menu
publicidade
publicidade

Colunas

Crônica da Cidade

RSS
25/12/2016 por Antônio Pereira

Adeus, meus jornais

Cheguei a Uberlândia em fevereiro de 1961. Havia três jornais que se diziam diários, mas que saiam apenas quatro vezes por semana: O TRIÂNGULO, O REPÓRTER e CORREIO DE UBERLÂNDIA. O mais antigo era O…

18/12/2016 por Antônio Pereira

Assombrações do Cruzeiro dos Peixotos

Antigamente, lá pros lados do Quilombo, havia uma cava que descia da igreja do Cruzeiro e era o caminho das terras dos Peixotos até as dos Naves. Foi o enxurro que abriu.  Nessa cava tinha…

11/12/2016 por Alberto Gomide

A guerra dos traçados

Antigamente, a construção de estradas, no Brasil, era casuística. Não havia um plano global como no tempo de Juscelino Kubitschek, sintetizado na frase: “todos os caminhos levam a Brasília”. São Paulo, que foi sempre pioneiro…

04/12/2016 por Antônio Pereira

Tito, um pioneiro da aviação

Logo após ser brevetado numa escola de Ribeirão Preto, o aviador civil Antônio Marincek pousou num aeroporto construído em 1936 nas terras do fazendeiro José Alves dos Santos. Era 1937 e ele vinha com o…

27/11/2016 por Antônio Pereira

Quinto papo com o Bolinho

Os grandes líderes do bairro Patrimônio já morreram todos. Tinha o Estêvão, que fundou o Guarany; o Peleco, irmão do Lotinho; a mãe do Lotinho; a minha mãe, Tarcila Pereira Rodrigues. A minha mãe gostava…

20/11/2016 por Antônio Pereira

Nossa Senhora da Abadia

A devoção vem de Portugal. A imagem teria sido escondida dos sarracenos quando invadiram a Península Ibérica, lá pelo século 9. Muito tempo depois, foi encontrada por monges que ergueram um mosteiro no lugar do…

13/11/2016 por Antônio Pereira

Lembranças de Dona Fiinha

Maria Margarida da Silva, dona Fiinha, faleceu no dia 15 de março deste ano, com 84 anos de idade. Era a mais antiga baiana da Escola de Samba Tabajara. Olha o que ela me contou:…

06/11/2016 por Antônio Pereira

Peppe e o Cine Avenida

O primeiro Peppe chamava-se Carlo. Natural de Palermo veio para o Brasil estabelecendo-se como alfaiate na cidade fluminense de Santo Antônio de Pádua. De lá, foi para o Rio onde seu filho único, o José,…

30/10/2016 por Antônio Pereira

Uma rua para o João Cândido

Quando João Cândido Pereira faleceu, esquecido dos motoristas a quem liderou por muitos anos e defendeu como classe, fiz uma nota publicada neste jornal na qual expunha alguns de seus trabalhos em prol da comunidade….

23/10/2016 por Antônio Pereira

Historinhas

No Caminho do doutor Domingos: Pra começar, o doutor Domingos Pimentel de Ulhoa era filho do doutor Duarte Pimentel de Ulhoa, que instalou a Comarca de São Pedro de Uberabinha e foi seu primeiro juiz….