menu
publicidade
publicidade

Colunas

Cena Cultural

RSS
27/12/2016

O silêncio do vazio

Essa não é somente a última semana do mês e do ano. É a última, depois de quase oito décadas, deste CORREIO de Uberlândia. A sensação que fica é a de esvaziamento. De nada em…

20/12/2016

Canções para ouvir sem fogos

Entre folguedos da inauguração de um órgão público, o canto sutil, delicado e encantador de Mônica Salmaso interrompeu-se pela irritação bem humorada de um dos melhores violonistas do País, Guinga, que se sentiu incomodado em…

13/12/2016

O campo e os seus poemas rurais

Poucas vezes o universo rural do interior brasileiro é transposto para a ficção de modo não pejorativo e respeitoso ao lirismo que lhe é inerente. Isso acontece no espetáculo “Juca”, dirigido por Luiz Humberto Arantes,…

06/12/2016

Quando a morte nos cai bem

Eduardo Moreira é integrante do Grupo Galpão. E um de seus fundadores. Ponto. Informação básica e essencial para dar consistência artística e credibilidade a qualquer iniciativa que leve sua assinatura. Com “Danação”, espetáculo-solo que ele…

29/11/2016

O indigesto caos do fim

De um título pomposo, pra não dizer ousado, nasceu “O homem que mastigava planetas”, iniciativa da Cia Líquida de Teatro, que merece aplausos por diferentes razões. Em primeira instância, pelo trabalho 100% autoral, com dramaturgia…

22/11/2016

O que as pessoas esperam da arte?

Acima de tudo, a relação entre arte e consumidor acontece em nível muito pessoal. Há uma tendência generalizada em crer que este consumo deva ser unânime. Como já dizia Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”….

15/11/2016

Heróis na vida e na ficção

O que pode conter uma simples aventura, fantasiosa e fictícia, destinada ao público infantil? O olhar do espectador responderá diversão! Os mais atentos perceberão o trabalho árduo, a interpretação esmerada e a produção cuidadosa no…

08/11/2016

A arte sem vitrine

Foi com um misto de pesar e tristeza que recebi a notícia de mais uma história caminhando rumo ao seu último capítulo. O dia 31 de dezembro de 2016 será uma data histórica, quando, depois…

01/11/2016

A morte de todos nós

Amanhã é o dia dos mortos. Por mais natural que seja, não consigo entender o que isso significa. Sei que a morte é o mais concreto que temos e, ainda assim, procuro entender a atmosfera…

25/10/2016

A estrada que se percorre

Pessoas de vários segmentos encontram um obstáculo no meio do caminho, ao qual a maioria cede: o de se acharem prontas, mesmo ainda tendo muito a percorrer. E isso deixa estagnada qualquer possibilidade de evolução….