Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

4/10/2011 7:31

Técnico em necropsia lida diariamente com a morte

Repórter

Giuliano Borges é técnico em necropsia e trabalha no IML da UFU

Lidar com a morte é uma tarefa diária de Giuliano Borges Terra, 30 anos. O técnico em necropsia trabalha há seis anos no Instituto Médico Legal (IML) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O curso técnico da profissão possui aulas práticas que duram seis meses e ensina sobre cada parte e órgão do corpo humano.

A função de um técnico em necropsia é de abrir um cadáver, mexer em todos os órgãos, retirá-los caso seja necessário e fechar o corpo. Enquanto isso, o médico legista ou patologista faz as análises para concluir o laudo e as causas da morte. “Considero uma profissão diferente, muitas pessoas tem curiosidade em saber como funciona. Quando comecei não imaginava que era tudo isso”, disse.

Segundo o técnico, cada corpo que abre para analise é diferente e o amor a profissão o torna uma pessoa centrada no trabalho. Ele aprende com cada experiência e não se sente uma pessoa ‘fria’ pelo fato de lidar com pessoas mortas. “Com o passar do tempo fui acostumando. O mais difícil de lidar é quando o corpo é de uma criança. Mas quando saio daqui esqueço tudo o que vi e nada fica na memória.”

A vontade de se dedicar à necropsia começou na adolescência. A mãe dele era enfermeira no Hospital de Clínicas da UFU e ele já conhecia o ambiente. “Quando criança eu tinha medo de entrar no IML, mas depois tive curiosidade e percebi que eu iria gostar deste trabalho”, disse.

Giuliano explica também que existem pessoas que têm preconceitos sobre o que faz por falta de conhecimento. “Às vezes nem pegam na minha mão, mas é preciso saber que usamos os mesmos acessórios de um médico em uma cirurgia. Só porque lidamos com mortos elas agem diferente”, disse.

Rotina

O técnico em necropsia Giuliano Borges trabalha na escala de 12h por 36h. Diariamente, ele lida, em média, com quatro corpos e o salário no IML é em torno de R$ 900. Além do IML da UFU, ele também trabalha em uma funerária onde prepara os corpos para serem velados, que é a Tanatopraxia.

Giuliano Borges explica que quando o corpo chega, aguardam seis horas para aparecerem os sinais de óbito da pessoa para depois começar o procedimento. São três tipos de necropsia: em caso de mortes violentas (acidente ou homicídio) é feita a perícia do IML; quando a pessoa morre sem causas aparentes é feito o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Também é feita a “necropsia da escola”, quando um paciente morre por alguma doença e os médicos decidem estudar as causas do falecimento, caso a família autorize.

Após as analises, o corpo é liberado para a família. No caso de pacientes não identificados, ele fica por um período no IML e depois é enterrado como indigente. “Não adianta ser uma pessoa arrogante ou tratar mal outras pessoas, pois o fim de todos é este: a morte”, disse.

Comentários (79)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. Juka disse:04/10/11 8:17

    R$900,00 o salário? Ôaaaaaaa…
    Tem que ter mto amor à profissão mesmo.

    E ainda bem que há pessoas que possam/queiram fazer esse tipo de trabalho, que é mto importante.

    Responder
  2. LAURA disse:04/10/11 8:43

    MEU FILHO , TU É O CARA!!!
    PARABENS!!

    Responder
  3. Tiago disse:04/10/11 9:25

    “Técnico em necropsia lida diariamente com a morte”. Pensei que ele lidava com animais, isso é um absurdo, atenção redação como vocês publicam isso.

    Responder
    • LAURA disse:04/10/11 9:57

      Lidar com a morte é uma tarefa diária de Giuliano Borges Terra, 30 anos. O técnico em necropsia trabalha há seis anos no Instituto Médico Legal (IML) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O curso técnico da profissão possui aulas práticas que duram seis meses e ensina sobre cada parte e órgão do corpo humano

      CARO TIAGO DEU PRA VOCÊ ENTENDER QUE ELE TRABALHA COM O CORPO HUMANO ?” ENSINA CADA PARTE E ORGÃO DO CORPO HUMANO”
      AGORA FALA AI:
      AONDE VOCÊ OUVIR DIZER QUE FAZEM NECROPSIA EM ANIMAIS??

