Rafael Farnezi

Triathlon está no sangue. É algo que ninguém pode tirar de mim

Diário de um Triatleta Relatos e dicas de um triatleta e educador físico relacionados ao Triathlon, natação, ciclismo, corrida e saúde

24/10/2011 14:55

Brasil o país do futebol, até quando???

Educador Físico

Foto que tirei de uma placa, muito comum nos campos verdes em Budapeste - Hungria onde não era permitido jogar futebol.

Acredito que todos devem estar acompanhando a 16ª edição dos Jogos Pan-Americano de Guadalajara não é mesmo? Não tem como não ficar sintonizado com um evento tão maravilhoso como esse! Eu particularmente tento acompanhar tudo que consigo mesmo a TV não ajudando tanto, mas ainda bem que temos a internet, rsrs.

Nem é preciso dizer que o Brasil está fazendo um ótimo Pan, levando-se em consideração as condições e a falta de toda a estrutura que um atleta necessita para competir em alto nível, os atletas, eu disse os ATLETAS, estão de parabéns. Seria tão bom se esses exemplos de garra que todos estão demonstrando lá fossem levados em consideração e as coisas mudassem por aqui.

Após 16anos sem um ouro o Brasil volta a subir no lugar mais alto do pódio no Triathlon, Reinaldo Colucci conquista um resultado espetácular! Alguém viu isso na TV?

Moramos em um país que não tem como negar, mas infelizmente é conhecido como o país do futebol. Ok, legal! Somos “bons” em alguma coisa aos olhos do mundo, UAU! Que mérito hein?! Mas, vamos parar e pensar um pouco… Já observaram que praticamente todas as potências no esporte, quando digo esporte estou falando de esportes aquáticos, ciclismo, atletismo, artes marciais, ginástica, levantamento de peso, hipismo e muitos outros esportes que no nosso dia a dia, infelizmente por conta desse tal de futebol, nem ouvimos falar nada nos jornais e programas esportivo, ou seria programas futebolísticos???

Vamos analisar um pouco os números:

A NATAÇÃO é uma modalidade individual, gera pouco custo, criam-se vários e vários nomes como referência no esporte e só nessa modalidade o Brasil ganhou 10 medalhas de ouro nesse Pan-Americano, sem falar as muitas outras de prata e de bronze.

A GINÁSTICA RÍTMICA que infelizmente muita gente nem sabe o que é isso, e afinal é um esporte maravilhoso, tem as provas individuais e as provas por equipes, gera pouco custo e ganhou vários ouros no Pan-Americano.

No TIRO, isso mesmo, no tiro o Brasil ganhou ouro. No BADMINTON, aposto que quase ninguém ouviu falar do resultado inédito conquistado pelo atleta Daniel Paiola para o Brasil que conquistou o bronze, um resultado nunca alcançado pelo nosso país que nem tem conhecimento dessa modalidade incrível.

E o FUTEBOL… Ah o futebol, o que falar? Teoricamente deveria falar que o ouro já era nosso não é mesmo??? O futebol que gera uma despesa monstruosa, afinal manter uma equipe grande de muitos “atletas”, com seus salários não sei por que, mas astronômicos, mais a comissão técnica e todo os resto que não consigo nem imaginar o porquê de tanto gasto, deveria ter feito o mínimo do mínimo de ganhar um ouro. Pois é, só passa vergonha, perderam para a Costa Rica e nem para a 2ª fase passaram. Nunca conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas e por aí vai. Vou ser bem sincero, eu sou muito patriota, amo e luto para defender meu país, mas torci muito para o futebol perder.

O FUTEBOL FEMININO entra no mesmo cenário das muitas outras modalidades esquecidas por causa dessa visão obcecada da maioria dos brasileiros pelo futebol masculino. Temos a melhor jogadora do mundo e o melhor time do mundo com resultados que comprovam essa fama e mesmo assim alguém sabe como está o futebol feminino??? Alguns vão saber claro, mas aposto que a maioria não tem a menor idéia.

