Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Colunas

Pontuando os vinhos

Quem nunca ficou perdido diante de uma prateleira repleta de opções de vinhos? Ou indeciso antes de fechar uma compra pela internet? Isso é comum porque a oferta de rótulos, de novidades e de promoções tem aumentado e as dúvidas surgem com facilidade. Levar para casa um produto às vezes caro sem saber nada a respeito dele é um risco que não gostamos de correr.

Uma das maneiras para diminuir esse risco é a busca de informações na crítica especializada, especialmente nas pontuações dadas aos vinhos. Essa é uma prática forte em mercados como os Estados Unidos, porque lá a praticidade é valorizada e o consumidor prefere acompanhar seu crítico favorito a correr riscos.

Existem vários sistemas de pontuação. O mais famoso é o utilizado pelo crítico Robert Parker, advogado nascido em Baltimore, que começou na década de 1970 uma publicação considerada hoje a mais influente no mundo, “The Wine Advocate”.

Parker adota um sistema de notas que vão de 50 a 100 pontos, analisando os aspectos visual, olfativo e degustativo. As notas atribuídas por ele são capazes de inflacionar o preço do vinho em questão de horas ou de também colocar o rótulo na lista dos medíocres.

É o crítico mais adorado e odiado do mundo, porque muitos o acusam de padronizar o paladar do consumidor porque as notas revelam o gosto pessoal dele por vinhos mais frutados, mais redondos e amadeirados. Desconfia-se que alguns produtores mudem o estilo de seus vinhos apenas para agradar Robert Parker.

As revistas “Decanter”, “Wine Spectator” e “Wine Enthusiast” também utilizam esse sistema. No Brasil a maioria das revistas especializadas (“Gula”, “Prazeres da Mesa”, “Vinho Magazine” e “Adega”) também adotam os 100 pontos.

Outros críticos preferem avaliar os vinhos numa escala de até 20 pontos, como a inglesa Jancis Robinson e o português João Paulo Martins. Já o guia italiano Gambero Rosso, o mais importante do mundo, pontua os vinhos de 0 a 3 Bicchieri. O produtor que obtiver dez vezes as tre bicchiere recebe uma estrela para indicar sua qualidade.

Essas pontuações são boas para as compras. Por exemplo, um vinho que recebe 90 pontos e custa R$ 50, certamente é uma ótima compra. Mas custar R$ 500 e receber os mesmos 90 pontos pode me deixar desconfiada.

Mas lembre-se: nada substitui o gosto pessoal. Por mais que um crítico dê boas notas ao vinho, o importante é que VOCÊ goste.

Tim-tim!

Comentários

Deixe uma resposta


4 + três =

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.