Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

21/10/2013 18:54

Carta Aviso para vacina contra febre aftosa será impressa pelo pecuarista

Repórter

Com o objetivo de facilitar o acesso dos pecuaristas à vacina contra a febre aftosa, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) mudou o sistema da Carta Aviso, que antes era enviada ao domicílio do criador e agora passa a ser impressa diretamente pelo pecuarista no site do instituto. O documento é necessário para a fiscalização junto ao IMA da vacinação. O produtor pode adquirir as doses apenas com o CPF e o cartão do IMA. A informatização desse processo já vale para a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, prevista para ocorrer no período de 1º a 30 de novembro e com expectativa de imunizar 109 mil cabeças de gado em Uberlândia, com até 24 meses de idade, e 4,5 milhões em Minas Gerais.

Anderson Cardoso Costa diz que Minas Gerais é o único estado que ainda envia a Carta Aviso pelos Correios (Foto: Cleiton Borges)

Segundo o fiscal agropecuário do IMA, Anderson Cardoso Costa, Minas é o único Estado que ainda envia a Carta Aviso pelos Correios. “Os criadores devem comprar a vacina nas lojas de produtos veterinários com o CPF e o cartão do IMA”, afirmou.

Costa disse também que para fazer a declaração do rebanho vacinado, o produtor deve se dirigir ao escritório do IMA, até 10 dias após o período de imunização, e apresentar a nota fiscal da compra da vacina e a Carta Aviso. “Além da fiscalização indireta que será feita por meio da nota fiscal, haverá a direta, realizada pelo IMA, abrangendo até 2% do rebanho com visitas agendadas às propriedades rurais.”

Para o pecuarista Julio César Lopes, que tem uma propriedade na região de Olhos D’Água, na zona rural da cidade, o novo acesso à vacina facilita o processo de vacinação das mais de 100 cabeças de gado que ele deve imunizar. “Este sistema vai ser melhor para a gente porque com ele vamos ganhar tempo”, disse.

Em maio de 2013, na primeira etapa de vacinação, que foi mais ampla, já que todo o rebanho precisava ser imunizado, tomaram a dose 97,9% do rebanho em Uberlândia, o que equivalente a 237.948 cabeças de gado, e cerca de 24 milhões no Estado.

VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

- De 1º a 30 de novembro

- A impressão da Carta Aviso será feita por meio do site do IMA 

- 109 mil cabeças de gado com até 24 meses de idade deverão ser vacinadas em Uberlândia

- 4,5 milhões de cabeças de gado com até 24 meses de idade deverão ser vacinadas no Estado

Comentários 0

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.