A Copa do Mundo está chegando e para mim foi a pior investida que o Brasil já fez. Imaginem quantos hospitais, quantas escolas, quantas estradas, quantos centros de treinamentos de qualquer outro esporte deixarão de ser construídos para dar lugar aos monstruosos elefantes brancos dos estádios que vão sediar a Copa. Eu nem gosto de pensar muito que é para não passar raiva. Quando é que nosso país vai acordar para isso e passar a valorizar o que realmente vale à pena?

Quis escrever esse texto para expor um pouco da minha indignação por essa triste realidade e para tentar já mostrar o porquê de quando chegar às olimpíadas o Brasil ficará tão atrás no quadro de medalhas.

Vamos dar valor àquilo que nos dá motivo para valorizarmos! Vamos acompanhar mais de perto nossos atletas de verdade, aqueles que lutam para serem os melhores e não apenas para aparecer e enriquecer.

Grande abraço a todos e uma ótima semana.

Comentários (32)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. ciro violin disse:24/10/11 15:27

    Nota 10 seu texto.
    Nota 10 seu pensamento.
    Nota 0 para essa porcaria de futebol brasileiro.

    O futebol como esporte é fantástico, mas o ganancia, ambição, falta de ética do Homem fez com que este esporte ficasse sujo.

    O mundo que existe atrás do futebol é nojento, e dá vontade de vomitar.
    75% de resultados comprados, superfaturamento de estádios, garotos despreparados que nem sairam das fraldas ganhando 1 milhão de dólares por mês.

    Tenho pena de quem ama o futebol, pois ama uma mentira.

    Parabéns para todos os ouros, pratas,bronzes, e parabéns para quem foi até la apenas participar do PAN.

    Ah sim… nota ZERO pra esta rede de TV que é uma pseudo rede de TV.
    Ta engatinhando ainda e pelo visto vai demorar 100 mil anos para levantar e andar.
    Bando de amadores!!

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:24/10/11 17:13

      Grande Ciro por isso que pedi para você ler o post, pois sabia que sua opinião seria um complemento mais apimentado ao texto.

      Show mesmo, valeu!!!

      Responder
  2. Anderson Bassi disse:24/10/11 17:08

    Concordo com tudo que você disse.
    Eu também tenho um blog, lá expresso meus pensamentos e idéias.
    Se puder, dê uma passada por lá e deixe seu comentário: http://andersonbassi.blogspot.com/
    Abraços,
    Anderson Bassi

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:24/10/11 17:13

      Já estou seguindo seu blog e li seu último post que fala e muito bem sobre o mesmo assunto, muito bom mesmo!!!

      Muito obrigado!

      Responder
  3. Valeriana disse:24/10/11 20:30

    Assim como vc se superou como triatleta este ano também se superou neste texto. Excelente raciocínio. Nao da pra fazer outra coisa a nao ser assinar em baixo de tudo que vc falou. Parabéns!!

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:25/10/11 11:19

      Muito obrigado Vaé, valeu mesmo!!!

      Responder
  4. glaucyone disse:24/10/11 20:45

    Acompanho o Pan e eu também torci muito para o futebol masculino sair logo. Assisti ao penúltimo jogo e quase ” infartei”. Ao contrário das meninas do futebol, os homens não demonstraram nenhuma garra. Acho que agora que eles foram ELIMINADOS, deveriam assistir aos jogos das meninas para aprenderem o que é realmente jogar bola.

    Responder
  5. glaucyone disse:24/10/11 20:46

    Só para finalizar, concordo com cada palavra que foi dita por você neste texto brilhante.

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:25/10/11 11:20

      Muito obrigado, quem sabe um dia usarão como exemplo quem dá o exemplo.

      Responder
  6. gustavo disse:25/10/11 9:09

    Fazia tempo que eu nao via nada tão bem escrito nesse jornal como essa materia. Parabéns.