      PS* FAVOR PUBLICAR MEU COMENTÁRIO.

      Responder
      • Tiago disse:04/10/11 10:55

        Õ Mula, eu falei foi do titulo da redação, é logico que o técnico em nicropsia lida com a morte de ser humano.

        Responder
        • maria disse:04/10/11 14:49

          Ô AAANTA OQ EU TEM HAVER?nem um momento falou de animal a não ser você..estuda primeiro para depois dar palpite!!!!!

          Responder
          • Tiago disse:05/10/11 6:52

            Õ sua Mula eu falei foi do título da matéria, observa o comentário do Sebastião Salgado que vc se for um pouquinho inteligente vai entender.

        • MARIA disse:06/10/11 11:46

          nadaaaaaaaaaaaaaaaaa a verrrrrrrrr.kkkk//para garoto e eu não sou mula..e se tivesse gosto pela profissão de veterinaria me formaria so pra te atende…e se poder colocar uma logica na sua cabeça…

          Responder
      • FERNANDO disse:27/03/12 13:57

        EXISTE NECROPSIA EM ANIMAIS SIM…

        Responder
      • Carlos Renato disse:29/08/12 13:37

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa tecnico em Necropsia mexe com animais bom na verdade existe dois tipos de Necropsia sim o de ser humano e dos animais..

        Responder
    • Beatriz Tec. Necr. disse:02/12/11 18:45

      Mas Existe Necr. de animas também
      Porem entendo o que vc quiz disse
      Realmente está escrito de uma forma equivocada

      Responder
    • Mestre Bond disse:06/06/12 0:02

      Concordo Tiago!
      Isso se chama termos Tautológicos…

      Para um jornal é péssimo…

      Responder
  4. Sandra disse:04/10/11 9:30

    Parabéns..

    Responder
  5. Breno disse:04/10/11 10:08

    Profissão interessante, mas achei pouco o salário, devia ser mais.

    Responder
  6. lore disse:04/10/11 10:22

    ele ganha 900 reais como tecnico em necropsia, mas ele tambem trabalga na funeraria na area de Tanatopraxia.

    que alias ganha muito bem,…

    Responder
  7. André Luís de Araújo disse:04/10/11 10:58

    Eles lidam diariamente é com os mortos.

    Responder
  8. death disse:04/10/11 12:46

    *** eu respeito muito o proficional dessa area***
    eu estou tentando faser o curso,um dia eu vou esta ai,vivo ou morto…

    Responder
  9. Sebastião Salgado disse:04/10/11 14:43

    “TÉCNICO EM NECROPSIA LIDA DIARIAMENTE COM A MORTE ” … PLEONÁSTICO, SARCÁSTICO OU SABE LÁ MEU DEUS A FORMAÇÃO DE TAL “REDATOR” !

    Responder
    • Mestre Bond disse:06/06/12 0:04

      Justamente!!!
      Concordo…

      Responder
  10. Sebastião Salgado disse:04/10/11 14:48

    Professor lida diariamente com…..alunos ! Vendedor lida diariamente com ….compradores ! Motoristas de ônibus lidam diariamnete com….viajantes !
    Agora descubram, Técnicos em necropsia lidam diariamente com…… A) Os vivos B) Os desmaiados C) Os mortos ou falecidos .

    Só um informativo desta categoria mesmo….

    Responder
  11. Pollyanna disse:04/10/11 15:00

    Gostaria de saber onde o Giuliano fez o curso técnico de nocropsia.

    Responder
    • death disse:04/10/11 16:14

      eu tambem queria saber….alguem ai sabe???

      Responder
  12. Leitor disse:04/10/11 15:29

    Parabéns Correio a reportagem é oportuna, diante da crise e procura por vagas de trabalho, está ai uma dica interessante. Resgata ainda o valor de profissionais como o técnico em necropsia. Que tal iniciar uma nova série de reportagens como essas desconhecidas e que tem pessoas como o Gilliano por coadjuvante de uma questão tão série como a Morte e outras profissões…Sugestões é idéias não faltaram num mundo do trabalho e de profissionais fundamentais …

    Responder
    • Vanessa Pires disse:05/10/11 12:26

      Olá, que bom que gostou da reportagem. A ideia é mostrar as peculiaridades de algumas profissões, que pouco conhecemos, ou até é uma profissão “comum” mas que não lidamos com ela diariamente. No caso do técnico em necropsia, acho que poucos teriam a oportunidade de entrar em um IML e saber como funciona. Busquei esclarecer esta dúvida. Aproveito para perguntar: tem alguma sugestão de outras profissões que possamos fazer?

