menu
publicidade
publicidade

Colunas

Nehac

RSS
30/12/2016 por Nehac

De repente a despedida…

Vinícius de Moraes escreveu assim: “De repente do riso se fez pranto (…) Fez- se do amigo próximo o distante. Fez-se da vida uma aventura errante. De repente, não mais que de repente. ” Ah…

23/12/2016 por Nehac

A arte de comunicar

A arte contemporânea, por vezes, nos é uma incógnita. Ferreira Gullar (1930-2016) já disse em várias entrevistas que a “tese da arte conceitual”, da arte feita só por ideias não tem cabimento. Pois para ele,…

16/12/2016 por Nehac

Cem anos do samba

– Por Emília Saraiva Nery* No último domingo de novembro deste ano, o samba completou 100 anos. O centenário se configura devido ao primeiro registro autoral em 1916 da música “Pelo telefone”, composta por Ernesto…

09/12/2016 por Nehac

Ou isto ou aquilo

– Por Simone Aparecida Passos* Segundo Maria do Rosário Longo Mortatti, em “Alfabetização no Brasil: uma história de sua história”, desde a Proclamação da República, a educação vem sendo alvo de reformas. A pesquisadora reconhece…

02/12/2016 por Nehac

Que tal um café?

-Por Luciana Angelice Biffi Tomar um café está no cotidiano e na cultura dos brasileiros. Como um dos principais produtos, entender essa paixão é entender a sua importância da história que, no início do século 19,…

25/11/2016 por Nehac

Por que não vivemos sem utopias?

O futuro do presente é uma ficção. Não falamos aqui do futuro que vem e, num instante, torna-se pretérito sujeito a interpretações. Mas da ideia de futuro imaginada por nós no presente que carregamos conosco…

18/11/2016 por Nehac

Sobre as ocupações de escolas

-Por Rodrigo Francisco Dias* Nos últimos meses, diversas escolas públicas foram ocupadas por jovens estudantes em várias regiões do País. Só a cidade de Uberlândia chegou a ter quase 30 escolas ocupadas. O que provocou…

11/11/2016 por Nehac

“A janela”: Superando as adversidades

Situações delicadas sempre acontecerão em nossas vidas. Contudo esses acontecimentos nem sempre surgem para nos fazer mal. Os problemas sejam grandes ou pequenos compõem nossas vidas, mas o relevante é que saibamos como revertê-los em…

04/11/2016 por Nehac

Os mestres

O cineasta Paul Thomas Anderson é um daqueles da geração dos anos 1990 que aprendeu a fazer filmes não nas escolas, mas assistindo a uma enorme variedade de obras de mestres do cinema. Seus filmes…

28/10/2016 por Nehac

Indícios, corpos, ser-lar

-Por Marcella Gonçalves da Costa* “Indício número dois: O corpo é material. Fica à parte. Distingue-se dos outros corpos. Um corpo começa e termina contra outro corpo. Até o vazio é uma espécie muito sutil…