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:25/10/11 11:21

      Muitíssimo obrigado, fico feliz por ter conseguido passar através das palavras o que estava pensando.

      Responder
  7. Breno disse:25/10/11 9:32

    Acho que é preciso ter cuidado com estas posições extremamente radicais.
    Porque Guadalajara mesmo não é exemplo de uma cidade para sediar um evento como o Pan foi criado. Mega-estruturas numa cidade enorme e cheia de problemas. Então, é melhor nem assistir o Pan também. Ou, se for tomar pela mesma veia radical, o Brasil nem devia ir à Guadalajara.
    A cidade estará cheia de elefantes brancos e quase nenhum legado.
    Mas, se a vontade é de falar da falta de investimento do governo nos esportes olímpicos, é válido.

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:25/10/11 11:22

      É realmente a política para aproveitar a super estrutura erguida com um evento desse porte tem que ser muito eficiente, vamos ver se vamos aprender com o erro dos outros e não servir de exemplo do que não deve ser feito.
      Muito obrigado pelo comentário.

      Responder
  8. Breno disse:25/10/11 11:26

    Então, acho melhor ter calma na hora de criticar. Pra não chegar a louvar a proibição da prática de um esporte num país.
    É irritante, sim. Eu também fico indignado com certas coisas no esporte mundial. Mas, chegar a descreditar uma Copa do Mundo no próprio país é querer cegar-se radicalmente. Criticar, sim. Ser totalmente contra, não.
    Só um pouco de calma na hora analisar algumas coisas.

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:25/10/11 12:16

      Concordo com você, mas o que expus foi apenas minha opinião tomando como referência o andamento das coisas até então.
      Obras atrasadas, orçamento sem previsão de gastos, atraso nas obras, estrutura dos aeroportos extremamente decadentes e por aí vai, sem falar nos inúmeros escândalos políticos que agora envolvem inclusive o ministério do esporte.
      Claro que torço para melhorar e que essas melhoras acrescentem a longo prazo para nós e não somente durante o evento.

      Muito obrigado pelo comentário, a discussão é o que torna as coisas mais claras.

      Grande abraço!

      Responder
    • Leonardo disse:25/10/11 13:19

      Breno, digo não a copa do mundo no Brasil, tambem… O Brasil é o pais do futebol, porque como a politica, são o simbolo da corrupção e roubalheira neste pais, e a copa do mundo vai chegar apenas para amplificar essas condutas. Enquanto formos o “pais do futebol”, os verdadeiros atletas, aqueles que realmente treinam e poder ser chamados atletas, ficaram sempre em terceiro plano. Chega de malandragem, o Neymar ( cai cai) nada mais é que um malandro, trombadinha dos campos, que usa o “jeitinho” para ter vantagem sobre os outros… E como ele posso citar mais de 100, que só não estão presos, porque tiveram um pouco de criatividade com a bola. Desculpe o desabafo.

      Responder
  9. webstter ogessi rodrigues disse:25/10/11 12:14

    Se priorisa demais o futebol no nosso pais.Gostaria que o Brasil fosse o pais da educaçao,igualdade,saude de qualidade para todos.Pais de justiça rapida igualitaria.

    Responder
  10. Leonardo disse:25/10/11 13:05

    Rafa, enquanto chamarmos de atletas, “boleiros” que não sabem nem o significado da palavra atleta e muito menos o que essa palavra se aplica na realidade, e que nunca chegaram perto de um treinamento de verdade, vamos ser o eterno pais do futebol. Parabens pelo texto !

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:25/10/11 13:18

      Valeu demais Léo!

      Muito obrigado!!!

      Responder
  11. Juliana Arruda disse:25/10/11 15:38

    ADOREI O SEU ARTIGO. ACHO QUE DEVERIA SER PUBLICADO EM ALGUM JORNAL/REVISTA DE CIRCULAÇÃO NACIONAL. ESSE PAÍS TEM QUE APRENDER QUE EXISTEM OUTROS ESPORTES E QUE ULTIMAMENTE ANDAM DANDO MUITO MAIS RESULTADO DO QUE O SEMPRE VISADO FUTEBOL!!!!

