menu
publicidade
publicidade

Entretenimento

Livro infantil que fala sobre o destino correto do lixo será lançado hoje

A preservação ambiental e a destinação correta do lixo são temas do livro “Faço, separo, transformo…” (Thesaurus Editora, R$ 29), dos escritores Marcos Linhares e Marcelo Capucci. A obra é o desdobramento teórico do Projeto Percussucata, que é desenvolvido nas escolas públicas do Distrito Federal.

O jornalista Marcos Linhares e o professor Marcelo Capucci são os autores do livro lançado (Foto: Divulgação)

O jornalista Marcos Linhares e o professor Marcelo Capucci são os autores do livro lançado (Foto: Divulgação)

A iniciativa visa recuperar e encaminhar para a reciclagem, o que já ocorreu com cerca de 220 mil garrafas PET. Desde 2007, o trabalho social atendeu 30 mil estudantes. No livro, um aluno e um professor se unem para mudar a cena do reaproveitamento dos resíduos sólidos e acabam envolvendo toda a comunidade escolar. A obra será lançada em Uberlândia nesta terça-feira (9), às 20h, na Casa da Cultura.

Além de escritor, Capucci também é professor e músico. Ao mesclar as duas funções que surgiu o Percussucata. “Eu tocava bateria e queria levar o instrumento para sala de aula. Decidi fazer música com objetos de sucata. Essa ideia fez que com que a consciência dos alunos despertasse e também promoveu uma inclusão de catadores de lixo e garis. Eles nunca foram invisíveis”, afirmou. O jornalista Marcos Linhares afirma que os leitores precisam e podem encontrar no livro, pontos interessantes sobre a educação ambiental vista de modo interdisciplinar.

A música alia-se à pedagogia como ferramenta de transformação social. As garrafas PETAL acabam tornando-se instrumentos utilizados pelos alunos. Em “Faço, separo, transformo…”, a interação entre o professor e o aluno é o gesto que motiva os demais estudantes, outros professores, pais e toda a comunidade escolar. “As pessoas precisam entender a importância da coleta seletiva. Enquanto não se atentarem par isso o nosso planeta continuará sofrendo. O projeto tenta reverter essa situação e começamos pelas crianças, que são nossos interlocutores”, disse Capucci.

Riscos

A proposta do livro surgiu para ampliar a divulgação do projeto e alertar sobre os riscos que o lixo pode provocar no meio ambiente. “Esperamos que a obra seja suporte não apenas para alunos, como também para professores. O próximo passo é a criação de um canal no Youtube para falar exclusivamente do assunto”, afirmou Capucci.

Reconhecimento

Com “Faço, separo, transformo…”, o professor Marcelo Capucci e o jornalista Marcos Linhares vão participar, em Los Angeles (EUA), do prêmio “The Internacional Latino Book Awards”. O livro concorre na categoria livro infantil originalmente em língua portuguesa. O reconhecimento só motivou os dois escritos a continuarem ainda mais firmes no trabalho. “É satisfatório ver que o projeto ganha asas. Um prêmio dessa envergadura aponta que a gente está no caminho certo”, disse Capucci.

Serviço

O lançamento do livro “Faço, separo, transformo…” acontece hoje na Casa da Cultura (Praça Coronel Carneiro, 89, Fundinho), às 20h. A entrada é gratuita. A obra pode ser adquirida também no site do projeto (WWW.percussucata.com.br)

Comentários

Deixe uma resposta

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.