menu
publicidade
publicidade

Ponto de Vista

Por trás do impeachment?

O que, muitas vezes, realmente precisa ser dito não ultrapassa os limites da obviedade atlântica. O que, muitas vezes, não é lido nem veiculado é precisamente o que está à frente dos olhos, obnubilados em face da cegueira coletiva. Neste cenário, circulam atores de imagem tétrica, que não se cansam de ocultar detrás de sua estratégia diversionista de ofuscar para, assim, sair ileso das suas, para seguir por aí, como sempre, praticando as conhecidas torpezas de odor fétido. Isto se observa nos dias que correm.

O que está realmente em causa em nosso tempo é uma ação diversionista, a tentativa de burla política com vestes jurídicas. O que se está a ver é a radicalização dos interesses políticos, que travestem o Jurídico com a mais conveniente roupagem no sentido de alcançar os interesses específicos de grupos que não hesitam em abrir uma grave e profunda fratura em nosso sistema constitucional democrático. Mais do que provocar o impedimento de algum(a) Presidente em particular, tal estratégia de sequestro do poder criará um perigosíssimo precedente constitucional.

A rigor, o impedimento sem base constitucional, mas, sim, sob argumentos políticos, rasga e tripudia a Constituição, virtualmente põe fim a uma dimensão relevante que permite o afastamento de chefes do Executivo que realmente venham a praticar atos de improbidade. O seu mau uso engendra dois graves problemas em paralelo: ao tempo em que esgota e desacredita o instrumento, introduz o precedente de que os argumentos jurídicos não precisam estar presentes para que tenha lugar o impedimento de um chefe do Executivo, bastando maiorias parlamentares e argumentos de conveniência, até mesmo econômicos.

Compreensível é a sanha de alguns grupos, compreensível é a perspectiva de luta pelo poder, inaceitável é a proposta de derrotar o Estado Democrático de Direito. Muitos dos pró-homens desta inversão e absoluto desrespeito constitucional não desempenharam qualquer papel positivo na reelaboração da cultura e do Estado democrático brasileiro. Hoje, ao que parece, seguem a distância ainda do menor compromisso político com esforços em consolidar esta tradição. Incompreensível é que, ainda, alguns dos que estiveram perfilados nas forças da reestruturação do sistema democrático do País possam estar a colaborar tão firmemente com a veia autoritária dos que não aceitam os riscos e prejuízos que uma democracia pode causar, ainda que isto faça necessariamente parte do jogo.

O que realmente está em causa é um cenário de decréscimo da economia, de queda na arrecadação, de perdas na capacidade do investimento público por parte do Estado e, por conseguinte, de perdas para (quase) todos os atores econômicos, com impacto direto e negativo no nível de emprego, bem como na qualidade dos mesmos e, por fim, no próprio bem-estar da população. Isto, sem embargo, para o bem ou para o mal, não está de forma alguma previsto como uma causa para o impedimento do chefe do Executivo, nem sob a mais tortuosa das hermenêuticas constitucionais que se possa imaginar.

É preciso ter claro que o Estado Democrático de Direito precisa ser preservado ainda quando tenhamos perdas econômicas, ainda quando soframos por perdas de ordem diversa, pois, de não ser assim, tudo quanto nos restará serão gerentes, burocratas, tecnocratas, especialistas aos quais reservaremos as funções de Governo, eis que, supostamente, sempre serão eles os que levarão o sistema a funcionar da melhor e mais eficiente forma. À parte desta evidente falácia, resta sublinhar um detalhe esquecido: isto já não será uma democracia!

Prof. Dr. Roberto Bueno

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Comentários

13 Responses to “Por trás do impeachment?”

  1. Professor alienado petista Roberto Bueno:
    “O pior cego é o míope, e pior que o míope é quem enxerga bem, mas não entende o que enxerga”.
    Nelson Rodrigues, dramaturgo

  2. Professor alienado petista Roberto Bueno:
    É PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL E TRISTE DEMAIS SABER QUE PESSOAS QUE VÃO ÀS SALAS DE AULA, EM BUSCA DE MELHORES E PROFÍCUOS CONHECIMENTOS, SÃO MANIPULADOS POR ALIENADOS POLÍTICOS E DESINFORMADOS PROFESSORES, OS QUAIS NÃO TÊM A MENTE EVOLUÍDA SUFICIENTEMENTE PARA OS ESCLARECIMENTOS ADEQUADOS E REALISTAS, AOS SEUS ALUNOS, DO QUE TRAGICAMENTE ACONTECE NESTE PAÍS PETISTA, DESDE 2003.

  3. Professor alienado petista Roberto Bueno:
    #####################################################################################

    “SE HÁ UM IDIOTA NO PODER É PORQUE OS QUE O ELEGERAM ESTÃO BEM REPRESENTADOS.”
    Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly (o Barão de Itararé), (Rio Grande/RS, 29/01/1895 – Rio de Janeiro/RJ, 27/11/1971), escritor, jornalista e pioneiro no humorismo político brasileiro.