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:25/10/11 15:40

      Juliana muito obrigado!

      Valeu mesmo!!!

      Responder
  12. Walter Alves disse:25/10/11 18:45

    Parabéns pelo texto e pelas suas conquistas.

    Mas vamos ver alguns detalhes… Não estou defendendo o Futebol e concordo com você em parte, atualmente levando em consideração que estamos apenas 500 anos atrasados em relação a outros países de referencia se tratando de educação que ao meu ver é a base de tudo, o nosso futebol é o único esporte de massa que pode ser jogado até no corredor de casas e apartamentos, um esporte de fácil acesso a todos, pois qualquer um pode ser um jogador de futebol, diferente de qualquer outra modalidade existente.

    Fazemos parte de um pais sem regalias e sem educação, diferente de outros países que instruem seus pequenos desde suas primeiras séries a provarem várias modalidades, corrida, salto, salto com vara e por ai vai, já em nossa base de escolas primárias oferecemos apenas, futebol, vôlei, basquete, qualquer outra atividade que possamos interagir, vamos ter que ter um certo investimento, sendo que vivemos em uma sociedade nada igualitária, lembro que na época em que fazia sexta-série, meu pai não tinha condições de comprar o meu tênis para jogar, sendo assim, jogava descalço… Cito meu próprio exemplo, comecei a nadar tarde, pois onde poderia conseguir orientação e piscina adequada, isso vai de classe social para classe social.

    No Brasil, infelizmente, sempre haverá espaço para jogadores, não para atletas, pois o futebol é um esporte de grandes massas, de baixa renda diga-se de passagem, mais da metade de nossa população é ignorante, e querendo ou não o futebol é fácil de compreendido e acompanhado, imagina um leigo, assistindo um IronMan, vai na geladeira pegar uma água quando voltar via se perguntar, mas esse cara não estava nadando e agora ele ta pedalando, ou é uma prova de ciclismo?

    O motivo de salários milionários é que a imagem de uma jogador é vendida por cada ponto de exibição, se 500 pessoas ligam suas tv o canal pagou por cada pessoa e o retorno é feito nisso, nos anunciantes.

    Sem contar que o investimento nesse jogador foi praticamente nenhum ele aprendeu a jogar na rua, descalço, infelizmente qualquer outro esporte de atleta requer investimentos, no caso triatlhon, para se ter um equipamento interessante, lá se vai aproximadamente uns 12mill reais, fora suplementação, academia e etc, jogador só faz isso quando entra no clube apenas para não se machucar, e para manter um alto rendimento hoje em dia é difícil.

    Quando qualquer outra modalidade no Brasil não prejudicar a compra de comida no fim do mês, isso irá mudar. Isso só se resolve com um política de educação, com isso aumentando a renda e com o aumento da renda conseguirmos usufruir do que gostamos de fazer, não só do que podemos fazer que infelizmente é jogar futebol em qualquer lugar.

    Walter Alves
    Ciclista

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:25/10/11 20:51

      Walter muito obrigado pelo comentário, você não está errado de forma alguma, afinal na prática a teoria é outra não é mesmo!?

      Por exemplo quanto a acessibilidade, não vejo outro esporte mais acessível do que a corrida, afinal do que é preciso para correr? Muito menos do que para jogar futebol, tênis? Da mesma forma que vemos crianças jogando futebol descalço aqui vemos crianças correndo descalço na África por exemplo. Lugar para correr é mais fácil ainda, mais fácil do que achar um campo de futebol, pois qualquer rua , qualquer praça, qualquer lugar serve para correr, no meu ponto de vista não acho que a questão da acessibilidade sirva como justificativa para tornar o futebol como primeira opção e sim a conveniência.