      Responder
  13. valter disse:04/10/11 19:13

    Parabéns Giuliano.
    só que vc deveria ficar só com
    o trabalho da funeraria.
    devido a esse misero salario que te pagam.

    Responder
    • Fabiana disse:15/09/12 17:23

      A questão é que se ele larga o trabalho no iml ele perde a clientela na funerária, não é verdade? isso é uma máfia.

      Responder
  14. ana disse:04/10/11 20:26

    NOSSO O PROBLEMA NAO É O SERVIÇO NEM TENHO PRECONCEITO

    EU QUE SOU O PROBLEMA NEM POR 2.000,00 EU NAO TRABALHARIA…RSRSRSRSRS
    VIXIIIIII…..JA MORRO SOH DE PENSAR…KKKKKK

    Responder
  15. Anonimous disse:05/10/11 18:50

    Acho que é mais fácil lidar com os mortos do que com os vivos. Se ele faz alguma coisa errada, pelo menos o cliente não reclama. O salarinho até que tá bom, com tantos outros benefícios que a UFU oferece…

    Responder
  16. maria miguel de souza disse:22/10/11 18:45

    gostei dos seus esclarecimentos
    sobre a profissão tec. em necrospsia,eu estou querendo
    fazer o curso ,hoje como esta o mercado de trabalho para o tec. em necrospsia,e qual o salario,e como se consegue trbalho na area ?
    Agradeço,e aguardo resposta.

    Responder
  17. Bruna disse:06/01/12 21:03

    Eu amo esta profissão. Sou estudante de Necropsia. Realmente é uma profissão formidável !

    Responder
    • sandro tentes barroso disse:10/10/12 10:40

      bruna, moro em santana no estado do amapá, sou fascinado por essá área,não temos esse curso aqui no estado. vc acha que esses cursos online valem a pena? vc poderia me indicar algum q eu possa fazer? um abraço.

      Responder
  18. Adriana Martins disse:09/02/12 11:35

    Nossa como eu gostaria de ser uma tecnica em necropsia sou tecnica de enfermagem na minha cidade que é MG mais çoeprecisamente Itabirito.Minha cidade é pequena o meu curso de tc eu fiz Bh cidade moais faproxima .vc ama muito o q faz ´pois eu amaria ser uma tecnica em necropsia bjs fica com deus adriana

    Responder
  19. Lisangela disse:27/02/12 16:07

    Olá gostei da sua historia, eu também queria fazer esse curso, voce sabe me dizer onde tem esse curso em belo horizonte?

    Responder
  20. roger marques disse:23/07/12 13:46

    quando arrumar um emprego vou fazer o curso

    Responder
  21. lydiane maziero disse:16/08/12 16:17

    adorei saber um pouco mais sobre como este trabalho funciona a cada dia. também quero ser patologista daqui aums anos!

    Responder
  22. maria farias disse:20/08/12 7:23

    Parabens a estes profissionais quais eu admiro muito.e uma profissao que com amor para esercer;eu me identifico com giuliano e agora com os meus 33 anos vou iniciar o meu curso de tecnico de necropsia; ah nao vejo hora;

    Responder
  23. Valéria disse:21/08/12 22:13

    gostaria de receber mas orientaçaõ sobre este curso me formei em auxiliar de necrópsia naõ atuo na area entra em contato comigo foi um praser entra na sua pagina obrigado

    Responder
    • Carlos Renato disse:29/08/12 13:41

      Para valeria olha seria otimo vc fazer uns estagios na tua cidade pois onde eu estou fazendo na minha e muito bom porque quando tiver concurso ou algo assim vc pode ter certesa que vc estara na lista desse trabalho se vc nao conseguir na civil tenta no municipal em hospitais regionais ajudam muito tbm a tua melhoria no trabalho…

      Responder
  24. thallya disse:25/09/12 21:37

    ave eu sou apaixonada para estuda isso acho tão manero eu sou loka para ver abrindo uhm cadaver…

    Responder
  25. adriana disse:17/10/12 23:53

    estou pensando em fazer este curso de necropsia, não sei se eu vou gosta, só sei que eu gosto de lidar com morto e tenho muita curiosidade, de ver como é este curso,…..vc faria mais por gosto ou por dinheiro..

