Cidade e Região

Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.

8/06/2013 8:19

Emissão de passaporte é feita a partir de agora na UAI Estadual

Repórter

Franciele de Sousa deu detalhes sobre o serviço na UAI Estadual

 

A emissão ou renovação de passaportes deixou de ser feita na Delegacia de Polícia Federal (PF) em Uberlândia desde a última quarta-feira (5) e, a partir de então, é realizada na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Estadual, no Centro da cidade. Essa mudança faz parte de um convênio assinado pelos órgãos com o intuito de, no futuro, agilizar e aumentar a capacidade de atendimento diário – que hoje é de 56 agendamentos por dia – para a demanda local deste documento.

Mesmo com a mudança de local, para se conseguir o passaporte, os interessados ainda continuam com a obrigação de agendar a visita para emissão pelo site da PF (www.dpf.gov.br), fazer o requerimento e, em seguida, imprimir e pagar uma guia de recolhimento para a União. Ainda ontem, a data mais próxima disponível apontava para 10 de julho, ou seja, pouco mais de um mês de espera. Somente após esse procedimento poderão se dirigir, no horário e data marcados pelo site, munidos das documentações necessárias presencialmente à UAI Estadual. No sistema online, no momento da marcação, a nova localidade será indicada em substituição ao antigo local para o serviço.

Segundo a gerente de atendimento da UAI local, Franciele Moreira de Sousa, as pessoas que forem ao local para este fim receberão uma senha “e entrarão em uma fila exclusiva para o tipo de serviço, que será coordenado por dois policiais federais”. Assim, elas não terão que enfrentar as filas comuns, como para carteira de identidade, que voltaram a ficar longas no fim do ano passado pela falta de funcionários no local.

As entregas do documento também vão ocorrer na UAI, das 8h às 17h, em dias úteis, e o prazo para isso continua sendo de sete dias após a visita presencial dos interessados com os documentos necessários e guias pagas. Fora as questões relacionadas ao documento, o atendimento aos estrangeiros agora é de responsabilidade da unidade. A reportagem do CORREIO de Uberlândia tentou contatar, por telefone, o delegado chefe da PF local, Emerson Aquino, para saber até quando duraria o convênio com a entidade estadual, mas ele não pôde conversar em uma das ligações e não atendeu às outras tentativas.

Passaporte em Uberlândia

Mudança na emissão e renovação:

Delegacia de Polícia Federal em Uberlândia não realiza mais o serviço
Quem emite
UAI Estadual – avenida João Naves de Ávila, 317 – informações pelo telefone 3256-4300

Atendimento via agendamento pelo site www.dpf.gov.br:
56 agendamentos ao dia
Documento, após agendamento e atendimento, entregue em 7 dias úteis

Mudança visa aumentar atendimentos

A mudança de local para emissão e renovação de passaportes em Uberlândia, saindo da Delegacia da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Luzia, na zona sul, para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Estadual, no Centro, visa aumentar o potencial de atendimento diário à população, que hoje chega a 56 senhas.
No entanto, isso só poderá ser mensurado a partir da próxima segunda-feira (10), segundo a gerente de atendimento da UAI local, Franciele Moreira de Sousa. “Estamos em fase de mudança e estruturação ainda. A intenção é que, assim que houver otimização (do atendimento), decidamos com a polícia qual a margem de aumento (de senhas)”, afirmou.

Unidade oferece serviços do Detran

Em 2013, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Estadual começou a oferecer, além da recém implantada emissão de passaporte, outros novos serviços relacionados à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Quanto ao primeiro, estão relacionadas a impressão em segunda via de contas e alteração de endereço.

Já para o Detran-MG são disponibilizados registro de veículos (primeiro emplacamento), emissão de alvarás de liberação de carros e motos apreendidas, baixa e transferência de propriedades de automóveis e motocicletas e emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – 1ª e 2ª vias.