      A educação realmente é muito falha, pude ver com meus próprios olhos na China, as crianças participando de olimpíadas escolares onde as modalidades eram todas as do atletismo, você está certíssimo o incentivo em outros países são outros. Aqui infelizmente o descaso é tão grande que as opções oferecidas são as que propiciam a maior comodidade, o típico jeitinho brasileiro, afinal quer coisa mais fácil para entreter uma turma de 40 crianças do que colocar todos em uma quadra e apenas fazer um jogo de futebol ou algum outro esporte coletivo com bola como é o nosso caso? Isso tudo como você disse por falta de incentivos e investimentos. Eu estudei por um bom tempo em escola pública e na minha época até a bola era ruim, a escola não tinha dinheiro para comprar uma simples bola, isso é um absurdo, mas infelizmente é a nossa realidade.

      Realmente as “belezas” que o futebol oferece é muito mais interessante aos olhos de um leigo do que qualquer outro esporte, afinal tudo que se vê a qualquer hora na TV é história de jogador que saiu da miséria e ficou milionário. Aí pronto quem é que não quer o mesmo? Mas é aí que está, o futebol deixou de ser um esporte por causa disso, não temos atletas jogando para dar o melhor e sim indivíduos interessado no quanto vai ganhar e o quanto vai chamar a atenção para ganhar mais ainda. O verdadeiro espírito do esporte não existe dentro do futebol mais. Lembra-se que na época da criação das Olimpíadas os atletas davam a vida apenas para conquistar o melhor resultado e serem premiados com uma coroa? Pois é, esse é o verdadeiro espírito, mas atualmente o dinheiro é necessário para todos e em qualquer esporte á impossível ir para frente sem o mesmo, mas o futebol ultrapassa essas barreiras, chega a ser ridículo o quanto ganham e o quão pouco fazem os jogadores, parece e muito para não dizer que é igual aos políticos do nosso país, salários exorbitantes para que??? Será isso coincidência??? Fica aí a pergunta, rsrs.

      Quanto a investimento realmente nem cito o triathlon pois sei exatamente o quanto é caro, mas já pensou em quantos corredores saíram da miséria, cortadores de cana, garis, pessoas que nem tinham o que comer e ganharam maratonas de nível mundial, são muitos, não só em outros países pobres mas no Brasil mesmo temos muitos exemplos desses.

      Agora mudar a política seria a solução de todos os problemas, pena que para ela mudar depende de quem está no comando, e quem está no comando hoje não vai querer mudar em nada isso, afinal de contas eles só ganham com essa realidade. Essa é uma revolução que eu prefiro acreditar que seja possível e que um dia talvez aconteça, mas tenho certeza que quando acontecer eu nem estarei vivo mais, talvez meus tataranetos vivam um pouco desta mudança, vamos torcer né!?

      Muitíssimo obrigado pelo comentário gostei muito mesmo!!!

      Grande abraço!

      Responder
  13. corredora disse:27/10/11 21:21

    perfeito….o texto!!!
    Só faltou falar que tudo começa na escola….na aula de educação física…

    Vi crianças outro dia em uma pista de atletismo e fiquei imaginando…nossa!!! q aula legal….

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:28/10/11 10:24

      Obrigado pelo elogio!

      Então, através do comentário do Walter Alves acabamos falando sobre essa questão do incentivo das escolas, que por sinal é por onde tudo deve começar. Eu particularmente nunca vi escolas aqui da minha cidade tomando essa iniciativa, mas com certeza temos algumas pelo país, mas poderia ser maior o número de escolas com esse tipo de atitude.

      Grande abraço!!!

      Responder
  14. Nara Rauber disse:29/10/11 8:44

    Muito boa tua matéria!!Eu curto todos os esportes, adoro futebol tb….mas concordo plenamente com vc Rafael, parabéns.

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:29/10/11 9:17

      Nara muito obrigado!!!

      Que bom que gostou!