    #####################################################################################

    “O mal do Governo não é a falta de persistência, mas a persistência na falta”.
    “Máximas e mínimas do Barão de Itararé‎” – Página 70, de Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly (o Barão de Itararé).
    #####################################################################################

    “A política do PT é arte de pedir votos aos pobres, dinheiro aos ricos e depois mentir para ambos. Na realidade, não sabem fazer mais nada na vida”.
    Antônio Ermírio de Moraes, (São Paulo/SP, 04/06/1928 – Ibidem, 24/08/2014), engenheiro metalúrgico, foi um empresário e industrial brasileiro, presidente e membro do Conselho de Administração do Grupo Votorantim= 7 empresas com 41.500 funcionários, em debate político na TV, em 1986.
    (Pergunta-se: De 1986 para cá mudou alguma coisa em relação a estes realistas e sábios dizeres?)

  4. “O tamanho da mentira é um fator decisivo para que ela seja acreditada, pois as grandes massas de uma Nação são mais facilmente ludibriadas nas profundezas dos seus corações, do que são intencional e conscientemente más. A simplicidade primitiva de suas mentes transformam-nas em uma presa mais fácil para uma grande mentira, do que para uma pequena, pois eles mesmos frequentemente contam mentirinhas, mas ficariam envergonhados de contar grandes mentiras.”
    (Adolf Hitler, um dos maiores loucos ditadores sanguinários de todos os tempos)
    #####################################################################################

    ESTA TÁTICA FOI USADA E AINDA ESTÁ EM CURSO, ATRAVÉS DE LULA, DILMA, ALIENADOS, APARELHADOS, COOPTADOS E ALOPRADOS PETISTAS NA MÍDIA)

  5. É UTÓPICO QUERERMOS QUE GOVERNANTES PETISTAS TENHAM A MESMA CAPACIDADE MENTAL DOS MANDATÁRIOS ALEMÃES E JAPONESES, OS QUAIS REERGUERAM SEUS PAÍSES DEPOIS DE TEREM SIDO ARRASADOS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945), E HOJE SÃO DIGNOS EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS.
    PETISTAS FAZENDO DA MESMA MANEIRA? IMPOSSÍVEL.
    POR QUÊ?
    PORQUE É O MESMO QUE RETIRAR LEITE DE PEDRA.
    VOCÊ NÃO PODE EXIGIR MAIS DO QUE OS PETISTAS PODEM DAR (DE INTELIGÊNCIA).
    ISTO É BIOLOGICAMENTE IMPOSSÍVEL.
    UM INGÊNUO EXEMPLO: A SÁBIA NATUREZA NÃO PERMITE TENEBROSAS “MAQUIAGENS CONTÁBEIS” PARA TENTAR ENCOBRIR “PEDALADAS FISCAIS ILEGAIS” DE DILMA…

  6. SUA CRÔNICA ALIENADA PETISTA ME LEMBRA OS SÁBIOS DIZESES ABAIXO DISCRIMINADOS:
    #####################################################################################
    “Não leitor não é quem não sabe ler, mas quem não quer ler.”
    Mário de Miranda Quintana (Mário Quintana), (Alegrete/RS, 30/07/1906 – Porto Alegre/RS, 05/05/1994), poeta, tradutor e jornalista gaúcho.
    #####################################################################################
    “Os analfabetos do século XXI não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender”.
    Alvin Toffler, (Los Angeles, California, EUA, 04/10/1928), um dos maiores pensadores de nosso tempo, é escritor futurista norte-americano doutorado em Letras, Leis e Ciência, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica.

  7. SR. ROBERTO BUENO, SE ÉS MESMO PROFESSOR DA U.F.U., COM ESTA SUA CRÔNICA ENTÃO TENHO QUE CONCORDAR QUE ESTA É UMA “GERAÇÃO PERDIDA” INTELECTUALMENTE, PORQUE NÃO TEM CAPACIDADE DE OBSERVAR QUE O BRASIL ESTÁ AFUNDANDO, DIA APÓS DIA, COM ESTE MALÉFICO GOVERNO PETISTA DESDE 2003.

  8. “Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena do povo brasileiro!
    De tanto ver triunfar as nulidades (Lula, Dilma e políticos).
    De tanto ver prosperar a desonra (Lula, Dilma e políticos).
    De tanto ver crescer a injustiça (STF e TSE aparelhados pelo PT).
    De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus (Lula, Dilma, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, José Sarney, ministros do STF e políticos), o Homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
    ######################################################################
    Pronunciado em 1914 (menos os dizeres entre parêntesis, que eu acrescentei) por Rui Barbosa de Oliveira (Rui Barbosa), (Salvador/BA, 05/11/1849 – Petrópolis/RJ, 1º/03/1923), advogado, jurista, jornalista, Deputado Federal, Senador pela Bahia (1897-1908), Ministro da Fazenda (1889-1891), diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, e segundo presidente da Academia Brasileira de Letras (1908-1919).

