menu
publicidade
publicidade

Colunas

Bem Vinho

RSS
25/12/2016 por Érika Mesquita

O último tim-tim!

Resolvi que hoje não quero falar sobre vinhos, muito menos da minha tristeza por ter que me desapegar e despedir da atividade semanal de escrever para o CORREIO de Uberlândia. Hoje vou contar um pouco…

18/12/2016 por Érika Mesquita

A diversidade do vinho*

O universo do vinho está em franca expansão. Um número cada vez maior de consumidores habituais e mesmo aqueles que nunca se interessaram em aprender sobre o assunto de repente se vêem envolvidos nele. Presenciamos…

11/12/2016 por Érika Mesquita

O paladar na degustação

Aqui chegamos à última etapa da degustação de vinhos (e a mais prazerosa), que exige nosso sentido mais importante, o paladar, porque aqui apreciamos a imensa variedade de sabores e sensações que um vinho pode…

04/12/2016 por Érika Mesquita

O olfato na degustação

No último domingo escrevi aqui sobre a importância da visão para a degustação. Então, como já sabemos que essa é uma experiência multissensorial, falo hoje de outro sentido humano fundamental para nós que apreciamos vinhos:…

27/11/2016 por Érika Mesquita

A visão na degustação

Já escrevi sobre as etapas da degustação em outras colunas, mas quero voltar a esse tema tão importante. Degustar um vinho é uma experiência multissensorial, quer dizer, envolve vários sentidos do ser humano, especialmente a…

20/11/2016 por Érika Mesquita

Aposte no espumante brasileiro

Não é segredo que o brasileiro tem uma tendência a admirar muito os produtos que vem de fora e com os vinhos importados isso não é diferente. Mas, em se tratando de vinhos espumantes não…

13/11/2016 por Érika Mesquita

O papel de cada uva!

Os consumidores do Novo Mundo do vinho, ou seja, dos países fora da Europa, estão mais acostumados aos vinhos varietais, isto é, os elaborados com apenas uma uva. Certamente é mais fácil comprar um vinho…

06/11/2016 por Érika Mesquita

Uvas americanas

É provável que todo brasileiro que beba vinho hoje tenha experimentado algum vinho de garrafão vindo do Rio Grande do Sul. A imagem do caminhão cheio desses garrafões de cinco litros deve acompanhar muitos dos…

30/10/2016 por Érika Mesquita

A temperatura do vinho

Algumas questões, como a temperatura, o tamanho das taças ou a eventual necessidade de oxigenar o conteúdo de uma garrafa recém-aberta, permitem apreciar corretamente as características de um vinho. Por isso, um bom serviço é…

23/10/2016 por Érika Mesquita

Não é frescura! (parte 2)

Na coluna de domingo passado falei de alguns comportamentos que muita gente pode considerar como frescura no mundo do vinho. Não vejo isso como maldade, mas por desconhecimento, porque a ideia de que o vinho…