Órgão deve ganhar cinco funcionários

Para melhorar o problema com filas para emissão de carteiras de identidade na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Estadual, conforme mostrado pelo CORREIO de Uberlândia no fim do ano passado, o órgão deverá contar com mais cinco funcionários entre este e o outro mês, afirmou ontem a gerente de atendimento da UAI local, Franciele Moreira de Sousa.

No futuro, ainda segundo ela, deverá haver um sistema de agendamento online, parecido com o de emissão de passaporte, que deve evitar filas.

Comentários (5)

Ao enviar suas informações de registro, você indica que concorda com os Termos do serviço e leu e entendeu a Política de Privacidade do site do Correio de Uberlândia. Só serão liberados comentários cujos autores estejam identificados por nome e sobrenomes e que não contenham expressões chulas e/ou palavras de baixo calão.

 

  1. zelia regina disse:08/11/13 8:28

    ficou excelente o espaço e o atendimento,parabens!

    Responder
  2. Fabricia disse:30/12/13 22:38

    Oi, bom dia meu nome e Fabricia e Moro nos EUA San Francisco California, minha Mae estara Vindo para ca em alguns meses, Gostaria de saber se posso fazer o passaporte dela online? E ela Pegar Ai? Ou Tem que ser feito no Brasil? E Quanto tempo demora depois de pronto para Pegar ? E Quanto e a taxa Aguardo Resposta muito Obrigada
    Fabricia

    Responder
    • ah tá disse:31/12/13 17:10

      Fabricia. Faça tudo on line, de qualquer lugar do mundo. Gere o boleto e pague-o numa agencia do brasil, (via internet tbm serve), ou casa lotérica. Na hora de preencher tudo on line, vc escolherá a cidade na qual ela deve se apresentar para tirar a foto e entregar os documentos pedidos no site. Isto é feito atraves de agendamento (via internet). Ao se apresentar para as fotos, conta-se 7 dias e ela deve retornar a este mesmo local para retirar o passaporte pronto. Taxa: R$ 156,00. todas informaçoes no site http://www.dpf.gov.br

      Responder
    • timelo rego disse:31/12/13 17:48

      Querida, nesse espaço vc não obterá resposta. Sugiro fazer seu questionamento, à PF. Talvez já tenham até um chat on-line (ou não) pra auxiliar.
      Abc.
      Otimo 2014.

      Responder
  3. Airton Coelho disse:02/01/14 18:36

    Ué!!!!!!!!!!!!

    Por que glosaram o meu comentário que fora feito de maneira super respeitosa?

    Fineza explicar as razões da glosa. O contraponto foi feito dentro das normas estipuladas pelo referido jornal. A sociedade de bem quer uma resposta ou a publicação do presente contraponto.

    Ou não pode mais fazer o contraponto?

    Agora temos de concordar com tudo que é publicado neste importante Jornal?

    Comentário glosado:
    Não falei que a sociedade de bem pode fechar a outra para balanço final.

    Existem algumas atividades públicas que nas mãos de órgãos terceirizados funcionam muito melhor.

    A outra só sabe fazer greve, mesmo com altos salários de marajás, grampear telefone de político corrupto, traficante pé de chinelo, através de escutas clandestinas, aparecer na mídia e ficar só no “sapatinho e barzinhos”.

    Esse negócio de órgão público ser vinculado e comandado por Brasília nunca funcionou e jamais irá funcionar – se traduz em verdadeiro “peso morto/cabide de emprego” e caro.

    As ações comandadas por Brasília devem ser descentralizadas para os Estados que melhor gerenciam por estar numa distancia de segurança. Nem muito distante e nem muito perto dos problemas e dos políticos.

    Brasília está muito distante, fator que facilita o descontrole e outras coisas mais, já no município existem muitas ingerências políticas por estar muito perto dos problemas e dos políticos – bases eleitorais -.

    Assim, a melhor a opção é transferir tudo para os Estados e fechar para balanço final todas as outras vinculadas ao “poder “central”.

    A sociedade de bem exige tais providências, já!

    Afinal a máquina da chamada esfera “federal” é muito cara e cheia de mordomias, além de não funcionar nem mesmo minimamente.

    É tudo enganação!!!!!!!!!

    Responder