Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Entretenimento

Aprenda a fazer risoto de maçã

Receita cremosa, úmida e muito saborosa, o prato surgiu no norte da Itália, de maneira curiosa

Frango, camarão, funghi e… por quê não, maçã?! Sabia que existe risoto de maçã? E que é uma delícia? Não acredita? Então vai aí a dica para este final de semana: um delicioso risoto de maçã! Aproveite a oportunidade para contar aos familiares a história do famoso prato. Sem dúvida, um dos pratos mais conhecidos internacionalmente e muito apreciado pela maioria dos brasileiros.

Receita cremosa, úmida e muito saborosa, o prato surgiu no norte da Itália, de maneira curiosa. Em italiano, o termo Risotto é um diminutivo e significa ‘arrozinho”. Em português, é grafado somente com um “t”. Há uma lenda de que surgiu durante uma festa de casamento em 1574. O conhecido Risotto alla Milanese foi inventado pela mão do mestre Valério di Fiandra, responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão.

O artista era conhecido tanto por suas belíssimas obras de arte, quanto pelo seu bom gosto na gastronomia italiana. Quando sua filha, apaixonada pelo filho do proprietário da taberna muito frequentada por ele na época, resolveu se casar com o rapaz, em setembro de 1574, Valério di Fiandra ofereceu aos convidados um de seus pratos prediletos, um delicioso risoto.

Porém, na hora em que estava preparando a iguaria, o artista deixou cair um pedaço de açafrão dentro da panela. A lenda conta que essa atitude foi uma demonstração de ciúmes pela filha estar se casando. O resultado dessa mistura acidental foi apreciado por todos os convidados, nascia então o Risotto alla Milanese, o mais tradicional e conhecido de todos os risotos.

Agora que já sabe, faça o seu e mostre o sabor desse prato para quem você gosta.

Ingredientes:

2 maçãs cortadas em cubo, sem casca
4 colheres de sopa de nata
2 colheres de sopa de Catupiry
1 colher de cafezinho de curry
3 colheres de sopa
3 colheres de sopa de manteira
1 cebola grande picada
2 colheres de cafezinho de alho picado
1 colher de cafezinho de caldo de galinha
2 xícaras de arroz tipo 1

Preparo:

Cozinhar o arroz a parte e separar. Numa panela, refogar a manteiga, alho, cebola e curry.

Depois acrescentar a esse refogado as maçãs, nata, catupiry e o caldo de galinha

Quando o molho estiver pronto, acrescentar o arroz aos poucos e misturando, procurando deixar o risto bem úmido.

Comentários

Deixe uma resposta


6 + oito =

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.