Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

10/10/2013 19:57

Dez mil pessoas usam aplicativo GeoSit que monitora horários de ônibus

Repórter

Disponível há 15 dias, o aplicativo para celular GeoSit, que monitora o horário e a localização dos ônibus das 115 linhas em Uberlândia, foi instalado nos celulares de 10 mil dos 215 mil usuários do transporte coletivo existentes na cidade. Com o objetivo de dar segurança e comodidade para quem usa os coletivos, com a redução do tempo de espera pelos veículos, segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, que encomendou a ferramenta, o GeoSit está liberado para download gratuito, mas é necessário que o celular esteja conectado à internet.

Sistema é controlado por uma base que fica no Terminal Central de Uberlândia (Foto: Cleiton Borges)

Controlado por uma base que fica no Terminal Central, o recurso é operado por sistema GPS instalado nos ônibus da linha municipal. Segundo Alexandre Andrade, a ferramenta está apta para instalação em qualquer plataforma IOS e Android, embora algumas pessoas afirmem que existem versões de smartphones que não conseguem ler o aplicativo. “Alguns problemas podem acontecer por causa do tempo de ajuste, mas quem tem utilizado está aprovando.”

Alguns usuários do transporte coletivo, como a estudante Caroline Dias Achiles Malfer, que possuem plataforma IOS no celular disseram que ainda não conheciam os benefícios do aplicativo. “Vou procurá-lo na internet, porque vai diminuir o tempo que espero pelo ônibus.” O conferente Denner Batista de Oliveira, que também utiliza os ônibus, possui plataforma Android e afirmou não saber como instalar o recurso.

Também usuários do transporte público e interessados na ferramenta, os estudantes Pedro Júlio Batista Santana e Raiana Andrade Mascarenhas afirmaram que vão procurar na web o aplicativo. “Faremos o download, porque perderemos menos tempo à espera do coletivo”, disse Raiana Mascarenhas.

Entenda como funciona o recurso

Para usar o GeoSit, aplicativo que monitora o horário e a localização dos ônibus do transporte coletivo em Uberlândia, a pessoa deve acessar o ícone depois do download, que deve ser feito por meio do Google Play ou Apple Store.

Como todas as 115 linhas de ônibus que circulam na cidade serão disponibilizadas, o usuário deve buscar aquela desejada (exemplo: A109). Em seguida haverá a indicação dos pontos por onde passa o veículo, com o nome das ruas. O ponto procurado deve ser escolhido e a ferramenta indicará quanto tempo falta para o ônibus chegar até aquele ponto.

O download é gratuito nos celulares e pode ser feito por meio do Google Play ou da Apple Store.

Confira entrevista com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade:

Get the Flash Player to see the wordTube Media Player.

Comentários (22)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. Usuário de WP 8 disse:10/10/13 21:44

    E quando lançarão o aplicativo para Windows Phone?

    Responder
    • Usuário de drogas disse:11/10/13 11:41

      e quando lançarão um disco voador?

      Responder
    • leonardo disse:11/10/13 13:03

      Mais uma vez o excelente Windows Phone ficou de fora…. Lamentável.

      Responder
    • User disse:11/10/13 15:03

      Em 2030, amigo…
      WP FAIL

      Responder
  2. Lucas Pablo disse:10/10/13 22:45

    Excelente iniciativa!

    Responder
  3. Rodrigo disse:10/10/13 23:42

    Agora só falta retirar esses ônibus feitos para TRANSPORTE ESCOLAR que circulam nos corredores, e colocar os veículos certos, BRTS seria de bom tamanho.

    Ficar com veículos feito para cidades pequeninhas circulando aqui é um atraso e tanto!

    Responder
  4. marcos disse:11/10/13 2:02

    Aqui em casa funciona perfeitamente no Android!!

    Responder
  5. Baldrau de Moraes disse:11/10/13 7:29

    A prefeitura de Uberlândia, a SETTRAN e a empresa responsável pelo monitoramento estão de parabéns!!!! Excelente iniciativa que melhorará em muito a qualidade do nosso transporte público colocando Uberlândia novamente como uma cidade modelo!!! PARABÉNS!!!!

    Responder
  6. Wedsley Botelho disse:11/10/13 7:31

    Excelente iniciativa.. só falta funcionar! O aplicativo precisa ser melhorado, mais da metade das vezes que tentei utilizar travava ou não funcionava.

    Responder
  7. Jonas Matheus disse:11/10/13 9:00

    Utilizo o app e funciona excepcionalmente bem
    Muito Obrigado a seus desenvolvedores

    Responder
  8. convicto disse:11/10/13 9:31

    Como é que é secretário, uma vez que vc ABAIXOU O APLICATIVO. Pera aí, então, eu devo instalar e abaixá-lo, se ele ficar no alto não funciona?

    ?? kkk

    Responder
  9. ze disse:11/10/13 9:40

    só esqueceram de falar q n funciona

    Responder
  10. Michelle disse:11/10/13 9:55

    Caso o aplicativo não funcione, tem o site da GEOSIT, é so acessar, que tem os horarios e tambem o trafego dos pontos.

    Responder
  11. Eduardo Almerini disse:11/10/13 10:10

    Resumo da matéria: só 4% dos usuários tentaram usar esse aplicativo. Será que ele é realmente útil? será que o SIT não tem outras necessidades mais urgentes? Será que essa tecnologia não é ultrapassada?

    Responder
  12. Lucas disse:11/10/13 11:49

    E quando lançarão o aplicativo para Windows Phone?

    Responder
  13. alceu disse:11/10/13 12:22

    Esse app faz espionagem para prefeitura

    Responder
  14. Paul Meloo disse:11/10/13 16:40

    Se é para beneficiar toda a população, que haja um app para Windows Phone também. Trabalhe para todos. Também pago passagem de ônibus na cidade. TAMBÉM PAGO…

    Responder
  15. Carlos Luiz disse:11/10/13 17:06

    Parabéns pela iniciativa.

    Responder
  16. lula brasil disse:11/10/13 19:44

    tem gente parabenizando uma administraçao ruim dessa a turma de puxa saco cada vez aumenta mais nao ta fazendo nem a obrigaçao deles

    Responder
  17. Álisson Freitas disse:12/10/13 2:09

    Pois é e cadê o Windows Phone aí? pelo visto não sou a única pessoa aqui que usa esse OS em Uberlândia…

    Responder
  18. Mais um indignado usuário do WP 8 disse:12/10/13 2:11

    Porquê não lançaram ele para WP 8? visto que as ferramentas e dependendo da pessoa o processo de envio para a loja de app é grátis?

    Responder
  19. Fábio disse:12/10/13 18:10

    Está de parabéns!!!! Agora só falta o principal, mais ônibus em determinadas linhas, como a T131 que é superlotada até nos feriados!

    Responder