Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

3/09/2012 18:32

Secretaria abre inscrições de concurso para agentes penitenciários

Jornalista

Regiões Integradas de Segurança Pública do Estado oferece mais de 200 vagas para região de Uberlândia

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) abriu concurso publico com 3.410 vagas para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário. As vagas serão distribuídas entre as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública do Estado (Risps). Para a 9ª Risp, que tem sede em Uberlândia, estão disponíveis 213 vagas.

As unidades prisionais de Araguari, Ituiutaba, Prata, além do Presídio Jacy de Assis e a Penitenciaria Pimenta da Veiga em Uberlândia, receberão os novos agentes da 9ª região. “Como o Presídio Professor Jacy de Assis teve muitos desligamentos e remanejamentos de agentes, ele deve receber mais funcionários que as outras unidades”, afirmou o coronel Adanil Firmino da Silva, diretor e coordenador das unidades prisionais da 9ª Risp.

O presídio criado para atender a 940 presos tem aproximadamente 1628, supervisionados por cerca de 350 agentes. De acordo com Adanil Firmino, o ideal seria a incorporação de 90 novos agentes penitenciários somente no Presídio Jacy de Assis.

Segundo a Seds, a incorporação dos novos agentes deve acontecer em 2014. Eles cumprirão carga horária de 40 horas semanais, em escala de plantão ou diarista, dependendo da necessidade de cada unidade. O salário básico é R$ 1.954,67.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, de 1º a 30 de outubro, pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O valor da inscrição é R$ 50. O concurso faz parte das ações do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência divulgado, em maio deste ano, pelo secretário de Estado de Defesa Social (Seds), Rômulo de Carvalho Ferraz. O documento contém obras, ações integradas e novos métodos de ação e o objetivo é reduzir a criminalidade violenta no Estado.

Concurso tem seis etapas

A seleção dos novos agentes penitenciários do concurso público aberto pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) foi dividida em seis etapas. Os candidatos vão fazer prova objetiva de múltipla escolha e redação e passar por testes de condicionamento físico, avaliação psicológica, além da comprovação de idoneidade e conduta, exames médicos e curso de formação técnico-profissional.

A primeira, segunda, terceira e quinta etapa serão feitas pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. A quarta e sexta etapa serão de responsabilidade da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Seds. A prova objetiva de múltipla escolha e a redação e curso de formação técnico-profissional para os candidatos as vagas da 4ª a 18ª Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) serão realizadas na sede da respectiva Risp. A primeira etapa que corresponde à prova objetiva e redação está prevista para o dia 2 de dezembro de 2012.

Comentários 1

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. raphael disse:03/09/12 20:32

    bomba!!

    Responder