      Responder
  15. Lazarides disse:30/10/11 8:37

    É notório o ciúmes que o futebol causa em alguns aficcionados de outros esportes. Seu comentário é só mais um exemplo. Óbvio que ninguém chuta cachorro morto. E cada esporte alcançou, através da história, a projeção que seu potencial proporcionou alcançar. Não vejo necessidade de descarregar o rosário contra um esporte no intuito de analtecer outros. É uma atitude antipática e muito anti-construtiva.

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:31/10/11 13:44

      Não vejo por esse lado, não sou contra o futebol, tanto é que dei destaque ao belo trabalho do futebol feminino. Sou contra a política suja e anti-esportiva que existe por trás dessa modalidade, e por conta do grande proporção que se tornou, as coisas ficaram ainda piores, muita coisa errada que acaba fazendo o verdadeiro motivo de se praticar e tentar ser o melhor e não o mais rico fique totalmente esquecido. O verdadeiro espírito que foi criado na Grécia antiga, onde os homens “batalhavam” para serem os melhores tentando externar para todos que o assistiam uma demonstração do que seria a perfeição, ou pelo menos o mais próximo que o homem conseguia chegar desse conceito. O que me deixa chateado é a tamanha banalização e consequentemente o ofuscamento criado.

      Não disse que era a favor das Olimpíadas aqui, pois não é preciso ser muito iterado no assunto para imaginar que a organização e o desenvolvimento de um evento desse porte no nosso país que não tem a menor estrutura tanto física como política para sediar um evento desses de forma limpa e bem aproveitada.

      O gasto de ambos os eventos é imenso, não discordo que o retorno é garantido, mas o que se perde é muito mais, e todo esse retorno acaba não indo para onde realmente deveria, assim como pagamos nossos impostos e não vemos o retorno com certeza todo esse lucro não terá o destino certo como o que deveria em teoria. Muitos setores vão ganhar claro, mas muitos, e acredito que seja a maioria não vão ver nada e vão sim deixar de ganhar com investimentos mais específicos e de maior necessidade do que o de ter algum jogo de futebol ou algum esporte passando na TV, pois sabemos que nessas situações quem tem menos sempre são os que mais perdem.

      Sou totalmente a favor de eventos esportivos, pois pelo menos assim esquecemos um pouco as notícias ruins que passam todos os dias e acontecem o tempo todo, mas sou mais a favor que aconteçam onde os pré-requisitos para acontecerem existam sem que seja necessário enforcar muitos serviços e setores básicos para deixar de beneficiar aqueles que necessitam do mesmo. É a velha história de tirar dos ricos para dar aos pobres mas ao contrário, tiram dos pobres para dar aos ricos.

      Fiquei muito satisfeito com seu comentário pois as discussões tornam tudo mais claro, independente de chegar a uma conclusão. Não escrevo coma intenção de mudar sua opinião, só estou expondo a minha.

      Tentei mandar um e-mail para você mas ele voltou para mim, não sei porque, talvez esse endereço que apareceu para mim não seja o certo, me manda um e-mail para o faelfarnezi@yahoo.com.br para eu te reenviar, gostaria de explicar um mal entendido que não tem necessidade de colocar aqui nos comentários.

      Grande abraço,
      Rafael Farnezi.

      Responder
  16. Édson disse:30/10/11 8:57

    O futebol é o que é por seus méritos. Não só no Brasil. E, seja na Europa, América Latina e outras várias partes do mundo, adquiriu um status de negócio invejável. Gasta-se muito e dá um retorno maior ainda aos investidores.

    Portanto, sem essa de comparar incomparáveis. Da mesma forma, sem essa de complexo terceiro mundista. Há países em melhor situação que o Brasil. E vários outros em situação bem pior. Entre estes últimos, a grande parte dos países latino-americanos que participam do Pan (América Latina, onde o futebol também impera como principal esporte). Nesta realidade, um país como o Brasil trazer medalhas é mais que natural. E se o futebol não as traz, é porque é mais do que sabido que, para esse esporte, dado o status que alcançou, essa competição não é importante. Tanto assim, que levam uma seleção de crianças. Não se pode comparar o nível de atletas que um esporte ou outro leva. E a diferença de importãncia que se tem opara um ou outro.

