menu
publicidade
publicidade

Entretenimento

Aprenda a fazer cupcake ao estilo norte-americano; veja a receita

O cupcake é uma das sobremesas que mais dependem de detalhes para o preparo. Não em relação aos enfeites e à aparência, apesar de ser parte determinante para que o bolinho fique atrativo e tenha a identidade padrão, mas sim, na escolha de alguns ingredientes.

O chantilly, por exemplo, é muito utilizado no preparo de cupcakes, para a cobertura. Mas não é o ingrediente mais recomendado, porque o bolinho depende muito do sabor da cobertura e o chantilly não tem um sabor de muito impacto – pelo contrário, é muito mais complementar.

Aprenda a fazer cupcake ao estilo norte-americano; veja a receita

Virgínia Cantarelli apresenta os deliciosos Red Velvet Cupcakes preparados especialmente para a página de Gastronomia do CORREIO de Uberlândia (Foto: Cleiton Borges)

Virgínia Cantarelli, da Gula Cupcakes, considera o preparo da cobertura tanto quanto do bolinho. Não é para menos: muitas vezes, a parte de cima do cupcake ressalta o gosto do que está embaixo.

Para isso, na receita de hoje, em que é ensinado o preparo do Red Velvet Cupcake, é essencial que exista atenção na parte que não envolve a massa. O nível de dificuldade não é difícil, mas é importante seguir à risca os ingredientes que compõem o cream cheese, que dá uma identidade norte-americana ao cupcake.

Com uma boa cobertura, o Red Velvet Cupcake fica excelente. O sabor é bem adocicado, mas não fica enjoativo pela presença do vinagre de vinho branco no buttermilk. E é possível deixá-lo tão vistoso como qualquer bolinho do gênero, tanto pelo corante vermelho quanto pelo cream cheese.

Receita do cupcake

Ingredientes

Para a massa:

130g de açúcar refinado
60g de manteiga sem sal
1 ovo
160g farinha de trigo
3g cacau em pó
3g bicarbonato de sódio
3g fermento químico
1 pitada de sal refinado
3g vinagre de vinho branco
Extrato de baunilha
Corante vermelho em gel

Para fazer o buttermilk (125g):

1/2 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
125 ml de leite desnatado

Para fazer o cream cheese:

60g de manteiga sem sal
125g de cream cheese gelado
160g de açúcar confeiteiro
Extrato de baunilha

Modo de preparo

Adicione o vinagre ao leite e deixe repousar por 10 minutos fora da geladeira. Pré-aqueça o forno a 180° C. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme leve. Adicione o ovo. Em uma tigela bowl grande, peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal. Em outra bowl, misture o buttermilk, o vinagre, a baunilha e o corante vermelho. Fora da batedeira, adicione os ingredientes secos ao creme de manteiga e os líquidos, alternando-os. Distribua a massa nas forminhas até atingir 3/4 de sua capacidade. Asse de 18 até 22 minutos, a 180° C, até dar o ponto de bolo.

Para a cobertura “frosting”: bata a manteiga com o cream cheese até formar um creme fofo homogêneo. Adicione o açúcar aos poucos e, por fim, o extrato de baunilha.

Comentários

One Response to “Aprenda a fazer cupcake ao estilo norte-americano; veja a receita”

Deixe uma resposta

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.