menu
publicidade
publicidade

Entretenimento

Rede social exclusiva sobre livros incentiva leitores em Uberlândia

Nada de fotos de festas, viagens ou pratos de comida. O espaço é ideal para textos grandes, mas com apenas um tema: livros. Para quem quer compartilhar as leituras, conhecer novos autores e produzir resenhas dos livros que mais gostou, o Skoob é a rede social indicada.

Para Marcelo Antônio, é importante compartilhar o andamento da leitura (Foto: Nélio Barbosa)

Para Marcelo Antônio, é importante compartilhar o andamento da leitura (Foto: Nélio Barbosa)

Lançada em 2009 no Brasil, já são mais de dois milhões de usuários cadastrados. Leitores afirmam que o espaço ajuda conhecer novas obras, além de ser propício para dividir as impressões e sentimentos de cada nova leitura.

No Skoob, é possível compartilhar o histórico de leitura de cada obra, com destaque aos trechos mais interessantes. Nesse sentido, o professor de Filosofia Marcelo Antônio da Silva ressalta a importância de compartilhar o andamento da leitura. “É comum entre pessoas que leem querer compartilhar sua opinião sobre a leitura com outras pessoas que leram a mesma obra ou obras parecidas. O compartilhamento de leituras ajuda tanto na fixação do conteúdo lido como na interação com as pessoas que se identificam a leitura que você está realizando”, afirma.

Lançamentos, promoções e outras iniciativas das editoras podem ser acompanhados por meio do Skoob. Os leitores ainda têm a possibilidade de organizar fóruns de discussão ligados à literatura e definirem objetivos literários anuais. “Eu comecei a utilizar o Skoob para organizar melhor as minhas leituras. No início do ano, defino uma meta de leitura e tento cumprir. Ainda conheço outros livros do estilo que eu acompanho e, às vezes, até de outros gêneros que não conhecia”, diz a estudante Giovana Diniz Soares.

Em um ambiente exclusivamente voltado para a literatura e seus seguidores, o vendedor Marcos José Machado Coelho revela que começou a ler mais. “Algumas resenhas despertaram a minha curiosidade mesmo não sendo dos tipos de livros que estou habituado a ler. Eu acompanho por meio do paginômetro o número de páginas já lidas o que aumentou meu interesse. Tudo isso, sem dúvidas, me estimulou a ler mais”, afirma.

Suporte e interação

Skoob é a palavra inglesa “books” (livros) escrita ao contrário. A rede social voltada para os leitores é uma ferramenta não apenas de fomento da leitura, mas de dar suporte e contribuir com a absorção dos conceitos, estilos e propostas de cada novo autor. “Depois que comecei a usar o Skoob, meu gosto literário não mudou. Ele ampliou. Sempre tem algumas leituras mais densas, mais complexas e as resenhas me apresentam outro ponto de vista. Além dos similares que o Skoob me aponta que leva a gente a ir até outras leituras”, diz a estudante Fernanda Silva Bernardes.

Perfil de Giovana Diniz Soares, estudante que utiliza o Skoob e tem lido até mais livros fora dos gêneros que mais gosta por conta das indicações na rede (Foto: Reprodução)

Perfil de Giovana Diniz Soares, estudante que utiliza o Skoob e tem lido até mais livros fora dos gêneros que mais gosta por conta das indicações na rede (Foto: Reprodução)

Tal como as demais redes sociais, o Skoob também possibilita a interação com outros usuários, os “skoobers”. “Eu troco mensagens com outros leitores e escritores brasileiros. Dá para trocar livros, indicar títulos para as pessoas que seguem o meu perfil e sigo os perfis literários que mais me interessam”, afirma o professor Marcelo Antônio da Silva.

Serviço

O endereço para fazer parte da rede social é www.skoob.com.br.

Comentários

Deixe uma resposta

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

Em função do período de campanha eleitoral e em atenção à legislação vigente, o CORREIO de Uberlândia se reserva o direito de não publicar comentários com viés político/eleitoral direta ou indiretamente direcionados aos partidos, agentes políticos, candidatos ou não, tanto na versão impressa quanto na internet.