    Tenha a raiva que queira ter, o futebol tem a força de ter seus grandes eventos sozinho. Seja a nível de clubes, seja a nível de seleção. E, tanto em um como outro, o Brasil é sabidamente reconhecido como um país vencedor. É o maior campe~~ao da história das Copas do Mundo (um evento gigantesco, que nenhum outro esporte chega perto de ter sozinho, em qualquer lugar do mundo)..

    O fato, é que não fica bonito dor de cotovêlo.

    Responder
    • Rafael Farnezi disse:31/10/11 14:00

      Concordo com você, o futebol tomou uma proporção gigantesca por algum motivo, e se chegou onde chegou é porque mereceu. A exposição que se ganha através dele é absurda e extremamente lucrativa, isso eu não tenho a menor dúvida. Mas infelizmente com esse crescimento a sujeira apareceu e ao que parece está cada vez mais tomando conta do mesmo, exemplos claro disso são os casos de vez ou outra aparecem de resultados comprados, desde quando um esporte digno de verdade é decidido pelo dinheiro e não pela performance de quem realmente é o melhor? Se for ver por esse lado então deveríamos concordar com o fato de que o melhor emprego é ser político pois é fácil de roubar, ficar rico e não ser punido, pronto, vou trabalhar pouco, ganhar muito, todo o real sentido acaba sendo perdido pelo caminho.

      O exemplo do futebol não estar nem aí para uma competição como o Pan ou até mesmo as Olimpíadas é mais um exemplo claro de que esse esporte não está nem aí para o seu próprio país, só estão preocupados com o lucro que determinado jogo pode trazer. A algum tempo atrás postei um vídeo que um comediante fez sobre a atual imagem do jogador de futebol, não sei se viu mas o link é: http://www.youtube.com/watch?v=5vZ63hkjYdc

      Demonstra bem o que estou tentando dizer. O futebol já deixou a muito tempo de ser um esporte e passou a ser um negócio. Como já citei algumas vezes em alguns comentários desse mesmo post o verdadeiro espírito esportivo foi perdido a tempos no futebol. O último comentário também foi muito parecido com o seu, se tiver um tempinho de dar uma lida nele, só para enriquecer nossa discussão, afinal quanto maior o número de pontos de vista mais enriquecida torna a discussão.

      Muito obrigado mesmo pelo comentário, a minha intenção com o blog não é “podar” nada e sim expor meu ponto de vista, não escrevo com a intenção de afirmar meu ponto de vista como verdade absoluta, é apenas o meu ponto de vista baseado em fatos que observo no dia a dia.

      Grande abraço,
      Rafael Farnezi.

      Responder
  17. Lazarides disse:30/10/11 9:07

    Você é contra o gasto para sediar as olimpíadas também?

    Da mesma forma, acha que o dinheiro devería ser gasto em outras áreas?

    Esse papo fácil não cola. Gasta-se 30 bilhões para fazer um evento como a Copa do Mundo e tem-se previsão de retorno de 120 bilhões. Sem contar a propaganda maciça dos destinos turísticos do país para todo o mundo. O ganho é imensurável.

    E só a Copa, com sua diversidade de sedes, e bilhões de espectadores pelo mundo, para ver um único esporte, proporciona isso.
    Nem as olimpíadas conseguem. E ainda assim, são um bom investimento.

    De teorias puritanas e boas intenções, o inferno está cheio. Mas ver a frente e enxergar os efeitos multiplicadores dos investimentos, poucos fazem.

    Já tem país brigando para ser sede do mundial de 2026, 2030… Porque será que querem…

    Responder