menu
publicidade
publicidade

Amigo Pet

Cigarro causa doenças em cães e gatos

Na última sexta-feira (31) foi comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (ONU) devido ao aumento no número de doenças relacionadas ao fumo. Os animais, assim como o homem, são fumantes passivos e muitos, ao entrarem em contato com a fumaça, apresentam processos alérgicos, como rinite, traqueite, bronquite e também a possibilidade de desenvolver carcinoma pulmonar, pneumopatia e cardiopatia secundária.

“Potencialmente todos os cães que vivem dentro de um ambiente fechado e convivem com o fumante e a fumaça do cigarro correm esse risco, independentemente da raça ou porte. O cigarro faz mal para todos. Fumantes ativos e passivos correm o mesmo risco, inclusive os animais que acompanham o dono em todo momento e lugar”, afirmou o veterinário Marcelo Quinzani.

Animais de fumantes que espirram e tossem com frequência devem ser levados ao médico veterinário para exame clínico e outros diagnósticos, como raio X de tórax, tomografia, ecocardiograma e hemograma. “Antever problemas e doenças antes que se desenvolvam é importante para os animais de estimação”, disse Quinzani.

Mas o melhor para prevenir as doenças respiratórias, como outras causadas pelo tabaco, tanto para o dono, quanto para o animal, ainda é o abandono do vício. Saber que a fumaça do cigarro consumido faz mal ao melhor amigo é o melhor incentivo para parar. Caso não seja possível, o ideal é manter o animal mais longe possível da fumaça. Os donos devem se conscientizar e fumar em locais abertos e ventilados. Isso ajuda a minimizar os danos à saúde do bicho.

ADOTE


Esse é o Robinho. Ele é um cão carinhoso, brincalhão e adora crianças. Já está vacinado e vermifugado. Interessados em adotá-lo ligar para 9261-1295.

Boby Borges de Ávila

Dona
Henrique, Priscila e Gabrielly Borges de Ávila
Idade
9 meses
Não gosta
De ficar sozinho e do escuro
Gosta
De comer pera, brincar e passear de carro
Seu bichinho também pode ser o Pet da Semana. Mande a foto dele para valerianajornalista@gmail.com

Comentários

Deixe uma resposta

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.