    Responder
  26. mauricio gomes teixeira disse:25/10/12 13:05

    Esta profissao coragen e respeito no que fazemos

    Responder
  27. mauricio gomes teixeira disse:25/10/12 13:09

    Esta profissao respeito e coragem em que nos trabalhamos

    Responder
  28. julio cesar disse:04/11/12 9:38

    tenho vontade fazer o curso de tec. em neucropsia mais oque pesa e nahora de pegar uma criança!!!

    Responder
  29. fidelis crus cordeiro disse:14/11/12 11:27

    fidelis crus cordeiro ex aluno de marketyng/ saber penso eu na minha mais alto sessatez na verdade depois que morrer pra onde a gente vai ninguem saber poren so vivemos de passagem nesse mundo do cao

    Responder
  30. fidelis crus cordeiro disse:14/11/12 11:32

    fidelis crus cordeiro ex aluno de marketyng/ saber as vezes penso que a vida e uma loucura eo pensa tambem vivemos nesse mundo poren depois que morrer fica so as lenbranças mais a final pra onde vamos depois que morrer ja que ai fora no universo tudo e escuro

    Responder
  31. Lucimar Gomes disse:27/11/12 11:23

    Bom dia Giuliano,
    Vou prestar um concurso da setec pro cargo s.v.o, sera que voce pode mim ajudar, enviar material o que vc tiver ai .
    Aguardo
    Att
    Lucimar

    Responder
  32. cristina Antonia Melo de Lima disse:27/11/12 11:25

    gostei muito de conhecer um pouco da vida do Giuliano, sou uma tec. de enfermagem e sou louca para fazer o curso mas o vale do aço nao nos oferece tal opçao. trabalho no lar dos Idosos em Coronel Fabriciano, MG. Amo o que faço mas gostaria de fazer algo diferente. Abraço adimiro muito o que faz.

    Responder
  33. Lucimar Gomes disse:27/11/12 11:25

    Parabens , vc é uma pessoa muito especial.
    Att

    Responder
  34. Luana disse:01/12/12 12:28

    Cara você é o cara , eu terio muito medo disso rs

    Responder
  35. leila disse:09/12/12 14:27

    moro no rj gostaria d fazer este curso

    Responder
    • Caroline disse:12/03/14 17:09

      Vou começar o meu curso de necropsia agora dia 25/03 moro no RJ e a Cruz Vermelha tem esse curso galera do RJ que tem interesse é difícil encontrar o tel de la é +55 (21) 2508 90 90 http://www.cruzvermelharj.org/
      estou a muito tempo procurando só agora achei .

      Responder
  36. Valéria disse:11/12/12 22:05

    Quanto custa o curso tecnico de necropsia?

    Responder
  37. kerolayne disse:14/12/12 11:18

    Estou me enteressando pela profissão, depois que li toda a historia do Giuliano, me enteressei mais ainda!

    Obrigada!

    Responder
  38. igor disse:26/12/12 0:40

    O tecnico so recebe 900reais…

    Responder
  39. samuel disse:27/12/12 18:39

    eu quero fazer o curso

    Responder
  40. Tayná Soares disse:30/12/12 14:19

    Eu tenho só 13 anos de idade tenho muitas curiosidades sobre esse trabalho, me sinto atraida por esse tipo de experiencias… pretendo fazer algo relacionado a um trabalho assim. gostei muito do que vc disse!

    Responder
  41. Tayná Soares disse:30/12/12 14:20

    Eu tenho só 13 anos de idade, tenho certas curiosidades sobre esse assunto, pretendo fazer algo relacionado a essa area! Parabéns

    Responder
  42. layany disse:12/01/13 16:01

    QUERIIA tanto fazer este curso!!

    Responder
  43. Nayana Laura disse:21/01/13 22:40

    Noossa, meus parabéns.
    Eu estou muito interessada em fazer um curso técnico de necropsia, mais nao gostei muito do horário de 12h por 36h :S

    Responder
  44. selma disse:27/01/13 13:10

    bom dia gustavo, onde encontro o curso de tecnico em necropsia em minas gerais, moro em bh.

