Entretenimento

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

24/04/2012 16:59

Parque do Sabiá: riqueza da fauna e da flora do Cerrado

Natureza, esporte, educação ambiental, lazer e qualidade de vida. Quem busca qualquer um desses benefícios pode encontrá-los no Parque do Sabiá, que possui uma área de 1,85 milhão de metros quadrados.

Somente de área verde, o parque possui um bosque de 350 mil metros quadrados, somados a um conjunto hidrográfico composto por três nascentes que abastecem sete represas e formam um grande lago, além de outros sete menores, praia artificial com 300 metros de extensão, zoológico com animais em cativeiro de dezenas de espécies e estação de piscicultura com vários tanques.

Zoológico

Mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Zoológico do Parque do Sabiá conta com uma estrutura de 300 espécies de vegetais nativos e mais de 200 espécies de animais. Com o objetivo de promover, valorizar e preservar a fauna e a flora brasileira, o Zoológico abriga todas essas espécies em um ambiente adequado, propício à contemplação da natureza do Cerrado.

O espaço obedece à legislação e zela pelo bom estado de preservação dos animais. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) é quem cuida da fiscalização e das condições oferecidas à criação. Todos os animais são mantidos em recintos apropriados, dando a cada espécie condições adequadas de sobrevivência.

O Zoológico conta ainda com uma equipe de veterinários e biólogos com atenção exclusivamente voltada para as espécies ali existentes.

Piscicultura

No Parque do Sabiá, há tanques que servem para estocagem de matrizes, reprodução de peixes, estocagem de pós-larvas e alevinagem. Dentro do plantel de reprodução, existe uma infinidade de espécies e a produção de alevinos é utilizada para povoar os rios da região.

O parque conta com um pavilhão de 1,08 metros quadrados de área construída, que comporta 36 aquários e 36 espécies diferentes de peixes, com valor econômico e ornamental.

Vegetação

As formações vegetais do Parque do Sabiá servem de sustentação para animais, insetos, mamíferos e, principalmente, aves. Há também mais de 300 espécies de árvores nativas, sendo algumas centenárias, como a copaíba, o jatobá e o araticum.

A característica do Cerrado mineiro é preservada com jacarandás, pequis, sucupiras e caviúnas. São desenvolvidas várias ações de controle ambiental para garantir a preservação da reserva verde, como o constante serviço de reflorestamento, em que os biólogos do parque plantam mudas, obedecendo às características da mata.

Serviço

Parque do Sabiá
Funcionamento: De segunda a domingo, das 5h às 22h
Onde: Rua Haia, s/nº, bairro Tibery
Entrada gratuita

Zoológico e Piscicultura
Funcionamento: De segunda a domingo, das 7h30 às 17h30
Entrada gratuita

Comentários (3)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. Apenas eu disse:24/04/12 21:44

    é muito lindo de se ver. Vamos todos preservar para que geraçoes e geraçoes possam curtir

    Responder
  2. Anony disse:25/04/12 11:53

    Animais em recinto apropriado????? Estão de brincadeira!!!!

    Responder
  3. Pedro Vilela disse:06/05/12 12:10

    Uma pena que estão esgotando a represa e os dirigentes não tem noção de nada. Ficou horrível. Baixou quase 02 metros de agua. IMCOMPETENCIA!!

    Responder