Clarice Monteiro

A frequência da qualidade de vida

Sintonia Saúde Dicas de saúde, tratamentos alternativos, atividade física e bem estar em geral

14/09/2011 12:28

Respiração para equilíbrio hormonal

Repórter

O exercícios respiratórios (pranayamas) da prática do yoga podem ser utilizados de várias formas e com diferentes propósitos: para acalmar, para ativar a concentração, para aquecer ou resfriar o corpo, etc. Uma forma interessante de fazer os pranayamas é com o objetivo de manter o equilíbrio hormonal, por isso a prática beneficia de pessoas que sofrem de hiper ou hipotireoidismo até mulheres na fase da menopausa.

Veja a seguir como realizar o kumbhaka bandha, um respiratório que equilibra o sistema endócrino como um todo:

Sente-se com a coluna ereta, pernas cruzadas e olhos fechados. Inspire pelo nariz e esvazie o ar dos pulmões também pelas narinas. Inspire profundamente inclinando a cabeça para trás. Retenha o ar com os pulmões cheios, coloque a ponta da língua no palato mole e o olhar focado no ponto entre as sobrancelhas. Permaneça com a cabeça para trás enquanto puder manter os pulmões cheios. A compressão craniana estimula as glândulas pituitária e pineal e o estiramento do pescoço estimula a tireoides e paratireoides.

A compressão craniana estimula as glândulas

Ao expirar, volte a cabeça, pressione o queixo na base do pescoço, comprimindo tireoides e paratireoides. Mantenha os pulmões vazios e pratique também a contração do abdome para dentro e para cima e contração dos esfíncteres. A pressão do pescoço trabalha tireoides e paratireoides, a contração do abdômen e dos esfíncteres estimulam pâncreas, ovários, gonadas e suprarrenais.

Assim se completa um ciclo. Você pode começar fazendo cinco ciclos e vá aumentando no seu próprio ritmo até completar dez minutos. A sequência, além de auxiliar no controle hormonal, reflete na limpeza de fluidos negativos no nosso corpo energético.

Com informações complementares de Márcia De Luca.

Comentários (4)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. CAMILLA disse:14/09/11 21:29

    Nao.. pára tudo..
    acha que no meio do trabalho ou quando estiver bem nervosa vou ter tempo para respirar…
    Pára né!!!

    Responder
  2. Clarice Monteiro disse:15/09/11 9:09

    Olá, Camilla. Realmente no dia a dia, em meio a correria, é complicado parar, mas é possível aproveitar uma pausa, no almoço, por exemplo, para simplesmente observar a própria respiração, fazer de forma mais consciente, mais calma. Já exercícios como o kumbhaka bandha podem ser feitos em casa, logo que acordar, pouco antes de dormir ou mesmo nos fins de semana. O esforço vale a pena.

    Responder
  3. Maira Teodoro disse:29/02/12 7:45

    Ola Camila. Como eu posso entrar em contato com esse pessoal que trata o refluxo de forma natural com energia

    Responder
    • Clarice Monteiro disse:29/02/12 13:17

      Olá Maira. Não há um contato específico. Você pode procurar escolas que trabalhem meditação, Tai Chi, Yoga. Em Uberlândia, temos você pode entrar em contato com Sara Giffoni taichiudi@gmail.com ou na escola Pa-kua também oferecem esses tratamentos terapêuticos 3217-3335 (www.pakua.com.br). Um abraço, Clarice.

      Responder