    Responder
  45. Érika disse:01/02/13 17:31

    Meu sonho *-*

    Responder
  46. jefferson disse:06/02/13 14:13

    ola gostaria de saber se no rj tem esse curso de tec de necropsia

    Responder
    • matheus disse:26/02/13 15:02

      Pelo que eu saiba, não existe o profissional “” Técnico em Necrópsia “” e sim o AUXILIAR EM NECRÓPSIA, fiz uma pesquisa junto a ANANEC e eles só formam auxiliares de necrópsia, sou formado nesse curso e devidamente registrado na ANANEC, trabalho a mais de 10 anos com anatomia humana na PUC-SP.

      Responder
  47. rayane leticia disse:11/02/13 15:44

    quero fazer técnico em necrópsia mais só tenho 17 anos,porém já conclui o ensino médio,como faço ??
    Desde já muito obrigadooo !!!

    Responder
  48. Lilian disse:10/03/13 15:39

    parabens..me informe onde faco.o curso

    Responder
  49. Tália Cristina Diniz Rasch disse:12/06/13 8:21

    bah super interesante,as técnicas utilizadas para se fazer este procedimento….

    Responder
  50. ailton disse:24/07/13 9:44

    E o meu sonho trabalha como técnico de necropsia ; não importa o salário,eu já fiz o curso
    E gostei muito.pena q não e valorizado; pq já tem muitas pessoas querendo uma vaga de trabalho como eu.Eu vou lutar para um dia ser um Técnico de necropsia.
    ah e se alguém souber de alguma coisa sobre essa vaga de trabalho me falar obrigado.

    Responder
  51. THAMIRES ALVES disse:14/08/13 11:22

    COMECEI ME INTEREÇAR POR ESSA ÁREA AGORA POUCO TEMPO.! E TO MUITO AFIM DE INVESTIR!

    Responder
  52. SILVIA MARIA RIBEIRO CORREIA disse:25/08/13 18:19

    ola quero muito trabalhar nesta area porem não sei como devo começar e por onde por favor me ajudem 1639511701 1692770095

    Responder
  53. Luana disse:27/08/13 12:59

    Parabéns Giuliano admiro sua profissão admiro tanto que estou fazendo o curso aqui em Curitiba para trabalha no IML.

    Beijos Giuliano.

    Responder
  54. suelen caputo disse:07/10/13 15:55

    Alguem sabe me informar sobre um curso bom de auxiliar de l legista

    Responder
  55. rayza patricia disse:22/10/13 21:31

    se Deus quiser eu vou ser umas dessas :D

    Responder
  56. dulcinea disse:26/10/13 16:14

    Amigo tentei mas não achei um curso de tec de necropsia no rj……………… pos se sabe me escreva ou me ligue ok 021 97031858 grata boa tarde.

    Responder
  57. leticia disse:12/11/13 17:04

    pra ser técnico em necropsia é preciso fazer que tipo de curso! eu tenho curso em tec.enfermagem precisa fazer uma especialização?

    Responder
  58. jaqueline disse:24/12/13 12:58

    onde posso fazer o curso em campo grande ms

    Responder
  59. thiago disse:31/12/13 10:55

    como faço para mi tornar um técnico em necropsia.

    Responder
    • Luís Fellipe disse:20/01/14 15:07

      A faculdade mais completa para se atuar na área forense é Biologia. Sou biólogo graduado, fiz pós em DNA e pesquisas laboratoriais. Trabalhei com necrópsia, entomologia, e biopsicologia.
      Prestei concurso e tirei de letra. Hoje sou perito em evidências criminais. Sou muito bem pago e realizei o sonho da minha vida.
      É isso galera! É só correr atrás que dá!
      Biologia é muito completo, e vc vê que não tem essa de ficar desempregado. O campo de atuação expandiu muito e o biológo está sendo uns dos profissionais mais bem respeitados!!
      Dou a maior força!!

      Responder
  60. ednalva f dos santos disse:06/02/14 11:46

    eu pretendo fazer o curso gostei da sua atitude.

    Responder
  61. cristina disse:10/04/14 20:23

    quero saber qual cidade proxima de Barretos sp que oferece esse curso tecnico em necropsia

    Responder