês; Língua Portuguesa; Matemática; Química; Sociologia e para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental.

A concorrência no concurso superou os números do último certame organizado pela Educação no Estado. No concurso realizado pela SEE entre os anos de 2003 e 2004 foram ofertadas 16.989 vagas para a carreira de professor. Naquela época, 79.541 candidatos se inscreveram, resultando em uma média de 4,68 por vaga. Já no concurso de 2012, são ofertadas 13.993 vagas para o cargo, que despertaram o interesse de 140.624 candidatos, o que dá uma média de 10,04 candidatos.

Todos os professores admitidos por concurso terão, no mínimo, curso superior completo e a remuneração mínima prevista em edital para o cargo de Professor de Educação Básica é de R$ 1.386,00 para uma jornada de trabalho de 24 horas semanais, no sistema unificado de remuneração. O valor é, proporcionalmente, 59,2% maior do que o valor do piso nacional salarial estabelecido pelo Ministério da Educação, que é de R$1.451,00 para uma jornada de 40 horas semanais.

Também há vagas para os cargos de Analista Educacional, ANE (378 vagas); Analista Educacional/Inspeção Escolar, ANE/IE (133 vagas); Especialista em Educação Básica, EEB (1.869 vagas); Assistente Técnico Educacional, ATE (603 vagas) e Assistente Técnico de Educação Básica, ATB (4.401 vagas). A jornada de trabalho e a remuneração para esses profissionais variam de acordo com o cargo.

Comentários

34 respostas para “Secretaria Estadual divulga resultados do concurso para educação”

  1. Quero saber a minha classificação, no último concurso que teve para professores de História em ensino médio e fundamental, na cidade de Juiz de Fora MG.

  2. como faço para saber se eu estou formado oficialmente se meu nom, esta na lista de formandos na secretaria de educaçao

Deixe uma resposta


seis − = 3

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.