  9. SR. ROBERTO BUENO:
    QUEM SE JULGA INTELIGENTE SÓ POR TER CURSO SUPERIOR (OU É DEPUTADO, SENADOR, GOVERNADOR, PREFEITO, VEREADOR, PROFESSOR) PROVA NO DECORRER DA VIDA (COM SUAS VERBALIZAÇÃO E/OU CRÔNICAS NA MÍDIA) QUE UM PEDAÇO DE PAPEL ESCRITO (DIPLOMA) NÃO TEM A MÍNIMA VALIDADE QUANDO O SEU CÉREBRO (SEM NEURÔNIOS SUFICIENTES) NÃO CONSEGUE LER E ENTENDER QUE A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA CONTEMPLA CLARAMENTE QUE O PROCESSO DE IMPEACHMENT É PERFEITAMENTE CARACTERIZADO, E QUE NÃO HÁ GOLPE, COMO LULA E DILMA FICAM VOMITANDO PARA ALEGRIA E ENGANAÇÃO DE ALOPRADOS, APARELHADOS, ANALFABETOS (TOTAIS, FUNCIONAIS E POLÍTICOS) DA CUT (Central Única de Trouxas manipulados) e MST (Movimento de Sugadores de impostos dos Trabalhadores) e demais “burros úteis” do PT.

  10. PRECISO TER MUUUUUUUUUUITO CONTROLE E MUUUUUUUITA EDUCAÇÃO PARA NÃO ESCREVER TUDO O QUE QUERO E PRECISO.
    É MUITO CINISMO DE CERTOS REPRESENTANTES DA “CULTURA INÚTIL” PETISTA, INGENUAMENTE AUTODENOMINADOS INTELECTUAIS QUE TÊM ACESSO À MÍDIA, QUE ESCREVEM ASNEIRAS CONDENANDO O “GOLPE CONTRA DILMA”…NÃO CONSIDERANDO QUE IMPEACHMENT É PROCESSO PERFEITAMENTE LEGAL.
    SE NÃO FOSSE NÃO SERIA INSTAURADO.
    ESTES CRONISTAS PARTIDÁRIOS NÃO SABEM INTERPRETAR O ARTIGO ESPECÍFICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988?
    SÃO ANALFABETOS FUNCIONAIS?
    SE DILMA NADA DEVE, NÃO DEVE (MICHEL) TEMER.
    POR QUE ESTES ANALFABETOS POLÍTICOS PETISTAS NÃO ESCREVEM UMA PALAVRA SEQUER QUANTO AOS PEDIDOS DE IMPEACHMENT CONTRA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E FERNANDO COLLOR DE MELO, QUE DEPUTADOS DESTE PT (Perda de Tempo) PROTOCOLARAM, QUANDO OS DESCRITOS ESTAVAM NA PRESIDÊNCIA, ELEITOS TAMBÉM LEGITIMAMENTE?
    POR QUE NAQUELA ÉPOCA NÃO ERA “GOLPE CONTRA FHC E COLLOR”?
    E AGORA É CONTRA DILMA?
    MINHA FORMAÇÃO MORAL NÃO ACEITA CRÔNICAS COM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS, COMO QUEREM ESTES ALIENADOS, E/OU ALOPRADOS, E/OU “BURROS ÚTEIS DO PT”, E/OU APARELHADOS DOS GOVERNOS PETISTAS (FEDERAL, ESTADUAL E/OU MUNICIPAL).

  11. O PT gosta de fazer História?
    Elegeu primeiro “operário” presidente (Lula).
    Elegeu primeira mulher presidente (“Poste” Dilma).
    Governo Lula indicou o primeiro negro ao STF (Joaquim Barbosa).
    Teve primeiro ex-Primeiro Ministro de Governo Lula (José Dirceu) preso duas vezes, e devidamente condenado após correto julgamento, apesar do aparelhamento do STF.
    Teve primeiro ex-tesoureiro do partido do Governo a ser preso (Delúbio Soares), e devidamente condenado após correto julgamento, apesar do aparelhamento do STF.
    (Como o partido é desonesto, repetiu a dose com o sucessor de Delúbio Soares, João Vaccari Neto, devidamente condenado pelo honesto juiz federal Dr. Sérgio Moro).
    Teve primeiro senador (Delcídio do Amaral) preso no exercício do mandato.
    Falta entrar para a História como o partido do PRIMEIRO EX-PRESIDENTE (LULA) A SER PRESO, DEVIDAMENTE JULGADO E CONDENADO POR ROUBO DE DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO (PETROLÃO=OPERAÇÃO LAVA JATO=COAF), JUNTO COM SEUS DOIS FILHOS “MILAGROSAMENTE” MILIONÁRIOS DA NOITE PARA O DIA.
    Falta ter a primeira mulher presidente (“Poste” Dilma) cassada durante seu mandato por crime de responsabilidade (pedaladas fiscais ilegais = juízes do Tribunal de Conta da União já cassaram seu mandato = 8 votos a ZERO).

  12. Professor Doutor Roberto Bueno,

    vai catar coquinho, ser pseudo intelectual de esquerda comunista.

    Vergonha para a UFU !!!!

    Jornal Correio por favor não publiquem mais textos desse DOUTOR >>>>>>

Deixe uma resposta

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.