Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

12/04/2011 10:31

Uberlândia testa novo implante para coração

Stent utilizado hoje é feito de metal e pode causar inflamações

Stent utilizado hoje é feito de metal e pode causar inflamações

O Instituto do Coração do Triângulo Mineiro, em Uberlândia, está entre os centros que vão participar da pesquisa com um novo dispositivo que desobstrui artérias do coração bloqueadas por gordura. O equipamento em teste é feito de polímeros, um material capaz de ser absorvido pelo organismo e que pode evitar inflamações causadas pelos modelos de metal usados até agora.

Segundo o Diretor do Instituto do Coração do Triângulo Mineiro, Roberto Botelho, o dispositivo está sendo estudado desde 1994, na Europa, porém neste ano e na quarta fase de testes, o dispositivo chegou ao Brasil. “Devemos começar as implantações no fim do mês ou em maio. Estamos aguardando a chegada dos dispositivos”, disse.

Segundo ainda o diretor, qualquer pessoa pode ser incluída na lista para fazer a implantação. “A pessoa que procurar qualquer hospital de Uberlândia e região e tiver a indicação médica para tratamento da artéria pode nos procurar para tentar entrar na lista”, afirmou.

Ao todo, 70 centros em todo o mundo vão participar da pesquisa que vai envolver 15 pacientes por centro. Por isso, apenas as 15 primeiras pessoas que procurarem o Instituto e se enquadrarem nos critérios de qualidade poderão fazer a implantação.

No Brasil, além do Instituto do Coração do Triângulo Mineiro de Uberlândia, o Instituto Dante Pazzanese e o hospital Albert Einstein, em São Paulo, também vão participar da pesquisa que será realizada com 50 brasileiros.

De acordo com Botelho, o novo implante além de ser reabsorvido pelo organismo, diminui a quantidade de remédios que o paciente toma para tornar o sangue menos espesso e torna mais fácil a avaliação de um paciente por tomografia, evitando assim o cateterismo. “O dispositivo devolve a circulação normal do coração”, disse.

O implante

O implante, um stent, é uma espécie de mola colocada via cateter na artéria coronária, para abri-la. A prótese é uma alternativa menos agressiva que a ponte de safena. Após seis meses, quando o dispositivo já tiver cumprido sua função, o novo stent começa a ser absorvido pelo corpo, diferentemente dos metálicos, usados hoje.

Cateterismo em Uberlândia

De 1996 até o momento, o Instituto do Coração do Triângulo Mineiro já realizou 35 mil cateterismo, tendo uma média anual de 4 mil procedimentos.

Segundo o diretor do Instituto do Coração do triângulo Mineiro, Roberto Botelho, são realizados 15 cateterismo pro mês para tratar o infarte. “A estimativa é de que Uberlândia tenha 12 infartes por dia”, disse.

Serviço

Para mais informações sobre o implante ou a inclusão do nome na lista para fazer o procedimento, basta ligar no Centro de Pesquisa do Instituto do Coração do Triângulo Mineiro, pelos telefones 3235-5207 ou 3236-7888.

Comentários (2)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. antonio galvani pimentel lima disse:10/11/11 18:43

    tenho arterias calcificads ,foram feitas duas pontes de safena ficando ainda algumas arterias calcificadas para serem tratadas clinicamente pos sgundo cirigi~
    ao nao tem como colocar pontes,antes minha vida estava muito regrada devido o cansaço ,hoje depois da operação que foi em maio estou com o mesmo problema muita falta de ar uma vida totalmente inutil,não posso fazer nada pegar um peso correr trabalhar ate ao me deitar o cansaço aparece,esta nova tecnica resolveriam o meu problema de desobstrução ,hoje segundo os medicos meu coração ja esta ate crescido,sou do ceará fortaleza e li na internet.aguardo alguma rewsposta tenho 61 anos de idade

    Responder
    • Valeriana Medrado disse:10/11/11 22:45

      Olá Sr Antonio. Vamos entrar em contato com o hospital amanhã para saber mais informações. Obrigada por acessar o site. Abraços

      Responder