menu
publicidade
publicidade

Entretenimento

Livro reúne aprendizados e discute formas de melhorar a educação nas escolas

Entre 2013 e 2014, professores, coordenadores, diretores e pais de alunos de duas escolas públicas, de Uberlândia e Araguari, voltaram à sala de aula como aprendizes para refletirem sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP). Os resultados do trabalho, desenvolvido por pesquisadores vinculados ao Grupo de Estudo “Estado, Democracia e Educação” (GPEDE), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foram reunidos no livro “PPP – Participação, Gestão e Qualidade da Educação” (Assis Editora, 128 páginas, gratuito), que vai ser lançado, hoje, durante um seminário na UFU.

livro-ppp

O professor Antonio Bosco de Lima é o organizador do livro que terá distribuição gratuita (Foto: Cleiton Borges)

Segundo o professor Antonio Bosco de Lima, organizador da publicação, além de apresentar reflexões sobre o processo de pesquisa/extensão desenvolvido durante oito meses na Escola Municipal de Educação Infantil Martha Helena, de Uberlândia, e na Escola Estadual Isolina França, de Araguari, a publicação inclui artigos de convidados do primeiro seminário do projeto, realizado em maio de 2014.

“O trabalho começou com uma dinâmica de escuta sobre as concepções de profissionais e pais de alunos sobre escola, democracia e participação, em um espaço de diálogo aberto”, afirmou Bosco de Lima. Em seguida, foram discutidos textos teóricos, articulados à linha de pesquisa “Trabalho, Sociedade e Educação”. Finalmente, os participantes apresentaram uma análise critica sobre a sua realidade e proposições para qualificar os processos conduzidos pelas escolas.

Além de artigos, inspirados nos textos engajados dos anos 1980, menos acadêmicos e mais populares, o livro apresenta ilustrações que contribuem para diferentes leituras sobre o tema. As imagens são de autoria de Iara Abreu, de Belo Horizonte (MG), Julia Teodorak, de Uberlândia (MG), Ronald Martins, de São Luis (MA), Beto Martins, de Araguari (MG) e Felipe Meneghetti, de Uberlândia (MG).

Lançamento

O Projeto Político Pedagógico volta à pauta de discussões, hoje, no seminário de lançamento do livro “PPP – Participação, Gestão e Qualidade da Educação”, realizado no campus Santa Mônica da UFU. A atividade, destinada a profissionais de Educação, conta com contribuições do professor José Luis Sanfelice, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que discute o tema “Democracia”, e do professor Salomão Ximenes, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que trata de “Direitos Humanos e Educação”.

Segundo o professor Antonio Bosco de Lima, organizador do livro, durante o evento, cerca de 400 exemplares serão distribuídos gratuitamente. “Por ter sido desenvolvida com verba pública, a publicação é destinada a escolas públicas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”, afirma. A partir de maio, escolas de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia também recebem o livro por meio de uma rede de pesquisadores articulada ao GPEDE-UFU.

Serviço

O seminário de lançamento do livro “PPP – Participação, Gestão e Qualidade da Educação” acontece hoje, das 8h às 17h, no Bloco 5S do campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): avenida João Naves de Ávila, 2.121, Santa Mônica. Interessados em receber o livro podem enviar uma solicitação para o e-mail boscodelima@gmail.com. Informações: 3239-4163.

Comentários

One Response to “Livro reúne aprendizados e discute formas de melhorar a educação nas escolas”

  1. Professor Antonio Bosco de Lima

    A Ivone da Assis Editora me disse que vocês (Universidade) enviar a mim um trofeu e que o correio fez três tentativas e não me encontro. Não recebi nenhum comunicado e se soubesse teria buscado no correio.Gentileza se for possível me renviar (a receber aqui se for o caso) que ficando sabendo busco no correio.Claro receberei com muito prazer e honra por ter participado de um projeto tão importante. Mais uma vez parabenizo a todos pelo mesmo . Abraços Iara Abreu

Deixe uma resposta

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.