Assine o CORREIO
menu
publicidade
publicidade

Entretenimento

Espetáculo Infantil “CorpOrigami” valoriza movimentos corporais

Uma das professoras do Uai Q Dança durante performance “CorpOrigami”, que terá duas sessões hoje no Rondon Pacheco

A proposta do espetáculo infantil “CorpOrigami”, que está em cartaz no Teatro Rondon Pacheco, é valorizar os movimentos corporais ao fazer uma analogia com o Origami, a arte japonesa de dobrar papéis.

O trabalho, proposto pela diretora cultural da escola Uai Q Dança, Fernanda Beviláqua, começou há seis meses com oficinas que incentivaram os alunos de 4 a 10 anos a conhecer as articulações do corpo. “Estimulamos para que pesquisassem as articulações e a estrutura óssea, tudo que poderiam dobrar no corpo”, disse Fernanda Beviláqua.

O conhecimento sobre o corpo é um dos primeiros conteúdos ensinados aos alunos de dança, a filosofia da escola é a de que se houver um trabalho de consciência corporal, o bailarino terá maior facilidade em executar as técnicas que lhe são exigidas. A escola realizou uma apresentação do espetáculo este ano com metade das turmas infantis e traz o espetáculo de volta aos palcos com a outra metade.

Como o processo de criação foi baseado nas pesquisas feitas pelos alunos, podem-se notar as diferenças entre as duas apresentações. “É uma forma de envolver de fato e comprometer a criança no trabalho de criação artística”, afirma Fernanda Beviláqua.
O espetáculo não tem uma história definida, cada coreografia tem um fio condutor baseado em textos e poemas que trazem a noção do corpo. Os estilos de dança também são variados: balé, sapateado e jazz são reorganizados a partir da proposta estética adotada.

O figurino e o cenário remetem levemente ao Japão, já as músicas não têm uma ligação direta com a cultura oriental. A maior metáfora é a do origami, que representaria o físico, o mental e a existência humana como flexíveis. O espetáculo conta também com a participação da atriz Nadia Yoshi e do dançarino do Balé de Rua Jivago Afonso Silva.

Serviço:

O espetáculo “CorpOrigami”, das turmas infantis do Uai Q Dança, está em cartaz hoje no teatro Rondon Pacheco: rua Santos Dumont, 517 – Centro. As sessões ocorrem às 19h e 20h30. Informações: 3235-9182.

Comentários

Deixe uma resposta


+ dois = 7

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.